TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Origem do povoado do Umbuzeiro Ichu-Ba:

Visitando o povoado de Umbuzeiro no município de Ichu no estado da Bahia, comunidade que fica a cerca de 1 km da sede onde reside cerca de 18 famílias, fomos saber um pouco de sua origem, uma vez que este povoado trás o nome de uma árvore bem conhecida da região. 
Em conversa com moradores deste povoado buscando informações sobre a sua origem, alguns moradores nos orientaram a procurar o Sr Manoel Antônio Carneiro conhecido como Mano que apesar de atualmente morar em outra comunidade, viveu quase toda sua vida neste povoado. 

Lopes mantém o esquema e confirma Duylio no lugar de Esdra suspenso:

Sem segredos, Antônio Lopes anunciou a entrada do volante Duylio no lugar de Esdras suspenso, para o primeiro jogo da final contra o Bahia de Feira Domingo às 16hs no Jóia da Princesa.
(Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)
Em time que está ganhando não se mexe. A máxima que vem acompanhando Antônio Lopes durante boa parte do Campeonato Baiano vai precisar ser quebrada. Com a suspensão do volante Esdras, pelo terceiro cartão amarelo, o treinador será obrigado a fazer uma modificação no time. E justamente na espinha dorsal. No entanto, o trio de ferro do meio-campo rubro-negro continuará. Sem Esdras, Lopes, que tinha a possibilidade de trocar o esquema, vai colocar Duylio e manter os três volantes.
Nesta quarta-feira, o Lopes treinou a equipe que deve ir a campo no próximo domingo. O goleiro Viáfara, que fez um trabalho à parte, enquanto o zagueiro Alison, que permanece em tratamento devido a um tendinite, não treinou. O zagueiro deu voltas ao redor do gramado e não deve ser problema para domingo.

Os demais atletas que tiveram algum tipo de problema, na última terça-feira, participaram normalmente da atividade. O time titular esteve em campo com Nino na lateral-diretira, Leo Fortunato e Reniê, na zaga, e Eduardo Neto na lateral-esquerda. No meio, os três volantes, Uelliton, Mineiro e  Duylio; o trio de atacantes foi mantido: Nikão, Elkeson e Geovanne.

Lopes comandou um treino tático com ensaios de saída de bola e posicionamento. No final, muito tranquilo, o treinador confirmou o que ficou claro durante a atividade.

- Não tem mistério. O Duylio entra sem problemas. Ele é o substituo eventual do Esdras, e também do Uelliton, então vai para o jogo. Não vou mudar esquema. O time é esse que está aí - disse.


Por Eric Luis Carvalho/globoesporte.com

Bahia de Feira pode entrar em campo com três atacantes no primeiro jogo da final contra o Vitória:

Com suspensão do meia Bruninho, treinador do Tremendão pode escalar equipe ofensiva para tentar reverter vantagem do Leão, que joga por dois empates para ser campeão.
Foto Reprodução

O técnico Arnaldo Lira, após três dias de folga em Fortaleza, faz nesta quinta-feira (5) à tarde um trabalho tático no Bahia de Feira para a final de domingo, 16h, contra o Vitória, no estádio Joia da Princesa. Sem o meia Bruninho, suspenso, a ideia é ousar e escalar o atacante Diego, afinal é preciso reverter a vantagem rubro-negra.


Com a troca, o time ganharia velocidade pelos lados com Diego e João Neto, ficando Carlinhos mais centralizado. Outras opções são o meia Roberto, o volante Francisco Júnior ou até mesmo o lateral Léo, improvisado, com Bebeto indo para lateral-direita.


"Não estamos nos preparando para um jogo normal e sim uma decisão. Isso mexe com toda estrutura do time e nada mais natural se ter dúvidas quanto a escalação e o esquema de jogo. O certo é que vamos colocar em campo o que tem de melhor para colher um bom resultado logo", garantiu Arnaldo Lira em entrevista ao site oficial do clube.

Do acorda Cidade com informações do Correio

Família quer recorde mundial para idosa de 123 anos que mora em Sapeaçu:

image 

Maria Isidia da Conceição, que tem 123 anos e está próxima de completar 124 no dia 1º de julho, pode ser a mulher mais velha do mundo, de acordo com documentos apresentados pela família.

Consta na sua carteira de identidade e na certidão de nascimento que ela nasceu em 1887. Embora oficiais, a segunda via do RG e do CPF foram emitidas em 1997. Já a certidão de nascimento  é de 1971. Dona Maria é viúva e não teve filhos biológicos. Ela adotou as quatro filhas de uma comadre.

Dona Maria vive no município de Sapeaçu (a 169 km de Salvador), no Recôncavo baiano e é descendente de escravos. Há três anos ainda fumava cigarro de palha.

Maria Isidia nasceu em Mombaça, zona rural do município de Conceição do Almeida, mas foi registrada em Santo Antônio de Jesus. Além das filhas adotivas, ela não tem mais nenhum parente biológico próximo.

Apesar da longevidade, não chegou a ser alfabetizada. Para os familiares, ela deveria ser reconhecida como a mulher mais velha do mundo, pois a americana Besse Cooper que atualmente detém o título, segundo o Guiness Book, que registra recordes mundiais, tem 115 anos.

A filha adotiva, Maria das Graças Coelho, é quem cuida de dona Maria, que é aposentada e vive com R$ 545. Dona Maria teve Acidente Vascular Cerebral (AVC) por duas vezes e não anda, mas consegue pronunciar algumas palavras. Ela só pode se locomover com o auxílio de uma cadeira de rodas.

Do Interior da Bahia com Informações de A Tarde.

Câmara aprova plebiscito para criação de dois Estados:

image Comissão também luta para criar Estado do São Francisco
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (05), em votação simbólica, a realização de plebiscito para a criação dos Estados de Carajás e Tapajós.

Pela proposta, os dois novos Estados serão desmembrados do Pará, caso a população vote a favor da criação.

O decreto legislativo para o plebiscito sobre Carajás já vai ser promulgado. O plebiscito para Tapajós ainda precisa ser novamente apreciado pelos senadores, porque houve uma pequena alteração no texto. Pela proposta, o plebiscito será realizado daqui a seis meses.

“A ideia é esperar a aprovação do plebiscito sobre Tapajós e fazer os dois juntos”, afirmou o líder do PDT, deputado Giovani Queiróz (PA). Segundo ele, o Orçamento Geral da União deste ano prevê R$ 8,6 milhões de recursos para a realização do plebiscito, que será feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Do Interior da Bahia com informações da Agência Estado.