CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 23 de fevereiro de 2019

As Bejuzeiras de Areia Branca homenageiam mulheres que criaram filhos produzindo beiju

Mulheres que criaram os filhos produzindo e comercializando beijus na localidade de Ipitanga, atual Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), são as grandes homenageadas do grupo As Bejuzeiras de Areia Branca no Fuzuê, que acontece neste sábado (23) e marca o início do pré-Carnaval de Salvador (leia aqui). O grupo afirma que o objetivo é levar para a avenida o "resgate da memória cultural do povo de Ipitanga".
Foto: Lara Teixeira / Bahia Notícias
"Na região tinham muitas casas de farinha e acontecia, com toda família reunida, a produção do beiju. E a história dessas mulheres pra gente é muito importante. Porque hoje somos o que somos graças ao trabalho delas. Então resgatar e homenagear a história dessas mulheres, que muitas não estão mais com a gente, é muito importante", explicou Gildete Melo, coordenadora do projeto Grão de Areia, responsável pelo grupo As Bejuzeiras de Areia Branca.

Índios Guarani de Itaparica veem no Fuzuê oportunidade de mostrarem sua cultura

Índios da tribo Guarani de Itaparica, que participam do Fuzuê pela terceira vez em 2019, pretendem "abrilhantar mais a festa" e mostrar um pouco da sua cultura para o público que acompanha o primeiro dia de pré-Carnaval de Salvador, neste sábado (leia aqui). 
Foto: Joílson César / Ag. Haack / Bahia Notícias
Ildo Peixoto, caboclo mestre da tribo, considera a realização da festa importante e disse se sentir agradecido pelo convite de poder participar e mostrar sua cultura mais uma vez.

Sesab alerta municípios sobre epidemia de Dengue e pede realização de ações de combate

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu um alerta para os municípios baianos para combater o mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue. 
Foto: Divulgação
De acordo com a Sesab, o número de casos da doença cresceu em 301,4% já neste ano de 2019, se comparado ao mesmo período de 2018. Até o dia 16 de fevereiro desse ano foram notificados 3.725 casos em 123 municípios. O município de Feira de Santana lidera com 1.520 registros e quatro óbitos. Outros dois óbitos foram confirmados, sendo um em Salvador e outro em Candeias.

Ichu: Com muita emoção, familiares e amigos fazem carreata para recepcionarem a garota Ianna Cedraz após tratamento contra um câncer no ovário.

Desde Novembro do ano passado que a garota Ianna Cedraz, 14 anos, filha do casal Abenivaldo Carneiro e Idália Cedraz vinha enfrentando um Câncer no Ovário em um diagnóstico de Linfoma de Burkitt que abalou não só seus familiares, amigos, e até pessoas que não tinham aproximação, mas que se sensibilizaram com a notícia.
Após três meses de tratamento no Hospital da Criança em Feira de Santana, muita perseverança e fé de Ianna e familiares, orações, muita energia positiva e com a sabedoria dos médicos, o resultado que todos esperavam foi dado que Ianna estava curada.