TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 10 de setembro de 2011

FEIRA DE SANTANA - Presos acusados de furtar empresa no CIS; um deles é funcionário:


Policiais militares prenderam dois jovens acusados de furtos em uma empresa do Centro Industrial do Subaé, em Feira de Santana. Edvalmir Araújo Cabral, de 30 anos, e Roberto Mendes Leal, 35 anos, agiram no depósito de uma distribuidora de produtos para armarinho e papelaria.

Os proprietários da empresa, que não quiseram se identificar, disseram que desconfiavam dos furtos há alguns meses. Na tarde desta sexta-feira (9), eles flagraram os dois levando diversos produtos para um veículo pick-up.

De carro, os empresários perseguiram os dois acusados pelas ruas do CIS e conseguiram prender um deles. O outro foi detido por policiais militares. Um terceiro envolvido conseguiu fugir. Na carroceria da pick-up foram encontradas 10 caixas de diversos produtos furtados. O material e os acusados foram levados para o Complexo Policial de Feira de Santana.

Edvalmir é funcionário da empresa que foi lesada. Já Roberto Leal seria o responsável por vender o material furtado no centro da cidade. Ele informou que já foi preso em 1999 por porte ilegal de arma.

Central de Polícia com informações do repórter Kleiton Costa

FEIRA DE SANTANA - Jovem é flagrado pela PM com cocaína na Expofeira:

Policiais militares do Pelotão Moto Bairro, pertencente à 66ª Companhia Independente (CIPM) prenderam em flagrante na noite de sexta-feira (9), o jovem Jailton Lima dos Santos, 21 anos, residente no bairro Fraternidade, em Feira de Santana.

Os policiais estavam trabalhando na segurança da Exposição Agropecuária de Feira (EXPOFEIRA), quando avistaram o acusado em atitude suspeita próximo aos veículos que estavam o estacionamento do Parque João Martins da Silva. Jailton foi abordado e em seu poder foram encontradas 5 trouxas de cocaína e a quantia de R$ 220.
O jovem foi conduzido até a delegacia e autuado em flagrante por tráfico de drogas. Segundo a polícia, essa foi a primeira entrada do acusado em delegacia.
Blog Central de Polícia, com informações da 66ª CIPM

FEIRA DE SANTANA - PM prende acusado de tráfico na Conceição:

A equipe Charlie do PETO, composta pelos soldados Cocorese, Rangel, Soto Júnior e Figueiredo Júnior, da 66ª Companhia Independente (CIPM) prendeu na noite de sexta-feira (9), Wilson Antonio Cerqueira Oliveira, 34 anos. Ele foi flagrado vendendo uma pedra de crack para um usuário de drogas no bairro da Conceição.
Ao ser interrogado pelos policiais, Wilson confessou que o restante da droga estava escondido embaixo de uma pedra na rua Meleiros, naquele bairro. No local, foram encontradas 17 pedras de crack, outra pedra maior da mesma droga e a quantia de R$ 20.

Wilson e o usuário identificado como Rogério foram encaminhados até a 2ª Delegacia, onde o primeiro foi autuado em flagrante por tráfico de drogas pela delegada Luciene Bugia.

Blog Central de Polícia, com informações do Fato Concreto

FSA - Comando Regional Leste inicia “Operação Tarântula”:

O Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) deu início neste final de semana a “Operação Tarântula”, com o objetivo de coibir a criminalidade em Feira de Santana. 

A operação conta com o trabalho integrado das Companhias Independentes (CIPMs), com o apoio dos esquadrões de motociclistas Águia, de Salvador, e Moto Centro, de Feira, Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), Companhia Especializada Litoral Norte (CAEL).
No primeiro dia da “Operação Tarântula”, a Polícia Militar conseguiu apreender 100 pedras de crack e realizou a prisão de duas mulheres que estavam com a droga, conforme matéria veiculada pelo Blog Central de Polícia. 
A PM também apreendeu 26 motos em situação irregular.

Blog Central de Polícia, com informações do CPRL

CÍCERO DANTAS - Polícia captura fugitivo da justiça: Acusado de integrar quadrilha de roubo de carga estava morando em Feira:


Anselmo da Silva Santos, vulgo “Titia”, 33 anos de idade, é natural da cidade de Paripiranga-BA, fugitivo da Delegacia de Polícia Civil de Cícero Dantas. Morava em Fátima quando entrou na vida do crime. Fugiu em outubro de 2003, e vinha sendo procurado pelo serviço de inteligência da polícia, mas, sempre escapando das diligências e possibilidades de captura. Desde 2006, Anselmo vinha sendo rastreando pelo Policia Civil, sob as investigações do delegado de polícia civil de Cícero Dantas, e da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. 

Trata de uma importante prisão para a Justiça, e para a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, que nos últimos cinco anos, passou a ser considerada uma das prioridades da polícia desde 2003, quando fugiu da DEPOL de Cícero Dantas, com mais dez outros detentos. Consta no inquérito da fuga, que a então mulher de Anselmo, teria lhes passado uma serra, durante uma das visitas, o que possibilitou serrar as grades e fugir. Na época, era delegado de polícia Dr. Amado Bahia.

A prisão de Anselmo “Titia” se deu, após denúncia anônima, de que o mesmo, estava numa chácara no município de Fátima, em companhia de parentes, quando ocorria no local, um churrasco. A informação foi rastreada e confirmada pela polícia civil de Cícero Dantas, que contou com apoio da polícia civil de Fátima. Segundo o delegado de polícia, Dr. Osório Ramos, “não houve reação, e nem tempo para qualquer atitude. Anselmo não estava armado, e com ele, foi apreendido um veículo Ford KA, que está sendo averiguada a sua devida procedência”.


Nas investigações, a polícia descobriu ainda que Anselmo , estava morando em Feira de Santana, e dentre outras atividades (ilegais) negociava carros na "Feira do Rato". Existem dois mandados de prisão em Cícero Dantas, e outras informações estão sendo levantadas. “O problema é que Anselmo costuma usar muitos nomes (e documentos) falsos o que atrasa os levantamentos”, lembrou o delegado de polícia. Entre os crimes que responde, está a sua participação na quadrilha de Tonho de Janjão, inclusive, naquela ação criminosa que tentou assaltar um agiota da cidade, conhecido por "Jotinha".


Anselmo da Silva Santos, responde pelos seguintes crimes na Justiça: Roubo Receptação de Carga Roubada Furto de ovino Formação de Quadrilha Estelionato Falsificação de Documento Falsidade Ideológica  Direção Perigosa Posse Ilegal de Arma de Fogo Crime de Usura Tem passagem em diversos Estados e também é fugitivo de presídio do Maranhão.

Fonte: Observatório da Notícia

Araci – Duas pessoas morrem em colisão entre Gol e caminhão baú:

O motorista do Gol sofreu grave acidente de moto em 2007 e em consequencia perdeu parcialmente os movimentos de uma das pernas e mão.
A dona de casa pegou carona 500 metros antes do local do acidente

Duas pessoas morreramem um acidente envolvendo o Gol p/p CZM 4316, licença do Mogi das Cruzes, (SP) e o Caminhão baú VW 24-250 constellation, p/p HDI 4213, Lagoa Preta (MG), por volta das 09h40 deste sábado (10), na BR 116/Norte, a 04 km da cidade de Araci, sentido Caldas do Jorro.
O Gol era dirigido pelo agricultor José Ailson Moura dos Santos, 30 anos, residente na Avenida Aracajú, 352, Araci, enquanto o caminhão era conduzido por Cláudio Rocha, 38 anos, residente na cidade São Paulo. Morreram no local, o motorista do gol e a aposentada Maria Dalva Junqueira Moura, 61 anos, conhecida por “Dona Dalvinha”, residente na Fazenda Jacu, situada a 01 km do local do acidente.
Entenda como tudo aconteceu – O caminhão transportava cosméticos e seguia de Belo Horizonte (MG) para Floresta (PE). Segundo Claudio Rocha, que falou com exclusividade para o CN, ele percebeu quando o Gol saia da estrada vicinal que dá acesso ao povoado de Jacu, a BR 116 e começou a frear e puxar o caminhão para esquerda, visando evitar o acidente, porém o gol não parou e foi ao seu encontro, provocando o choque. “Não pude fazer mais do que fiz , pois vi que no sentido contrário vinha uma carreta bi trem e tive que voltar, para a minha mão. Neste momento, o Gol já havia chocado na frente do caminhão”, contou Rocha.
Um “andarilho” que passava no momento do acidente confirmou a informação que o Gol realmente saiu da estrada de terra e o motorista não parou para observar se estava livre, apesar de o local ser uma reta nos dois sentidos. Com impacto, o gol foi arremansado aproximadamente vinte metros, sobre um amontoado de lixo as margens da rodovia.  


O destino – A aposentada “Dalvinha”, mãe de 08 filhos, sendo que 03 ainda moravam com ela e o esposo numa pequena área de terra localizada próximo ao povoado do Jacu, estava caminhando sentido à cidade de Araci, onde, mais uma vez, tentava encontrar a filha Atoniane Junqueira Moura, 25 anos, que sofre de problemas mentais e não havia dormido em casa. Para quem mora na região e costuma ir a pé para cidade, utiliza uma estrada conhecida por “areias”, que diminui em 02 km a distância. Antes de entrar no desvio, Zé Ildes, com era conhecido o motorista do gol, passa e dar carona para Dona Dalvinha e quinhentos metros a frente acontece o acidente e ela morre presa nas ferragens.

Zé Aildes morou alguns anos na fazenda Queimada Grande, próximo ao Povoado do Jacu e ao separar da companheira foi residir com a mãe na cidade. Conhecido de “Dona Dalvinha”, era um hábito dele dar carona aos conhecidos e, segundo a irmã Maria José Moura dos Santos, residente na região, na segunda-feira, dia da feira-livre da cidade de Araci, ele deu carona a aposentada e a filha que tem problemas mentais.
Filho mais velho, de uma família de seis, Zé Ildes em 2007, sofreu uma queda de moto quando retornava da Fazenda Queimada Grande e ficou dois meses internado no Hospital Geral em Salvador, sendo 15 dias em coma. Esta história foi contada por sua mãe, Maria José Moura dos Santos. “Ele chegou aqui em Araci usando cadeira de rodas e ficou nela 90 dias e depois, ou melhor, até hoje, estava usando muleta, pois ficou com problemas nas pernas”, lembrou Dona Maria José. 
Um homem que se apresentou como primo e outro como amigo porém não revelaram suas identidades admitiram que o motorista do gol tinha dificuldades na sua coordenação motora e na maioria das vezes eles que dirigiam o carro, falaram também que havia bebido bastante na noite anterior.
Apesar de reconhecer que o filho gostava de consumir bebidas alcoólicas, no sábado havia chegado em casa de madrugada, pois participou de uma festa no Povoado de Jacu e ao acordar, voltou para comunidade, onde conversou com a irmã sobre a “pensão” que o INSS havia suspendido e acertaram para tratar deste assunto na segunda-feira, em Serrinha.

No veículo foi encontrado uma quantidade de farinha e carne de sol que estava levando para ser encaminhado a um amigo residente em São Paulo.


Por: Valdemí de Assis CN / fotos: Raimundo Mascarenhas e Clériston Silva

SALVADOR - Queda de muro mata bebê em São Cristóvão:

Vizinhos consolam Simone Alves Santana, mãe do bebê que morreu ao ser atingido pelo muro
Vizinhos consolam Simone Alves Santana, mãe do bebê que morreu ao ser atingido pelo muro
O bebê Jonatas Luís Alves Santana, de apenas um ano e seis meses, morreu por volta de 14h30 deste sábado, 10, ao ser atingido pelo muro da varanda de uma igreja evangélica da Assembleia de Deus, que fica em cima da casa dele.

O acidente aconteceu na 1ª travessa Raul Seixas, em Vila Verde, São Cristóvão, na residência da família da vítima. A varanda do templo foi construída na laje da casa onde mora a família da vítima.
Segundo o pai do bebê, Clébson Souza Santana, 30 anos, faltou água em casa e o menino tomava banho no quintal, acompanhado da irmã mais velha, Emily Vitória Alves Santana, 7.
Nesse momento, o tio das crianças, Neviton Santana, 27, que estava na parte superior do casebre (na varanda da igreja), teria se debruçado sobre o muro para observar se estava tudo bem, quando caiu junto com a estrutura em cima delas duas, a uma altura de cerca de três metros.
O bebê morreu na hora. Emily e o tio ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Na queda, Neviton quebrou o braço direito.
A mãe da vítima, a dona de casa Simone Alves Santana, 24, estava desolada. O casal tem ainda outras duas filhas, uma delas com só dois meses de vida. Jonatas era o único menino dos quatro filhos.
O pai, natural de Camacã, no interior do Estado, disse que veio para Salvador há dois anos em busca de emprego. Desde então, mora no mesmo endereço, na Vila Verde. Ele trabalha como pintor e contou que não estava em casa quando tudo aconteceu. “Fui avisado pelo celular”, disse.
Por volta de 19h, o corpo da criança ainda estava no local do acidente. A delegada Marialda Souza, de plantão na 12ª DT, em Itapuã, foi a responsável pelo levantamento cadavérico. Ela solicitou a presença de peritos da Polícia Técnica. Segundo ela, só a perícia médica vai poder revelar a causa da morte do bebê.
A localidade da  1ª travessa Raul Seixas, na Vila Verde,  mais se assemelha a uma  zona rural de uma cidade do interior. As ruas não são asfaltadas, as fiações elétricas das casas estão expostas e  não há rede de esgoto no lugar.
Durante toda a tarde, vizinhos prestaram solidariedade à família de Jonatas. O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
(As informações é de A Tarde)

BARREIRAS - Comerciante leva golpe de R$ 81 mil de cartomante:

Um representante comercial de Barreiras, região oeste da Bahia, relatou à polícia da cidade que sofreu um golpe depois que procurou uma mulher que se apresentava como cartomante.

Segundo a polícia, a suspeita conhecida na cidade como "Mãe Vitória" teria pedido para a vítima levar uma quantia de R$ 81 mil para ser benzida. O representante comercial levou o dinheiro na quarta-feira (7) e quando voltou para buscar a quantia no dia seguinte, a cartomante havia desaparecido da cidade. A queixa foi registrada no Complexo Policial do município.

A delegacia informou que as investigações iniciais apontam que a mulher teria vindo do estado do Pará há menos de um mês e já tinha muitos clientes na cidade devido a uma campanha de divulgação realizada por ela com cartazes e panfletos. A polícia ainda informou que a vítima já tinha levado alimentos e joias como gratificações pelos trabalhos da suposta cartomante.

Segundo informações de uma moradora da cidade que não quis ser identificada, "Mae Vitória" não pagava o aluguel de R$ 700 da casa onde atendia. A mulher está sendo procurada pela polícia e se capturada, responderá pelo crime de estelionato, que pode chegar a cinco anos de prisão.


Reprodução Rede Bahia

Ichu - Banda Sela Rasgada participa do Programa Independente Revista:

A 8ª Edição do Programa Independente Revista apresentado por André Luiz na 104,9 realizado hoje, 10 de setembro, foi bastante concorrida com a participação da Banda Sela Rasgada.

ITAMARAJU - Árbitro morre em acidente de moto no interior:

O árbitro de futsal Nilton Jorge Borges da Silva, 48 anos, morreu em um acidente na sexta-feira (09), no km 839 BR-101, no município de Itamaraju, 751 km de Salvador. A vítima, que morava em Eunápolis, estava indo visitar os filhos pequenos em Teixeira de Freitas, em uma motocicleta, quando bateu na lateral de um veículo não identificado. A colisão foi tão forte que ele perdeu a maior parte da massa encefálica.
 
A Polícia Rodoviária Federal ainda não divulgou mais detalhes do acidente. Sabe-se, até agora, que a batida ocorreu em uma curva acentuada e que o motorista do segundo veículo fugiu do local. Nilton, que era mais conhecido entre os desportistas como 'Sequinho', residia no bairro Santa Lúcia e era solteiro. Ele também já foi jogador de basquete, handebol, futebol e atualmente era árbitro da Federação Baiana de Futsal e da Liga Nordeste de Basquete. (Bocão News).

Menino mama nas tetas de uma vaca no Camboja:

Criança de 1 ano e oito meses toma o leite do animal desde julho deste ano. Ele começou a mamar na vaca após observar um bezerro.
Um menino de 1 ano e oito meses mama nas tetas de uma vaca há cerca de dois meses na província de Siem Reap, no Camboja, informou seu avô, Um Oeung. (Foto: Heng Sinith / AP Photo)
Um menino de 1 ano e oito meses mama nas tetas de uma vaca há cerca de dois meses na província de Siem Reap, no Camboja, informou seu avô, Um Oeung. 
A criança começou a tomar o leite do animal em julho deste ano, depois que seus pais se mudaram para a Tailândia à procura de trabalho. Ele observou um bezerro mamar e repetiu a cena nas tetas da vaca. (Foto: Heng Sinith / AP Photo)
A criança começou a tomar o leite do animal em julho deste ano, depois que seus pais se mudaram para a Tailândia à procura de trabalho. Ele observou um bezerro mamar e repetiu a cena nas tetas da vaca.

(Foto: Heng Sinith / AP Photo) Fonte: G1 São Paulo.

UBATÃ: ANIMAIS NA PISTA CAUSA DOIS ACIDENTE NA REGIÃO:

O primeiro aconteceu por volta das 18:00 desta quinta feira (08) próximo ao Frigor Sul. Um Fox prata, conduzido por “Luíz da Madereira” colidiu frontalmente com um animal na pista, por pouco não houve vítima fatal.
 Luíz trafegava no sentido Ipiaú/Ubatã quando em frente ao Frigo Sul colidiu com um burro. Felizmente Luíz nada sofreu, o seu carro teve a frente danificada e o animal morreu na hora, como se ver na foto acima.
O segundo acidente aconteceu ás 19:30h, as margens da BR-330, Distrito de Camamuzinho, uma colisão entre uma Kombi de placa JMJ-5132 de Ubatã e uma vaca. O veículo era conduzido por Lucas, morador da região do “funil”. Ele não percebeu o animal na pista devido a pouca luminosidade do local. O impacto foi tão forte que arremessou o animal a metros de distancia do local da colisão. Felizmente o motorista da Kombi nada sofreu, o seu carro teve a frente danificada e o animal ainda em vida continuou na pista. 

Repórter Tatu com informações do site Ubatã Noticias.

SANTALUZ - Bandidos assaltam Banco do Brasil:

Bandidos invadiram a agência do Banco do Brasil do município de Santaluz, na região nordeste do estado, a 84 km de Serrinha, na madrugada deste sábado (10), por volta de 01h00m, e roubaram todo o dinheiro de um caixa eletrônico. 

A quadrilha também tentou arrombar um outro terminal da mesma agência com um maçarico, mas não obteve sucesso. A polícia civil ainda não tem detalhes sobre a extensão dos prejuízos porque o gerente da instituição bancária não foi localizado e os agentes não puderam ter livre acesso ao local. Buscas pela região serão realizadas na tentativa de encontrar os suspeitos do crime.


Foto: Amarildo Reis - Texto Clériston Silva

SALVADOR - Partida de futebol entre traficantes termina com os dois times presos:

Foram apresentados, no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba, os vinte homens envolvidos com o tráfico e homicídios relacionados à disputa por pontos de vendas de drogas nos bairros do Arenoso, Tancredo Neves e São Gonçalo do Retiro. Eles foram presos na Praia do Porto da Barra, durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar.
Os criminosos, que estavam sendo monitorados há algum tempo pelo Serviço de Inteligência (SI) das duas polícias, comemoravam o aniversário do traficante de “Dija”, disputando uma partida de futebol na areia e usando drogas, quando foram abordados pelos policiais.
Além do aniversariante, Dijavan Lázaro de Jesus da Conceição, o “Dija”, 26 anos, participavam do “baba” no Porto da Barra Adisson Bastos, 28 anos; Alan Santana da Silva, o “Alanzinho”, 21 anos; Roque Adelson Santana, o “Roquinho”, 34, Jadir Cardoso de Souza, 29 anos; Ubirajara Macedo Candido Filho, 35; Emerson Figueiredo da Costa, 28 anos; e Vanderlan Santos Cândido, 28 anos.
Também disputavam a partida Rodrigo Nascimento Almeida; Osvaldo de Jesus Santos; Robson Santana, 28 anos; João Mateus Barbosa Filho, 30 anos; André Luís Carvalho dos Santos, 19; Alexandre Santana da Silva, 24; Josimário da Silva Bispo, 32; Marcelo Luís Silva de Matos, 23 anos; Marcos Santos Conceição, 27; João de Deus Santos de Almeida, 31; Robson Souza dos Santos, 29 anos; e João Paulo da Conceição Carvalho, 20 anos. Duas mulheres, Elisangela de Jesus Conceição, 25 anos, e Renata Carvalho Santos, 21 anos, foram ouvidas e liberadas. (Repórter Tatu)

FEIRA DE SANTANA - Mulheres são flagradas com 100 pedras de crack:

Policiais militares do Tático Móvel da 66ª Companhia Independente (CIPM) prenderam duas mulheres com 100 pedras de crack e uma quantia não revelada em dinheiro, na noite desta sexta-feira (9).

Rosene Brito dos Santos, 21 anos e Sandra Campos dos Santos foram flagradas com a droga na rua Itororó, no bairro da Rua Nova, e conduzidas até a 2ª Delegacia. As duas residem naquele bairro.

OUTRA DUPLA
Na mesma noite, a PM prendeu dois homens com várias pedras de crack no bairro da Conceição.Rogério de Jesus dos Santos, 24 anos, residente na rua Altamira, 211, no loteamento Modelo e Antonio Cerqueira Nogueira, 33, morador da rua Barro Preto, na Conceição, também foram apresentados no plantão da 2ª Delegacia.

Blog Central de Polícia, com informações da repórter Fátima Brandão

FSA - Ocorrências do HGCA: Acidentes e tentativa de suicídio:

A noite de sexta-feira (9) foi movimentada na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) com registros de acidentes e até uma tentativa de suicídio. As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( SAMU).

ACIDENTES DE MOTO NO CONTORNO
Davisom da Silva Alves, 25 anos, morador da rua São João Batista, no conjunto Arco Iris, foi, vítima de acidente de moto quando trafegava pela avenida Eduardo Fróes da Mota (avenida de Contorno) e socorrido para o hospital.

Djailsom Campos de Freitas, 43 anos, morador do bairro Santo Antônio dos Prazeres, também se envolveu em um acidente com motocicleta na mesma avenida, nas proximidades do SENAI. De acordo com informações, ele sofreu várias escoriações e havia suspeita de ter fraturado a clavícula.


TENTATIVA DE SUICÍDIO
Segundo ocorrência registrada no HGCA, Patrícia Santos Miranda, 26 anos, moradora da rua 39, no conjunto Fraternidade tentou o suicídio ingerindo chumbinho ( veneno utilizado para matar ratos ). A vítima foi medicada e ficou em sob observação.

Blog Central de Polícia, com informações do repórter Carlos Valadares

Serrinha - 11 pré-candidatos: Disputa está embolada:

Embora o cenário atual para as eleições majoritárias de 2012 em Serrinha ainda esteja confuso devido à quantidade de pré-candidatos, onze no total, e o tempo que resta para o pleito, cerca de 1 ano e 2 meses, alguns nomes já se destacam na disputa para o cargo de prefeito. 

Como pré-candidato aparecem os nomes do atual prefeito de Serrinha Osni Cardoso (PT), do seu ex-aliado e vice-prefeito Adriano Lima (PSDC), do ex-prefeito Claudionor Ferreira da Silva (PNM), dos empresários Luiz Novaes (PSC), Batista da Sorveteria (PRB), Valdir do Som (PDT), Gika da Borracharia (PSB), além da Advogada Edilene Ferreira (PV), do ex-deputado Rubem Carneiro (PR) e o da ex-vice-prefeita Tânia Lomes (PSDB) e seu companheiro de partido, o ex-vereador Gerinaldo Ferreira (PSDB).

No meio político, especula-se que o atual prefeito Osni Cardoso é um dos nomes mais fortes para a disputa eleitoral já, que a ex-vice-prefeita, considerada como a segunda maior liderança política da cidade, apesar de se comentar que é candidata, estaria impossibilitada porque teve as contras do exercício de 2008 reprovadas, período que ela assumiu o comando do município. 

Analistas salientam, porém, que o ex-prefeito Claudionor Ferreira da Silva pode aparecer como uma grande surpresa. Ferreirinha como é conhecido o ex-governante, tem a vantagem de ter obtido êxito nas duas eleições que disputou para prefeito, inclusive definindo os pleitos com expressiva votação.

Em Salvador, 96,5% acreditam em Deus ou numa força superior, revela pesquisa:


Os que defendem a adoração a Deus são 95%. Apenas 4,2% rejeitam essa adoração, e os que não responderam ou não sabem ficam em 0,8%


Tenha fé em Deus! A expressão, muito comum no cotidiano dos soteropolitanos, dá bem a dimensão de nossa religiosidade. A pesquisa CORREIO/Futura sobre práticas religiosas apontou 96,5% de baianos convictos da existência de Deus, ou de uma força superior, considerando todas as 16 regiões e bairros pesquisados.


Os que defendem a adoração a Deus são 95%. Apenas 4,2% rejeitam essa adoração, e os que não responderam ou não sabem ficam em 0,8%. Entre os bairros, Cajazeiras e Brotas chegam a 100% de adesão à ideia de louvar a Deus ou a uma força superior; logo a seguir vêm os bairros de Pirajá (98,2%) e da Liberdade (98%); no outro extremo, na Barra, 15% rejeitam a adoração a Deus. Em Itapuã, as respostas ‘não’ à pergunta ‘Você acredita que Deus deve ser adorado?’ ficaram em 12,5%.




Maior número

O grau de importância de Deus na vida dos soteropolitanos destaca um percentual favorável às religiões: a soma de Muito Importante (49,1%), Fundamental (28,6%) e Importante (19,1%) totaliza 96,8%. Apenas 2,6% consideraram Pouco Importante; e Sem Importância, 0,4%. Somados a ‘não respondeu’, estes itens totalizam 3% de descrentes.

Entre as religiões com mais fiéis, destaca-se a católica, com 45,9%, seguida do agrupamento evangélico, com 23,2% para todas as religiões desse segmento, distribuído entre batistas, presbiterianos, adventistas, Assembleia de Deus, Deus é Amor, Universal do Reino de Deus e Internacional das Graças de Deus.



Classes sociais

A soma de católicos e evangélicos juntos chega a 79,1%, o que permite imaginar um clássico das religiões entre esses dois agrupamentos majoritários. Espiritismo, 5%; candomblé, 2,7%; e budismo, com simbólicos 0,3%, estão muito distantes das duas primeiras. 

Chama a atenção, no entanto, o alto índice de pessoas que se declaram sem religião, 16,3%, ainda que acreditem num Deus ou numa força superior.
Em relação à escolaridade, a maior concentração de católicos é no ensino fundamental, com 57,4%. Os evangélicos registram sua maioria no ensino médio, com 25,3%. É nessa faixa que se observa a menor diferença para os católicos, que têm 40,8%. 

Já as classes sociais A/B contam 50% de católicos contra 10,6% de evangélicos. Nas D/E, a vantagem dos católicos é 46,9% contra 24,2%. Na classe C, 43% dos entrevistados se declararam católicos e 25,4%, evangélicos.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA AMPLIAR
Milagres

Os católicos ficam bem abaixo dos evangélicos quando o assunto é participar dos cultos. Enquanto 16,7% dos católicos frequentam, 48,2% dos evangélicos vão aos encontros. Mesmo os espíritas, que contam 5% do total de religiosos em Salvador, superam os católicos em participação, com 23,3% nos cultos.

Na Salvador de Irmã Dulce, reconhecida como beata pelo Vaticano em maio, o percentual de pessoas que acreditam em milagres chega a 80,5%. A maioria dos soteropolitanos, com 52,7%, crê no destino, ou seja, Deus tem tudo planejado para as nossas vidas. O grupo de quem prefere o livre-arbítrio, a capacidade de a pessoa tomar suas próprias decisões, corresponde a 40,9%.


Fonte: Correio