TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 28 de abril de 2020

Com 82 casos confirmados de covid-19, Feira de Santana tem 29 casos ativos da doença

A cidade tem registrado novos casos todos os dias.
Conforme dados do boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde desta terça-feira (28), mais um caso de covid-19 foi registrado em Feira de Santana, elevando para 82 o número de casos comprovados oficialmente por meio de exames realizados no Laboratório Central da Bahia (Lacen). A cidade tem registrado novos casos todos os dias.

Governador da BA anuncia prorrogação da suspensão das aulas e cancelamento do São João

Não haverá festejos juninos na Bahia neste ano. O anúncio do cancelamento do São João, em 2020, foi feito pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria desta terça-feira (28), que ainda tratou de outras medidas relacionadas ao combate do coronavírus, no território estadual. Uma delas é a nova prorrogação do decreto que determina a suspensão das atividades escolares, nas redes pública e privada, por mais 15 dias, a partir de 3 de maio.
Acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, Rui destacou que as ações são motivadas pelo atraso na chegada dos respiradores adquiridos pelo governo baiano para a montagem de 1,3 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, em todo o estado. “Se as projeções se mantiverem até o fim de maio, serão necessários, ao menos, mil leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Compramos respiradores de diferentes fornecedores justamente para garantir a chegada dos equipamentos, mas, até o momento, nenhuma das cargas chegou, impedindo a montagem desses novos leitos para pacientes com sintomas graves da doença”, explicou.

Ciclista é morto por atropelamento na BR 324

Um homem que até a publicação desta reportagem não tinha sido identificado, morreu no início da noite desta terça-feira, 28, por volta das 19h, após ser atingido supostamente por um carro de grande porte, já que evadiu do local. É o que suspeita a equipe plantonista da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses que esteve no local, mas nada pôde ser feito diante do que encontrou.
O acidente aconteceu nas proximidades do Posto Carreteiro que fica no trecho Riachão do Jacuípe a Tanquinho.

TSE lança site para regularização de título de eleitor

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou hoje (28) uma campanha para regularização eletrônica do título de eleitor. Diante da pandemia do novo coronavírus e o fechamento dos cartórios eleitorais, o TSE pede que os eleitores resolvam as pendências no documento de forma eletrônica, no site criado pelo tribunal.
O prazo vale para quem tem o título e para jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento. Os eleitores que estiverem com pendências no documento não poderão votar nas eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

Queimadas: Homens invadem casa de pai de santo e levam R$ 80 mil

Três homens armados invadiram a residência do pai de santo Adalberto Lopes da Silva, o "Bebeto Curador", na cidade de Queimadas, a cerca de 127 km de Serrinha, renderam nove pessoas que estavam no local e roubaram cerca de R$ 80 mil, além de celulares das vítimas, segundo informações da Polícia Civil.
O caso aconteceu por volta das 8h50 desta segunda-feira (27). Ainda segundo informações, o trio chegou em duas motos para praticar o crime e, antes de fugir, trancou as vítimas dentro de um quarto. A Polícia Militar realizou buscas na região, mas ninguém foi preso. O caso é investigado na Delegacia de Queimadas.

Bahia registra 208 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas; total é de 2.564 até às 17hs de hoje (28/04)

A Bahia registrou 208 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas e chega ao total de 2.564 casos confirmados da doença no estado, o que representa 22,03% do total notificados, de acordo com informações da SESAB.
Considerando o número de 522 pacientes recuperados e 93 óbitos, 1.949 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Coronavírus: Brasil registra 5.385 novos casos nas últimas 24hs; total é de 71.886 e 5.017 mortes da doença

As informações foram atualizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 14h desta terça-feira (28). Dos 71.886 casos confirmados atualmente, 32.544 estão recuperados (45%%) e 34.325 estão em acompanhamento
O Ministério da Saúde registrou 71.886 casos de coronavírus e 5.017 mortes da doença no Brasil até as 14h desta terça-feira (27), segundo informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Nas últimas 24 horas, foram 5.385 casos novos e 474 novos óbitos.

Eleições 2020 Ichu: grupos políticos se movimentam visando as eleições municipais

Apesar da incerteza das eleições municipais para outubro por conta da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus os dois principais grupos políticos do município de Ichu já começam a se movimentarem visando o pleito eleitoral deste ano.
Atualmente são dois grupos fortes no município, um liderado pelo atual prefeito Carlos Santiago que tentará a reeleição e o outro liderado pelo empresário José Gonzaga que apesar de nunca ter concorrido a um cargo político numa eleição, busca alcançar a cadeira de maior patente do município que é a de prefeito.

Anvisa libera realização de testes de Covid-19 em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira, por unanimidade, a utilização de testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em farmácias. A medida foi aprovada pela diretoria colegiada do órgão temporariamente e em caráter excepcional, e exige que haja profissionais capacitados nesses estabelecimentos para realizar os testes. 
Teste rápido de coronavírus
Segundo o diretor-presidente do órgão, Antonio Barra Torres, que foi o relator da questão, a autorização de realização desses testes em farmácias é importante para aumentar o acesso da população ao diagnóstico da Covid-19 e ampliar as frentes de detecção do vírus. 

Homem é preso com carro roubado e drogas em Serrinha

Amilton dos Santos Filho, de 29 anos, residente em Salvador, foi preso no início da madrugada desta terça-feira (28) com um carro roubado e drogas em Serrinha, região sisaleira da Bahia. 
De acordo com a Polícia Militar, ele foi abordado na Avenida Lomanto Júnior e apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Dentro do veículo, modelo Strada, foram encontrados 24 porções de maconha e uma de cocaína, além de material utilizado para armazenar droga, conforme a PM. Na abordagem, os policiais constataram que o veículo tinha restrição de roubo e que a numeração do motor estava adulterada. O homem foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil, onde foi autuado em Flagrante.

Covid-19: prefeito de Feira diz que curva da pandemia na cidade está achatada e pede que a população colabore mais

Com 81 casos confirmados de Covid-19 em Feira de Santana e 50 pacientes recuperados, o que significa 31 casos ativos da doença, o prefeito Colbert Martins informou na segunda-feira (27), durante entrevista coletiva online, que a cidade tem conseguido evitar o aumento acelerado do número de casos.
Com a curva se mantendo achatada, há menos internamentos, contribuindo assim para que os leitos, principalmente os de UTIs, não fiquem sobrecarregados com casos de Covid-19, causando um colapso e aumento no número de mortes. Atualmente dois pacientes estão internados (dados do último boletim da Secretaria Municipal de Saúde).

'É liberdade de expressão', diz Bolsonaro sobre suposto esquema de fake news ligado ao filho

Ao ser questionado se a investigação da Polícia Federal sobre fake news que envolve seu filho Carlos pode ficar comprometida com a troca de comando no órgão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda (27) que não há esquema de notícias falsas e sim liberdade de expressão.
"Meu Deus do céu. Isso é liberdade de expressão. Vocês deveriam ser os primeiros a ser contra a CPI das Fake News. O tempo todo o objetivo da CPI é me desgastar", afirmou Bolsonaro.

AL-BA aprova uso obrigatório de máscaras durante pandemia de coronavírus

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que obriga o uso de máscaras em todo o território baiano enquanto durar o isolamento social. A lei estende a obrigação do uso de máscaras  durante circulação externa, locais de trabalho e no trânsito. 
O texto dos deputados Fabrício Falcão (PCdoB) e Ivana Bastos (PSD) agora vai para sanção ou veto do governador Rui Costa. 

Ichu: Em CARTA ABERTA Funcionários da Secretaria de Saúde envolvidos no combate à COVID-19 denuncia caso de agressão

Secretaria de Saúde

Vigilância Epidemiológica emite mais um boletim a respeito do COVID-19 em Ichu

A Vigilância Epidemiológica de Ichu-Ba do dia 19 à 26/04/2020 (semana epidemiológica 17) informa o início do Monitoramento de 03 pessoas com sintomas não condizentes com Coronavírus-19. As sete pessoas da semana anterior evoluíram sem sintomas.

Governo confirma André Mendonça no Ministério da Justiça e Alexandre Ramagem no comando da PF

O governo federal anunciou na madrugada desta terça-feira (28) o advogado André Luiz Mendonça como novo ministro da Justiça. Também foi confirmado que Alexandre Ramagem, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e próximo da família Bolsonaro, vai ser o diretor-geral da Polícia Federal (PF).
Foto: Reprodução Globo
As vagas no Ministério da Justiça e no comando da PF ficaram abertas após a saída do ex-ministro Sergio Moro e do ex-diretor-geral Maurício Valeixo. Moro decidiu deixar o governo depois de Bolsonaro exonerar Valeixo. O ex-ministro alegou que o presidente tenta interferir politicamente na PF – o que Bolsonaro nega.

Moradores da zona rural de Feira comemoram chuvas e pequenas colheitas já devem acontecer em maio

As chuvas que tem caído na região de Feira de Santana são motivo de alegria e esperança na zona rural. Muita gente já começou a plantar em março e no final de maio deve começar a fazer pequenas colheitas, com previsão de um resultado maior a partir de julho. Em entrevista ao Acorda Cidade, a presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais Conceição Borges falou sobre o preparo do solo e a expectativa de fartura em 2020.
Com a chegada das chuvas de outono cedo este ano, algumas famílias dos distritos de Feira fez o plantio no tradicional 19 de março, dia de São José, padroeiro dos agricultores. Com isso, entre final de abril, milho, feijão e batata já começam a ser colhidos e consumidos pelas famílias. Para quem preferiu esperar mais chuvas e vai plantar no próximo mês, a previsão de colheita é de julho a setembro.

Por conta da COVID-19, atividades escolares presenciais na Rede Pública de Ensino de Ichu continuam suspensas até o dia 18 de Maio

Considerando todos os dispositivos legais vigentes, quanto ao estado de transmissão comunitária do novo Coronavírus (COVID-19), em todo o território nacional e observando necessidade da continuidade de adoção das medidas protetivas para contenção do avanço do novo Coronavírus (COVID-19), o Prefeito Municipal de Ichu, Carlos Santiago, por meio do Decreto 028/2020, determinou que ficam suspensas as atividades escolares presenciais na rede pública de ensino no âmbito do Município de Ichu, por mais 01 (um) período de 20 (dias) dias, prorrogáveis por outros iguais e sucessivos períodos, se necessário, iniciando-se em 29 de abril de 2020 até 18 de maio de 2020.
Ressaltando que os alunos da rede municipal estão recebendo suas atividades em casa elaboradas pelos professores e Coordenação Pedagógica, contando com o apoio da direção e Secretaria Municipal de educação e Cultural. Além disso, a Secretaria de Educação vem entregando os Kits Alimentação oriundos dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE conforme determinação do FNDE.