CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 4 de setembro de 2011

FEIRA DE SANTANA - PM flagra jovem com "coquetel" de drogas na Galiléia:

O Pelotão Especial 64, comandado pelo soldado Peixinho e apoiado pelos colegas Nunes, Marcel e Adriano, realizou mais uma prisão por tráfico de drogas em Feira de Santana.
Os policiais da 64ª Companhia Independente (CIPM), faziam ronda pela área da Galiléia, no bairro Baraúnas e abordaram Helder Miranda Cerqueira, 24 anos, o “Denis”. Com ele, foram encontradas 10 pedras de crack, 4 trouxas de cocaína, 1 dolão de maconha e a quantia de R$ 135. 

Helder foi conduzido até a 2ª Delegacia, onde foi autuado em flagrante pelo delegado José Luiz Lapa, por tráfico de drogas. 

Blog Central de Polícia, com informações do blog Fato Concreto 

FEIRA DE SANTANA - Mais um jovem é preso traficando na Queimadinha:

A equipe Alfa do PETO 66 prendeu em flagrante neste final de semana Adriano dos Santos Oliveira, 21 anos, o “Jirico”, acusado de tráfico de drogas no bairro da Queimadinha.
A guarnição policial da 66ª Companhia Independente (CIPM) realizava ronda pela rua Paraíba e percebeu que Adriano tentou se esconder atrás de um veículo modelo Besta. Ele foi abordado e em seu poder foram encontradas 9 pedras de crack e a quantia de R$ 78, provavelmente fruto da venda da droga. 

O acusado foi conduzido até a 2ª Delegacia, onde foi constatado que ele já tem várias passagens pela polícia.

 Blog Central de Polícia, com informações do blog Fato Concreto 

FEIRA DE SANTANA - Jovem é flagrado com escopeta no Alto do Papagaio:

Policiais militares prenderam um jovem em flagrante neste sábado (3), por posse ilegal de arma de fogo e evitaram uma tragédia no Alto do Papagaio, em Feira de Santana. 

A equipe policial que estava na viatura Lobo 78, da 66ª Companhia Independente (CIPM) foi acionada para averiguar uma briga entre familiares naquele bairro. Ao chegarem no local indicado, os policiais constataram que Eduardo de Oliveira Rios, 18 anos, estava armado com uma escopeta calibre 12 e municiada com dois cartuchos. Segundo os policiais, o jovem foi detido no momento que ameaça o pai de morte. A arma foi apreendida e o acusado foi apresentado na 2ª Delegacia. 

Blog Central de Polícia, com informações do blog Fato Concreto 

FEIRA DE SANTANA - Jovem é morto a tiros no bairro George Américo:

A Polícia Civil registrou na noite deste sábado (3), o primeiro homicídio do mês de setembro em Feira de Santana e teve como vítima Alexandro Freitas Araújo, 25 anos, assassinado com cinco tiros. Ele foi atingido na cabeça e em um dos braços. 

O crime aconteceu na rua Amor Perfeito, conjunto José Ronaldo, no George Américo. A vítima morava na rua Aeroporto, 440, no mesmo bairro. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o crime será investigado pela 2ª Delegacia. 


Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa 

FEIRA DE SANTANA - Acidente fatal na avenida Fraga Maia:

O jovem Elton Souza dos Santos, 23 anos, morreu na noite de sábado (3) após se envolver em um acidente no cruzamento da avenida Fraga Maia com a rua Miranda. 

Segundo informações, a vítima estava pilotando a motocicleta Honda MXY, cor preta, de placa JQA-8937e teria colidido contra um poste de iluminação pública. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para ser necropsiado. 

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa 

Vítima de atropelo morre no HGCA em Feira de Santana:

Egberto Lopes Santana, 55 anos, foi atropelado na noite de sábado (3) na avenida Tomé de Souza, bairro Tanque da Nação, por um veiculo de dados ignorados. 

O eletrotécnico foi socorrido para o Hospital Geral Cleriston Andrade ( HGCA), mas não resistiu e morreu na manhã deste domingo (4). O corpo foi encaminhado para o DPT de Feira de Santana. A vitima morava na rua João Vital, 4, no bairro Sobradinho. 

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa 

FEIRA DE SANTANA E REGIÃO - Acidentes com duas vitimas na região:


José Carmo dos Santos, 52 anos, morreu na noite de sábado em acidente automobilístico na estrada da Bonita, localidade do município de Mundo Novo.

OUTRO ACIDENTE 
Jucier Santos Rodrigues, 20 anos, que residia na fazenda Gamela, no município de Ribeira do Pombal também morreu após sofrer um acidente com moto. Fato ocorrido na noite de sábado no município onde morava. Não há detalhes sobre os dois acidentes e os corpos foram encaminhados para o necrotério do Departamento de Policia Técnica de Feira de Santana. 

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa 

Bahia se supera e vence o Flamengo no Rio:

Superando todas as expectativas negativas, esbugalhando os olhos dos céticos e da turma do “contra”, praticando um futebol organizado e, sobretudo, objetivo, o Esporte Clube Bahia aprontou outra, jogando fora de casa hoje à tarde, venceu o “afamado” clube carioca, o Clube de Regata Flamengo, em pleno Estádio Olímpico João Havelange, pelo placar folgado, tranqüilo e convincente de 3 x 1 e avançou na competição, em um momento, em que a vitória era pra lá de uma necessidade imperiosa, pela situação no clube tábua de classificação e a pressão que vinha sofrendo pelos últimos resultados negativos. 

Hoje, o Bahia foi simplesmente fantástico e pelo futebol apresentado, três foi pouco e injusto para o tricolor que hoje, foi novamente de aço inoxidável. Titi, Souza e Dodô marcaram para o Bahia, enquanto Renato Abreu, de falta marcou o único gol do time Flamenguista. Todos os gols marcados no primeiro tempo de jogo. 

Com o resultado extremamente providencial, o Esporte Clube Bahia, sobe duas casas na tabelas de posições, saindo da décima sétima para décima quinta e volta a coloca três pontos, acima do primeiro clube da lista dos rebaixados de momento, situação que faz torcida tricolor respirar aliviada 

O Bahia dá continuidade no Campeonato Brasileiro da Série A, na próxima quinta-feira (8), quando enfrenta no Estádio Metropolitano de Pituaçu, às 20h30, o Grêmio de Porto Alegre, jogo que terá uma importância fundamental para o clube se afastar cada vez mais das últimas posições, e desta vez, com um atrativo adicional com a estréia do técnico Joel Santana, comandando o time pela primeira vez.



Flamengo 1 x 3 Bahia: Melhores Momentos 



Ficha Técnica: Flamengo 1 x 3 Bahia
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4 de setembro de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Junior (MG)
Assistentes: Marcelo Barison e Tatiana de Freitas (ambos do RS)
Cartões amarelos: Renato Abreu, Ronaldo Angelim e Gustavo (Flamengo); Carlos Alberto, Ricardinho, Reinaldo e Tiago (Bahia)

Gols:FLAMENGO: Renato Abreu, aos 29 minutos do primeiro tempoBAHIA: Titi, aos 22, Dodô, aos 33, e Souza, aos 45 minutos do primeiro tempo

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura (Fierro), Gustavo, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians, Renato Abreu, Bottinelli (Negueba) e Thiago Neves; Jael e Deivid (Diego Maurício)Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BAHIA: Tiago; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Ricardinho e Carlos Alberto (Diones); Reinaldo (Jones) e Souza (Júnior)Técnico: Eduardo Barrocas 


Palmeiras-SP 1 x 1 Cruzeiro-MG 
Flamengo-RJ 1 x 3 Bahia-BA
América-MG 4 x 1 Vasco-RJ 
Coritiba-PR 1 x 0 Corinthians-SP 
Grêmio-RS 4 x 0 Atlético-PR
Ceará-CE 1 x 1 Internacional-RS

Classificação Brasileiro da Série A 


 (BFB)

Diretoria do Bahia acerta contratação de Joel Santana:

De acordo com o SporTV, técnico deve assinar contrato com o Tricolor na terça-feira, depois de acertar desligamento do Cruzeiro

Joel Santana é o novo técnico do Bahia. Demitido do Cruzeiro na noite de quinta-feira (2), o comandante assinará com o Tricolor assim que resolver a rescisão contratual com o time mineiro. A informação é do canal fechado SporTV. O 'papai' Joel terá a missão de salvar o Esquadrão de Aço do rebaixamento. Porém, neste domingo (4) é o interino Eduardo Souza quem comandará o time diante do Flamengo, no Engenhão.
Joel assume a vaga de René Simões, demitido após o empate sem gols com o América-MG, na última quinta-feira, no estádio de Pituaçu. A estreia do treinador acontecerá em Salvador, na próxima quinta (8), quando o Tricolor encara o Grêmio, às 20h30, em Pituaçu. O treinador conhecido por levar contigo uma prancheta nas mãos volta ao clube baiano após 12 anos. Antes da passagem dele pelo Fazendão em 1999, ele comandou o time na campanha do título estadual de 1994, no famoso gol de Raudinei aos 46 minutos do segundo tempo. Naquele jog, o Bahia empatou com o Vitória em 1 a 1 e se tornou bicampeão estadual. (correio)

COITÉ - Prefeito de Conceição do Coité assina ordem de serviço para construção de quadra esportiva e praça na zona rural:


Preocupado com a inclusão social, o Governo de União e Participação, tem investido também no esporte, já construiu varias quadras esportivas, a exemplo das comunidades de Clarios, região de Salgadalia, São Roque, Gangorra I e Tabuleiro de Amorosa, mais duas vão ser construídas, a do Povoado de Amorosa e Domingos.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção da quadra do Povoado de Domingos aconteceu neste sábado, 03, em uma das salas da Escola Municipal Eustógio Ducas Resedá, onde vai ser construída a quadra esportiva, a comunidade também vai ser beneficiada com a construção da praça municipal com parque infantil, também sonho da população.
Estavam presentes secretários, vereadores, lideres comunitários e toda a equipe do governo municipal. O vice prefeito Deraldo Ramos parabenizou a comunidade pela a conquista, agradeceu ao prefeito Renato Souza por mais uma promessa honrada, pediu a união da comunidade para que possa conseguir outros benefícios.

No momento da assinatura da ordem de serviço, o prefeito Renato Souza lembrou da pavimentação que a comunidade recebeu, e disse que a comunidade merecia muito mais. “Com fé em Deus quero continuar trabalhando nos quatro cantos do município até o ultimo dia do meu governo, sempre peço a Deus e ele tem me dado força e coragem para continuar buscando benefícios para o município, e no mesmo dia quero inaugurar a quadra esportiva e a moderna praça com o parque infantil”. Relatou Renato Souza.

Ele ainda lembrou que a comunidade tem outros sonhos e que vão ser realizados.

ASCOM/COITÉ  

RETIROLÂNDIA - Agua por meio de cata-ventos vem sendo alternativa para amenizar a seca na zona rural de Retirolândia:

O sistema vem atendendo três comunidades, sendo uma delas, "Ponto da Pinha" referência na comercialização de produtos da agricultura familiar
O giro do equipamento resulta em água que sai do sub solo para o reservatório
Os cata-ventos que transformam a força do vento em energia mecânica voltaram ao cenário rural do município de Retirolândia e já estão reconquistando a importância que tiveram antes do programa de eletrificação rural, principalmente nas comunidades de Contador, Bastião e Ponto da Pinha. Nestas comunidades foram instalados poços artesianos movidos pela força dos ventos, cuja água, vem sendo utilizada para o consumo humano, animal e manutenção das hortas de verduras e legumes.
A experiência está sendo realizada na comunidade de Ponto da Pinha, localizada às margens da BA 120, a 04 Km da sede de Retirolândia, cuja atividade, é a principal fonte de renda para as 50 famílias da localidade. Os agricultores familiares utilizam as três tarefas de terra pertencente à Prefeitura, às margens de uma barragem construída ha mais de trinta anos e que ao longo do tempo foi se ampliando, nela, os agricultores produzem  hortaliças, que semanalmente, são comercializadas nas feiras-livres de Coité e Retirolândia.
A agricultora Zenaide disse que não sabe o que seria das familias sem o cata ventos, pois a barragem que fica a poucos metros está seca ha mais de um ano

A agricultora Zenaide Ferreira de Oliveira, 58 anos, mãe de 04 filhos, é uma das trabalhadoras da área. Ela disse ao CN que a “presa”, referindo-se a barragem, nunca havia secado totalmente desde que foi construída. “Tem mais de um ano que a água acabou e a nossa salvação, abaixo de Deus, foi este poço artesiano movido a cata-vento”, falou com seu jeito simples de sertaneja, dona Zenaide.
Com satisfação, ela mostrou suas leras cobertas com bagaços, palhas de coqueiros e licurí para proteger do sol e manter a terra por mais tempo molhada. “Nós aprendemos esta técnica e estar dando certo. Aqui, nós produzimos tudo de forma natural sem usar agrotóxico”, garantiu a agricultora.
Zenaide, casada há 41 anos com Aurelino Souza Oliveira, trabalha na área desde que foi construída a barragem e acompanhou todo crescimento do leito, que chega a mais de um quilômetro de água nos tempos de trovoada. “Aqui é assim, na seca nós sofremos pela falta d’água, mas este problema diminuiu com o poço e nas enchentes, a água cobre toda plantação e a gente perde tudo. É assim mesmo, seja feita a vontade de Deus”, concluiu.
Poço artesiano
Segundo o secretário da Agricultura, Elcione Andrade, o poço artesiano foi perfurado pelo DNOCS, órgão ligado ao Ministério da Integração no final de 2010. O poço capta água em uma profundidade de 72 metros e bombeia para uma caixa com 10 metros acima de sua altura nominal que distribui para as proximidades das leras.
Ao mostrar o sistema para equipe do CN, o secretário disse que o funcionamento é simples e utiliza uma moderna tecnologia desenvolvida para o torque composto, com apenas uma engrenagem pequena e uma grande, entalhada em um eixo móvel, com uma biela que aciona o comando.  A biela é alinhada por duas guias de deslizamento suave, proporcionando maior resistência e menor desgaste. Esse conjunto é lubrificado por uma bomba de óleo, que lubrifica a biela, o comando da biela, e o restante da maquina do Cata-Vento.
A torre foi confeccionada com chapas de aço dobradas, ou melhor, cantoneiras, com dimensões, abas e espessuras especiais. Ela tem apenas 03 lados, proporcionando maior resistência contra grandes ventos feitos de chapa de aço dobradas com bitolas e medidas especiais.

Ponto da Pinha – Referência na comercialização dos produtos da agricultura familiar
O Povoado do Ponto da Pinha é uma referência na comercialização dos produtos da agricultura familiar. Elcione Andrade falou ao CN que o prefeito José Alberico Silva Moreira (PMDB) já determinou a elaboração de um projeto para obras de infraestrutura da comunidade, essa, deve ser pavimentada e serão construídos quiosques, substituindo as atuais barracas, feitas de forma artesanal.
A agricultora Rejane dos Santos França, 31 anos, 02 filhos, falou que chega a vender R$ 70 por dia, quando o movimento é bom. Ela disse que a maioria dos produtos comercializados, ou seja; coco, pinha, melancia e ovos, são produzidos na pequena propriedade de 03 tarefas pertencente ao sogro. “No momento, só não estou cultivando a melancia por causa do tempo seco, porém, estamos comprando de Juazeiro, mas, quando chover se Deus der bom tempo, nós também plantaremos”, contou Rejane, enquanto atendia ao mestre de obras Marivaldo P. dos Santos, que disse ao CN que para sempre para comprar frutas, de modo especial a pinha e a melancia. 

A vocação pela comercialização dos produtos rurais foi despertada desde a época que a estrada era de cascalho, tendo o negócio fortalecido após o asfalto, há trinta anos. O nome da comunidade foi colocado pelo próprio negócio, pois no inicio a pinha era o principal produto comercializado.


Por: Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas/CN

Democratas levam discussão de novo metrô para os bairros:


Políticos, lideranças comunitárias e especialistas criticam decisão unilateral do governo baiano
Ao contrário do que fez o governador Jaques Wagner (PT), que decidiu unilateralmente pela construção de um metrô de quase R$3 bilhões na Av. Paralela, o Democratas optou por levar aos bairros de Salvador a discussão sobre a mobilidade urbana na cidade. 

O tema foi discutido na segunda edição do Fórum Comunitário de Cidadania, realizado neste sábado (2), em Pernambués. “Seria muito mais interessante para a cidade se o governador optasse por outro modal na Paralela, e aplicasse a maior parte dos R$3 bilhões em investimentos na área da mobilidade nos bairros de Salvador”, afirmou o deputado ACM Neto, que vai levar a discussão também para Brasília, em audiência pública a ser agendada na Câmara.Durante o fórum, associações comunitárias de Pernambués e de outros bairros, a exemplo de Cajazeiras, se manifestaram contra o metrô da Paralela. 
“É uma obra que vai atender a uma pequena parcela populacional da cidade, apesar do investimento gigantesco. Enquanto isso, Pernambués precisa de obras como a construção de uma via alternativa para a Av. Luis Eduardo Magalhães e de outras pequenas intervenções, como a mudança do seu fim de linha de ônibus”, afirmou o líder comunitário Genilson Geno. "O pior de tudo é que não fomos ouvidos pelo governo. É como se não fizéssemos parte da cidade", complementou o líder comunitário Samuel Andrade.
Consultor da ONU na América do Sul na área de mobilidade, Carlos Patinga, palestrante do fórum, lamentou a falta de participação das lideranças comunitárias no debate sobre a mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. “Essa é uma oportunidade única para Salvador e as outras metrópoles do país. Desde 1988 que a União não investe em mobilidade nas cidades, deixando a tarefa para a prefeitura. Agora, serão investidos R$30 bilhões. E é triste saber que, no caso de Salvador, os bairros e suas lideranças sequer estão sendo ouvidos nesse processo”. 
Presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia cobrou o funcionamento do metrô “calça-curta” que há 11 anos está sendo construído em Salvador. “Eles inviabilizaram o projeto do metrô, quando se meteram na questão e reduziram o tamanho da estrutura prevista, que inicialmente era de 12 quilômetros, para seis. Agora, querem que a população acreditem que farão mais 22 quilômetros de metrô”, ironizou. 
Os vereadores Jorge Jambeiro (PSDB) e Leo Kret (PR), presentes no fórum, também criticaram a escolha de Wagner pelo modal na Paralela.

 Documento à cidade – Durante o fórum, o Democratas colheu inúmeras sugestões sobre a mobilidade em Pernambués e na cidade como um todo, entre elas a transferência da rodoviária para outro ponto de Salvador, proposta defendida na campanha de ACM Neto a prefeito em 2008. As sugestões vão fazer parte de um documento que o partido vai entregar à cidade antes das eleições de 2012. “Independentemente de termos candidato ou não a prefeito, vamos entregar um plano de governo para a capital, como fizemos em 2008”, contou ACM Neto.

A primeira edição do fórum aconteceu no bairro da Vasco da Gama, e debateu a questão da empregabilidade. O Democratas pretende fazer o evento, discutindo outros temas de interesse da cidade, em outros bairros. Clique aqui para ler outras matérias e ter acesso a mais fotos do evento 


ASCOM/DEPUTADO ACM NETO