TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 6 de outubro de 2015

ICHU- ACS participam de encontro sobre amor e cura em comemoração ao seu dia

Na última segunda feira, 05 de outubro, os ACS (Agentes Comunitários de Sáude) de Ichu, participaram de um encontro na Secretaria Municipal de Saúde, ministrado pela Psicopedagoga, Paula Sampaio.

Paula iniciou o momento contando que  foi no dia 04 de Outubro de 2011 que ela veio no município pela primeira vez, realizar uma palestra sobre relações humanas para o Agente Comunitário e assim continuou em Ichu, completando neste dia 04 anos. 

Para ela, foi pensando em tudo isso, no trabalho exercido pelos ACS  que foi preparado este encontro, pessoas que desenvolvem uma ação tão importante e essencial. Paula destacou que tudo começa com o exercício que esses profissionais desenvolvem. "Quando lidamos com pessoas, na verdade é um convite que Deus faz a cada um de nós e não apenas um mero trabalho profissional. Sou Grata pela oportunidade que Deus me deu de Conhecer vocês"-Completou.

 Sobre a Crise tão falada no País, Paula disse que esta, quem faz somos nós, que ficamos fazendo toda essa tempestade e por desculpa, deixamos de fazer a nossa parte. 

Colete-Símbolo do ACS
Paula colocou que cada um precisa reconhecer o seu valor nesta vida e que é preciso aprender a escolher as nossas companhias, cortar laços que apertam e machucam, nos distanciar de pessoas tóxicas e principalmente que aonde passarmos que sejamos estrelas que brilham e não cometas que se apagam rapidamente. Sobre os nossos pensamentos,  Paula destacou que é necessário mudá-lo pois só assim mudamos o mundo.

 "Tudo só é impossível até que alguém vá lá e tente. Os pensamentos se tornam coisas, mudam a sua realidade e só você é o criador da sua própria História"-Finalizou.

Durante o encontro, Paula Distribuiu um valioso símbolo do ACS ( o colete em miniatura) em comemoração a este dia e todos puderam se deliciar com uma torta, para que a vida de cada profissional possa ser adoçada diariamente.

Os ACS agradeceram todo o carinho e atenção de Paula e por tudo de bom que ela vem espalhando através das sementes plantadas na vida das pessoas e dos profissionais. 

Vale ressaltar que a Psicóloga Ayara Carneiro, enviou para cada Agente uma mensagem em forma adocicada lembrando da importância que cada um tem na vida e no trabalho desenvolvido na comunidade.

Por Cida Carneiro/Ichu Notícias Rádio Independente FM-Fotos: Normeide Lima

 UM POUCO DA HISTÓRIA...
A profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi criada pela Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, que define seu exercício como exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele realiza atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. 

A primeira lei a tratar da regulamentação da profissão de ACS foi assinada em outubro de 1999. Segundo o decreto nº 3.189, o Agente Comunitário de Saúde teria como atribuições “desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente.” Em cinco de outubro de 2006, o governo federal sanciona a lei 11.350, que regulamentou a Emenda Constitucional 51, regulamentando as profissões de ACS e ACE. Importantes mudanças – como a vinculação exclusiva das atividades ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a contratação por meio de processo seletivo – foram determinadas pelo documento.

Ser Agente Comunitário de Saúde (ACS) é antes de tudo, ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes.

Ser agente de saúde é ser povo, é viver dia a dia a vida da comunidade. È ser elo entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida, é ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde.

São instrumentos de trabalho do ACS: a entrevista, a visita domiciliar, o cadastramento das famílias, o mapeamento da comunidade e as reuniões comunitárias.

O ACS precisa desenvolver habilidades para lidar com o seu tempo, com o excesso de tarefas, com as críticas, com a dificuldade de preservar o seu espaço familiar e o tempo de descanso com a ação de seu trabalho, ou  seja, precisa aprender a separar a sua vida particular com a sua função de agente comunitário.

Devido ao vínculo  com a comunidade os ACS são essenciais nas atividades relacionadas à informação e comunicação em saúde porque  estão inseridos nas comunidades e são indivíduos com os quais o cidadão pode se identificar mais rapidamente, numa relação confiável, característica essencial quando a temática é saúde. Propiciando juntamente com os demais profissionais da Equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) uma intervenção mais efetiva nos fatores agravantes a saúde do indivíduo. (http://www.redehumanizasus.net/66486-04-de-outubro-dia-do-agente-comunitario-de-saude-acs)

CONFIRA TODAS AS FOTOS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.