TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 24 de setembro de 2022

Ichu: SENAR encerra primeira turma do curso de apicultura do Agronordeste realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Coité e Prefeitura Municipal

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR em parceria com o Agronordeste, Sindicato dos Produtores Rurais Evódio Ducas Resedá de Conceição do Coité com o apoio da Prefeitura Municipal de Ichu por meio da Secretaria de Agricultura, realizou nesta sexta-feira, 23, o encerramento da primeira turma do curso de Apicultura.
O ato de encerramento aconteceu na Arena Mongys localizada na Fazenda Consolo contando com a participação dos cursistas, do Técnico Mayro Rafaga, da supervisora de campo de Erica Ramos, vice-prefeito Osvaldo Junior (Juninho), vereador Robson Gonçalves e a Secretária de Agricultura Cristiana Brito.
Mayro fazendo um resumo do curso para os apicultores e demais pessoas presentes
Na Arena Mongys, foram apresentados os resultados dessa assistência, mostrando a evolução em números de colmeias antes e atualmente, produção de mel e dados econômicos.
De acordo com Mayro, o curso teve início em outubro de 2020 contando com a participação de 30 pessoas de Conceição do Coité, Retirolândia e 08 produtores de Ichu que durante esse período receberam assistência técnica e gerencial mensalmente, perfazendo um total de 24 visitas por apicultor.
Momento da Assistência Teórica (Arquivo SENAR)
Foto do momento de Assitência Técnica prática (Foto: Arquivo SENAR)
As visitas consistiam em partes teóricas e práticas, onde os apicultores aprenderam todo o Manejo das Abelhas, Capturas com Iscas de Papelão, Confecção de Colmeias de baixo custo – Cimento e Gesso, Numeração de Colmeias, Processamento de cera, Manejo de Cera nas Colônias, Manejo Nutricional – Energético e Proteico, Calendário Apícola – Acompanhamento das Floradas, Processamento – Decantação de Mel Identidade Visual (Criação de Logomarca e rotulagem de mel) e Meliponicultura.
Apicultores na Prática
Apicultores na Prática Rotulagem do Mel para melhorar a identidade visual
Utilizando uma linguagem bastante compreensível, o Técnico disse que era um ciclo que estava se fechando em relação a este curso, porém era um novo ciclo que estava iniciando para os apicultores, pois eles estavam preparados para produzirem e obterem renda com a criação das abelhas, pois Ichu tem grande potencial para essa cultura.
Conforme Mayro, em setembro de 2020, a produção de mel em Ichu estava em 200 kg, em setembro de 2021 subiu para 975 e agora em 2022 chegou a 1630, mostrando a importância do curso e o aprimoramento dos participantes.
Em relação a valores, o instrutor do SENAR destacou que em 2020 a renda bruta estava em R$ 4.000,00, em 2021 saltou para R$ 24.557,00 e 2022 o montante chegou a 40.453,00.
Presente no evento, a Secretária Municipal de Agricultura de Ichu, Cristiana Brito, disse que o Prefeito José Gonzaga tem buscado na medida do possível apoiar essas iniciativas, por entender sua importância para a geração de emprego e renda. 
Cristiana Brito (Secretária Municipal de Agricultura de Ichu)
Ela relatou que apesar do nome ser Ichu o que remete ao mel, a produção ainda é pouca, mas que não faltará esforços que essa realidade possa mudar. 
Conhecedor da Economia Solidária e do Cooperativismo por conviver com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol), o vice-prefeito de Ichu, Osvaldo Junior (Juninho) parabenizou o SENAR e a Prefeitura pela grande iniciativa do curso de Apicultura. Para Juninho, os dados apresentados foram extraordinários, mostrando a potencialidade de Ichu nesta área. 
Vice-Prefeito Osvaldo Junior (Juninho)
Juninho disse que é muito importante a Assistência Técnica para a produção, porém, é mais que necessária a assistência voltada para a comercialização dos produtos. Ele ressaltou que o Centro Público que já conta com lojas em Serrinha e Feira de Santana, agora está abrindo uma em grande shopping de Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador e que os produtores poderiam se organizarem para se tornarem cooperados e assim venderem suas produções.
O produtor Antonio Gilmário (Mongão) relatou ao AL NOTÍCIAS que tem em torno de 13 colmeias, mas que para chegar a esse número o curso foi essencial, ajudando a aumentar a sua produção e consequentemente a sua renda. Em sua propriedade tem apiários existem abelhas com e sem ferrão.
Antonio Gimário (Mongão) no apiário composto de abelhas com ferrão
Antonio Gimário (Mongão) no apiário composto de abelhas sem ferrão 

No final, o AL NOTÍCIAS realizou entrevistas com Osvaldo Junior, Érica Ramos (SENAR), Cristiana Brito (Secretária de Agricultura) e Mayro Rafaga.


Redação do AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.