Deputado do Solidariedade levou ao governador a pauta dos ataques de cães a rebanhos, que geraram prejuízos incalculáveis aos agricultores. Jerônimo Rodrigues anunciou projeto de controle populacional dos animais e estudo para recomposição dos rebanhos
O município de Gavião, no Território da Bacia do Jacuípe, foi palco, nesta sexta-feira (5), do lançamento do Projeto de Controle Populacional de Cães no Semiárido Baiano. A iniciativa, anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues, surgiu a partir da mobilização do deputado Luciano Araújo (Solidariedade), membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, que levou ao governo as denúncias de agricultores sobre ataques a rebanhos.
A luta de Luciano Araújo
O parlamentar disse ao Calila Notícias que ao assumir o mandato em fevereiro de 2019, foi procurado por criadores de caprinos e ovinos do Sisal e do Jacuípe. Sensibilizado com os relatos, ele levou a pauta ao governador e iniciou articulação com diversos segmentos.
“Quando eu assumi, fui procurado por um grupo de criadores de caprinos e ovinos. Eles estavam desesperados com a perda dos animais. A partir daí, iniciamos essa luta para buscar soluções junto ao Governo do Estado. Eu tratava do assunto nos eventos com o governador, na Tribuna da Assembleia Legislativa e nas reuniões da Comissão da Agricultura, eu abracei a causa por conhecer de perto o sofrimento dos pequenos criadores ”, relatou o parlamentar.
![]() |
| Luciano disse que conhece de perto o sofrimento dos criadores e agradece ao governador por apresentar o que ele acredita ser a solução do problema |
Luciano também lembrou que o problema deixou de ser regional: “Os primeiros a chegar até mim foram agricultores do Sisal e do Jacuípe, mas hoje já existem muitos problemas em outras regiões, como Irecê, Remanso, Uauá e o Centro-Sul da Bahia. Esse é um tema que precisa ser tratado como política pública estadual”, reforçou.
Ação do governador Jerônimo Rodrigues
O Projeto de Controle Populacional de Cães, terá investimento de R$ 5 milhões por parte do Governo do Estado. A iniciativa prevê a compra de castramóveis, mutirões de castração e vacinação, chipagem de animais e campanhas de conscientização, beneficiando 36 municípios dos territórios do Sisal e da Bacia do Jacuípe. A execução acontecerá entre outubro de 2025 e março de 2026, com meta de atender 10 mil cães.
![]() |
| Governador Jerônimo sem dúvida, é o que mais conhece a lida do homem e da mulher do campo de onde é também é oriundo |
Além disso, o governador informou que será estudada a criação de um programa de recomposição dos rebanhos: “Muitos agricultores perderam dois, três animais, que eram o sustento da família. Vamos estudar um programa para estimular a renovação do rebanho, com apoio dos municípios e dos consórcios”, disse.
A voz de Gavião
O prefeito Laurindo Nazário (PSD) celebrou o anúncio e destacou o esforço local diante do problema. Ele, sensibilizado com o sofrimento dos criadores fez um discurso radical na Câmara Municipal quando se posicionou a favor dos agricultores. “Em contraponto com os cães assolando o rebanho, ficamos preocupados e não fiquei de braços cruzados com o que estava acontecendo. Tive que me estressar um pouco, mas graças a Deus o resultado está chegando. E não só para Gavião, mas para toda a região que vai ser beneficiada através dessa ação do governador que veio assinar este projeto”, afirmou.
![]() |
| Laurindo Nazário teve um papel importante quando usou a Tribuna da Câmara para se mostrar a favor dos criadores de ovinos e caprinos |
O evento em Gavião marcou a união entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e as prefeituras em torno de uma pauta sensível para a agricultura familiar. Para os agricultores, a decisão significa não apenas o controle dos ataques de cães, mas também a esperança de recomposição dos rebanhos que sustentam milhares de famílias.
Fonte: Calila Notícias / CN

















Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.