TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 16 de outubro de 2010

Reservatório de água doce, é uma alternativa para a seca no interior da Bahia:

Os trabalhadores rurais do município de Ichu tem sofrido com a estiágem que sempre assola a região, mas uma alternativa barata tem ajudado aos agricultores na época de seca.

Estamos falando do caldeirão de cimento que as famílias tem no quintal de suas casas, este caldeirão é um reservatório de água doce que tem a capacidade de armazenar entre 5m³ á 20m³ dependendo da opção do proprietário, este sistema funciona da seguinte forma, a água da chuva que cai nos telhados escoa através de calhas e canos de PVC e vai ao reservatório onde se acumula, esta água fica como alternativa para a época de estiágem na região, como se trata de uma água de excelente qualidade as famílias fazem uso para preparar alimantos e para beberem e usa outras águas como de fonte de terra por exemplo para outros consumos.

CUSTO:
A construção de um caldeirão de cimento com capacidade para 5m³, tem um custo final de aproximadamente R$ 300,00 (trezentos reais), e é construído em apenas 3 dias de serviço, o homem do campo constrói estes reservatórios com recursos de cooperativas agrículas ou até mesmo com recursos próprios e isso tem ajudado muita gente em periodo de estiágem.

Da redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.