TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 31 de março de 2011

Origem do povoado de Casa Nova, Ichu-Ba:

Todos nós já sabemos como surgiu o município de Ichu, publicamos aqui um artigo do repórter André Luiz que fala tudo sobre a sua origem, relembre clicando aqui. 
Agora vamos explorar um pouco sobre nossos povoados para ficar como um registro histórico e importante para a nossa cidade doçura ou simplesmente "cidade maravilhosa", a começar pelo povoado de Casa Nova.

Fomos até o povoado de Casa Nova em busca de informações sobre como se originou este povoado que fica a cerca de 6 Km de sua sede (Ichu), por lá entrevistamos alguns moradores antigos da comunidade.

Um dos moradores a contribuir com o histórico foi o Senhor Orlando Cordeiro Guimarães “conhecido como Orlando da Casa Nova de 81 anos, um comerciante bem sucedido e antigo do povoado, que viveu todo a sua vida nesta localidade que parte pertence a Ichu e uma outra parte ao município vizinho de Candeal. 

Em conversa com a reportagem do Ichu Notícias, o Senhor Orlando relatou que existia um fazendeiro conhecido por Domingos Guimarães que tinha uma casa bem velha na fazenda de nome não informado que devido a situação precária de sua residência resolveu construir uma outra casa para morar e que depois disso todos da família passaram a chamar a nova residência de "Casa Nova". De acordo com Orlando, com o passar do tempo a família de Domingos ia crescendo e seus filhos e familiares foram construindo suas moradias na redondeza originando o povoado e também o seu nome de CASA NOVA.

Além do Sr Orlando Cordeiro Guimarães, a reportagem contou ainda com a colaboração dos senhores Antônio Pereira Lima, Nicanou Braz Freitas e Antônio Bispo Santana.

Lembramos que são nove (9) o número de povoados no município de Ichu-Ba, seus nomes são: Casa Nova, Mumbuca, Barra, Nova Esperança, Varjota, Formigueiro, Praianos, Licurí e Umbuzeiro.
Em breve falamos de outro povoado, Aguardem!!!!

Da redação / Ichu Notícias / Por Valdir Carneiro

Um comentário:

  1. Bacana essa iniciativa de mostra aos leitores a origem dos povoados do nosso Município de Ichu Parabéns grande Valdir e continue assim um forte abraço e ate mais.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.