TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 23 de abril de 2011

Sábado de Aleluia:Trabalhadores rurais de Ichu tentam resgatar mais uma tradição que está se acabando na região

Aconteceu hoje (23) no município de Ichu-Ba região sisaleira do Estado mais um evento cultural que faz parte da tradição nordestina, estou falando do BOI DE ROÇA conhecido tradicionalmente como BATALHÃO, este evento aconteceu na fazenda Massapê do senhor José Hildebrando Carneiro que fica a cerca de 5 Km da sede da cidade de Ichu.
Em conversa com o Senhor Hildebrando (foto) que é o proprietário da fazenda, ele lamenta o desprezo para com esta tradição que segundo ele muitos nordestinos, principalmente neste município, estão deixando para trás. "Na minha família esta tradição tem passado de pai para filho, e assim como veio de meu pai (o saudoso José Hilário Carneiro) tento manter com esta tradição e espero que meus filhos continuem depois de mim, porque eu adoro o samba e também a cantoria do boi de roça", afirmou seu Hidelbrando Carneiro.
Conversando com um de seus filhos, o senhor José Reginaldo Carneiro (foto), ele garantiu que o que depender dele, na continuidade desta tradicional cultura, que ele se esforçará para que isso não morra porque também acha muito bonito.

Veja outras imagens deste evento:
     
Durante todo dia o pessoal trabalham duro e cantam chulas, batuques e arremate.

     
Enquanto os homem trabalham duro na roça, na cozinha as mulheres preparam a comida para o pessoal.
      
Esta é a casa da fazenda onde aconteceu este eventos.

Este é o momento que os trabalhadores realizam a apresentação da Bandeira.

As mulheres e as crianças participam da apresentação da Bandeira.

A dupla Dorinho e Carlito cantam o arremate durante apresentação da Bandeira.

E continua a cantoria entoado pelos trabalhadores durante apresentação da Bandeira.

Este é o momento considerado mais bonito do evento, é quando troca-se as bandeiras (vermelha por branca) ao som das cantorias em ritmo de arremate.

E o samba não parava a todo momento.

E continua o samba comendo no centro da varanda, é pandeiro, viola e as palmas das mãos.


Aqui as mulheres caindo no samba de pé.

Agradecemos ao senhor Hildebrando com sua esposa dona Maria e seus filhos Edivaldo (foto), Reginaldo e Sandra, sem esquecer de sua nora Eriane, por nos receber muito bem neste dia e principalmente pelo evento que foi extraordinário na preservação desta tradição que com certeza nunca se acabará.

Confira abaixo o vídeo de um trecho do boi de roça. 
Por Valdir Carneiro // Ichu notícias

3 comentários:

  1. Parabéns grande Valdir pela materia irei publicar também em meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! sou aluna da UNEB e estou fazendo meu TCC sobre essa manifestação cultural. Gostei bastante dessa matéria e irei citá-la em meu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Querida internauta aluna da UNEB - Pode ficar a vontade e citar esta matéria em seu trabalho, ficamos muito contente em saber que nossos artigos pode ajudar outras pessoas, principalmente estudantes universitários ou outros.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.