TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

NOVA SOURE - Professores acusa prefeito de proibir acesso de professores à escola:


Foto: novasourenews
O prefeito de Nova Soure - BA, situada a 240 Km da capital baiana, José Arivaldo Ferreira Soares, utilizando o viés ditatorial e intimidador, baixou um decreto no Diário Oficial do Município (Portarias de nº15,16 e 17 de 29/08/2011), proibindo os professores José Domingos, Alcindo Ferreira e Rita Kleiny de exercerem suas atividades pedagógicas por 30 dias. O texto do decreto aponta desacato à autoridade como o principal motivo da suspensão.

Todavia, os três docentes asseguram que o motivo real da suspensão foi a participação deles em manifestações públicas nas ruas e praças da cidade, reivindicando condições mais dignas de trabalho e o fortalecimento da democracia dentro do espaço escolar, como eleições para diretores das escolas municipais.

“A liberdade de expressão é o maior bem da humanidade, um direito inalienável estabelecido na Constituição de 1988. Logo ninguém poderá cercear esse direito”, disse o professor José Domingos, um dos suspensos e atual Coordenador da APLB de Nova Soure.
“O que reivindicamos é qualidade na prestação dos serviços educacionais em nosso município. Por isso, lutamos pela gratificação de insalubridade para as merendeiras, pagamento da dívida dos caixas escolares, melhorias na infraestrutura escolar principalmente nas vilas e povoados, merenda escolar de qualidade para todos, respeito, valorização e cumprimento do reajuste salarial sempre na data base condizente com os repasses previstos ao município”, disse a professora e também suspensa, Rita Kleiny.

A afronta ao Estado Democrático e à liberdade de expressão ficou mais agravante ainda quando, no último dia 31 do mês passado, o professor José Domingos, foi impedido de entrar no  Centro Educacional Professora Maria Ferreira da Silva, da Rede Municipal de Ensino, onde leciona há 11 anos. “Na hora em que cheguei à Unidade de Ensino, fui impedido de entrar pelo chefe da Guarda Patrimonial do Município, o chefe da empresa Mega Forte e demais seguranças a mando do prefeito”, declarou o professor, inconformado. “Não somos bandidos, somos educadores, zelamos pela formação cidadã de nossas crianças que, por vezes, são esquecidas pelas autoridades do município”, disse o Coordenador.

Ele ainda assegura que o objetivo do prefeito com o falso embate de desacato à autoridade é confundir a população e resvalar em mais abuso de poder posteriormente e bradou: “Ele não vai nos coagir nem nos intimidar. Se as reivindicações não forem aceitas vamos deflagrar greve por tempo indeterminado”. As informações são da APLB de Nova Soure - Coordenador e professor José Domingos.  

12 comentários:

  1. foi uma injustiça o que o prefeito de Nova Soure -Ba fez com estes profesores que estão fazendo manifestações pela a melhora de condições de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde! obrigado por investigar a verdade,pois, os professores da minha cidade estão sendo covardimente humilhados pelas pessoas que deviam primar pela boa conduta e pela EDUCAÇÃO.Sim, pois eles estão sendo condizentes com os insultos promovidos por uma rádio de outro estado.Como pode a secreteria de educação e professora, compactuar com isso é incoerente demais.E, mais so porque os professore reivindicam reajuste salarial e cumprimento do plano de carreira, Isso sem falar que esses mesmos movimento ela promovia em outra gestão e tudo era legal, agora tudo é indevido.Eu como ex-aluno me sinto no direito de defender os professores que me educaram e que educam os filhos da terra.

    ResponderExcluir
  3. ola! meu primo e professor da rede municipal e o mesmo estava inquieto de não poder se defender dignamente e sem sofrer novas acusaoes, mas observando esse saite ele ficou feliz pois uma LUZ se acendeu no final do tunel.Obrigado por essa oportunidade oferecidas aos professores da minha cidade.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! sou professor da rede municipal e estava indignado com os insultos que vinha sofrendo e mais não tinha o direito de me defender pois a rádio dava o "direito" e depois ela mesma fazia sua analize critica ou seja defendia o outro lado.nada mais justo pra ela.

    ResponderExcluir
  5. ola sou professor e venho fazer um desabafo,ouvi uma mae de uma aluna questionar as nossa reivindicações,das quais não são somente para os professores mas pra toda sociedade novasouriense., observando o discurso dessa mae a mesma e "cunhada" do funcionario de confiança do gestão.isso supoe o que!Aceito qualquer desabafo de uma mãe, mas que esta seja presente na vida escolar de seu filho.Ela não pode desmerecer um professor sem ouvir deles uma justificativa pela movimentação ou simplesmente por que alguem pediu...

    ResponderExcluir
  6. vergonha municipal,

    nova soure está envergongado diante das posturas anti-demócráticas dos nossos gestores municipais.o que será que comemoram em pleno 07 de setembro? A independência do Brasil??!!não parece!!o resgate dos direitos civicos de fato é interressante, mas efetivamente na prática, estamos vivenciando o resgate da ditadura, do coronelismo, o abuso de poder.Que vexame ser prefeito, Nobre secretária de Educação que papelão.È lamentavel que nova Soure esteja provisoriamente nas mãos de pessoas deste calibre.

    Att. Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Parabéns professores!!! Não se deixem influenciar ou se abater por pressões infundadas e mesquinhas.Afonso Opazo dizia que "Não há conquistas fáceis. São as estradas sinuosas que levam ao caminho certo. O profissional, em qualquer ofício, alcançará o triunfo a partir de um espírito tenaz, forte, obstinado."

    ResponderExcluir
  8. Sou cidadão participativo e pelo que eu me lembro em outras paralizações da qual a professora e atual secretária de educação e tambem ex-sindicalista, dizia que se podia fazer tds essas reinvindicaçoes sem prejudicar a gestão e porque ela mudou de ideia!E se lembro a mesma terminava os discursos com a seguinte frase: professor feliz trabalha melhor e o gestor diz que e democratico e não senta para conversar com os professores...

    ResponderExcluir
  9. Sou filha desta cidade,hoje não mais moradora.Estou indignada com a postura ditadora que este prefeito está tratando aqueles que dão o melhor de si para os estudantes.Está clara a preocupação dele com a educação,meus conterrâneos não se intimidem com a tirania deste gestor,com certeza ele precisa voltar para sala de aula e aprender o que é:DEMOCRACIA e CIDADANIA.Lutem pelos seus direitos!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Gente, não acredito que ainda existem municipios como esse que a voz do povo tem q se calar toda vez q uma autoridade manda.....que falta de respeito esse gestor publico está cometendo para com a educação....se existiu mobilização é pq existe algo a ser revisto....

    ResponderExcluir
  11. Rapaz, seu prefeito, seu respeito prefeito fica aonde?
    Deixe de atitudes coronelistas que nem perfil e nem corpo de lutador de MMA você tem, reconsidere estas posições e volte atrás em busca da paz, claro que limites existem e hierarquias são e devem ser cumpridas em qualquer esfera publica.
    Veja e reconsidere a situação, quem sairá ganhando não nem o senhor nem os prepostos e sim a população deste município. A liberdade de expressão também é direito de todos inclusive dos eleitores que lhe deram o voto para sua vitoria nas urnas.

    ResponderExcluir
  12. OLÁ, senhor prefeito e senhora secretaria;
    vão deixar nossos filhos sem estudar ou vai contratar o grupo de apoio que ajudou no disfile
    de 7 de setembro para dá aulas? não aceito queremos profissionais capacitados para ensinar meus filhos. Dá licença?

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.