TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ichu – A história de Vida e Superação de seu Antônio de Roque

O aposentado e cadeirante Antônio Carneiro Oliveira de 70 anos, mais conhecido como Antônio de Roque passa o tempo nos fundos de sua residência situada na Rua Juvêncio Carneiro S/N dando manutenção em alicates, tesouras, máquinas de costuras de todos os tipos, liquidificador e fogões, ele se emociona sempre que lembra que já teve uma vida normal. Morador da cidade de Ichu na regiãosisaleira do estado, a 178km da capital baiana, ele tem 27 anos que vive numa cadeira de roda e vamos contar a sua história de vida e superação a seguir.

Caminhoneiro bastante conhecido e que amava a profissão, ele teve seus sonhos interrompidos em um acidente ocorrido em um domingo dia 22 de setembro de 1985, causado por falta de algo que segundo ele, hoje é um dos principais motivos de viver com alegria, que é a “PACIÊNCIA”.

Ele conta que naquele domingo quando realizava serviços de manutenção em seu caminhão F-4000, faltou a ele a paciência para garantir a segurança necessária na execução do serviço. Ele ressaltou que na época ele usou um macaco hidráulico para suspender o automóvel e que faltou o cepo de madeira para garantir a segurança caso acontecesse uma falha mecânica no macaco que estava embaixo. Por ironia do destino, conforme seu Antônio, o carro torceu e o macaco acabou desarmando e o caminhão caiu sobre seu corpo, atingindo sua coluna que estrangulou na mesma da hora.

Seu Antônio relatou a equipe de reportagem que após o ocorrido, ele percebeu que suas pernas tinham ficado sem os movimentos. “Eu já tinha sido retirado de debaixo do caminhão e pedir aos amigos que pegassem as minhas pernas que na minha mente havia ficado lá embaixo, no entanto, eles disseram que estavam comigo, então coloquei minhas mãos sobre elas e vi que não foi sentido o contato e eu desconfiei logo", contou ele. 

Em um certo momento durante a entrevista, seu Antônio para, respira fundo, chora e continua. "O que foi mais difícil é agente se conformar com a vida no modo que ela nos oferece, outra maneira eu não tinha. Pensei como me locomover sem a ajuda dos outros, aí veio a busca por alternativas e uma maneira que eu pudesse voltar a dirigir e (..pausa..), me consolar a milha vontade" disse ele bastante emocionado.

Adaptação com Guidom
Após ter ficado sem o movimento das pernas em uma cama e sobre uma cadeira de roda, seu Antônio disse que pensou numa alternativa que pudesse ter mais liberdade para sair e foi aí que pensou em como criar uma adaptação para o seu veículo e assim facilitar a sua locomoção

Segundo ele, foi muita quebra de cabeça mas conseguiu adaptar seu veículo "Ford Corcel" para a sua necessidade, pois a embreagem, freios e acelerador foram adaptados em um meio guidão de uma motocicleta, onde permite que todas as manobras sejam feitas com as mãos. Ainda de acordo com seu Antônio, após a adaptação o veículo pode ser utilizado pelos dois sistema, bastando apenas travar um deles e utilizar o outro.

Peças usada para adaptação no veículo
Após sua invenção, a fama se espalhou por toda a região e logo quando foi na cidade vizinha de Serrinha pela primeira vez, todo mundo cercava seu carro para ver como ficou. Uns bastante admirados questionavam, “como pode uma coisa dessa?”, enquanto outros queriam saber qual seria sua próxima invenção. Ele como é bastante brincalhão respondeu a um deles, “vou fazer um avião”, em tom de brincadeira para alguns que admiravam sua invenção.

Não foram muitos, mas alguns veículos já foram adaptados por seu Antônio de Roque que segundo ele, após fazer a adaptação ainda tinha que ensinar seus clientes a dirigir. "Após tudo feito era muito bom ver a alegria que as pessoas ficavam em poder dirigir", contou ele.

Zazai morreu de forma identica
Na verdade o destino foi muito cruel na vida deste homem. Como se não bastassem ficar numa cadeira de roda pelo resto da vida, seu Antônio ainda teve que ver seu filho, ainda jovem, com apenas 25 anos de idade ser morto num acidente muito parecido com o dele.

Carlos Sergio Carneiro o Zazai como era carinhosamente conhecido, morreu no dia 15 de novembro de 1991, quando um pilar de concreto que tinha um caminhão em manutenção caiu sobre ele numa oficina mecânica na cidade de Riachão do Jacuípe. Zazai também efetuava serviço de manutenção em um caminhão quando o acidente aconteceu, porém o caminhão pertencia a prefeitura municipal de Ichu.

O vereador Cadeirante
Na política, seu Antônio foi vereador por 20 anos, ele diz que sempre era eleito com votos “ofertados”, e achamos estranho os votos ofertados como disse ele, porém foi explicado. "O povo me pedia para eu ser candidato para me darem seus votos, ao contrário dos outros que tinham que se candidatar e pedir votos aos eleitores, com eu era ao contrário, era pedido por eles para ser candidato para votarem em mim", explicou. 

Ele lembra que perdeu uma eleição por ter entregado o cargo a seu suplente que assumiu faltando dois anos para encerrar seu mandato. Ele conta que na época obedecia o pedido do então prefeito por questões políticas. “Se eu tinha meus votos ofertados, todos sabem que quando nós entrega a outro, aquilo que nos ofertam, eles param de ofertar e foi isso que aconteceu, me candidatei novamente e perdi por diferença de 20 votos” lembrou seu Antônio.

A equipe do Ichu Notícias da Rádio Independente FM, gravou cerca de 30 minutos de entrevista com seu Antônio de Roque e ele falou sobre tudo que aconteceu na sua vida, falou mais detalhes do acidente, falou de sua invenção, das dificuldades para viver com limitações, do dia que deixou Luiz Gonzaga no escuro, falou da sua saúde, da política, falou da família, morte e futuro. 

No programa ICHU NOTÍCIAS da rádio Independente FM de segunda-feira dia 11 de fevereiro de 2013 foi reprisado toda a entrevista. Confira abaixo.
  
Texto: Valdir Carneiro // Entrevista: André Nilton // Vídeo: Cida Carneiro

2 comentários:

  1. Grande Homem merece todo respeito dos Ichuenses...
    Gildeoni Reis!!!

    ResponderExcluir
  2. Ou que história emocionante. Sem contar que a família carneiro é muito inteligente.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.