TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 21 de abril de 2013

Rádio Comunitária de Ichu completa hoje, dia 21 de Abril 15 anos de existencia





O saudoso Pe. Leopoldo Garcia Garcia foi um dos grandes responsáveis para a chegada da  Independente Fm em Ichu
A Associação de Radiodifusão Comunitária de Ichu, Independente FM, foi fundada no dia 21 de Abril de 1998, obedecendo a Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. por um grupo de pessoas da comunidade que tinha um sonho de levar a democratização na comunidade.


Muitas pessoas foram importantes para que esse sonho se realizasse,a exemplo do saudoso Pe. Leopoldo Garcia Garcia, com seu importante projeto de programas sociais voltado para o bem da população, bem como pessoas ligadas a associações e Movimentos Sociais.
A rádio teve como seu primeiro presidente, Edivan Carneiro; a programação experimental foi ao ar em setembro de 1999 funcionando numa sala do Centro Comunitário São Paulo, logo depois passou a funcionar no centro comunitário São Pedro (de 1999 a 2003).
Em abril de 2003, quando completou exatamente cinco anos, sua programação passou a ser de 16 horas diárias, porém no fatídico dia 10 de Junho de 2003 a comunidade foi surpreendida por um duro golpe, onde foi levado o transmissor e consequentemente calando a nossa voz.
No dia 31 de Janeiro de 2004 a rádio volta ao ar já em sua sede própria na Avenida Joaquim Lázaro Carneiro, 1º Andar, graças ao esforço dos sócios, entidades e pessoas da comunidade que construíram a sede própria e adquiriram um transmissor. Ainda assim, os estúdios foram mudado de lugar por três vezes; a programação durante a semana era apenas noturna e nos finais de semana o dia inteiro, foram muitos dias de angústia e sofrimento, aparelhos sendo mudados de lugar constantemente, estúdios improvisados, mas a tão sonhada glória e o sonho de um povo ordeiro e trabalhador veio quase 10 anos depois em 23 de Setembro de 2007 com a licença provisória e por fim a tão esperada concessão para dez anos, no dia 07 de Fevereiro de 2008, ficando assim livre para exercer o seu papel na comunidade; lembrando que essa licença de acordo com a Lei pode ser sempre renovada antes de vencer os dez anos.
Muitas conquistas foram conseguidas durante esses 14 anos, vejamos algumas:
Apresentação da Festa da Quixabeira em 20 de Abril de 2008.
* Em Abril de 2008 foi trazida a Festa da Quixabeira que encantou a comunidade;
* Em 2009 foi feito o I Arraiá que foi um sucesso e a rádio passou a ser ouvida em todo o Brasil e mundo através da rádio online pela internet com a criação de um Blog pelo estúdio livre;
Coquetel Music no I Arraiá da Independente em 2009
* Melhor ainda foi o ano de 2010, repetindo sendo feito o II Arraiá, com artistas que fizeram a alegria da comunidade sem cobrar nada e todos puderam brincar a vontade;

 A comunidade lotou a Esplanada Municipal festejando o II Arraiá em 2010 com muito forró pé-de-serra.
 
Ornamentação do Palco e a Família Indepedente em 2010
 
Coquetel Music no Arraiá 2010
Ainda em 2010, ano de grandes conquistas, os estúdios passaram por um reforma total com a compra de uma mesa de som de primeira qualidade, colocação de forro, piso e mobiliários trazendo para os comunicadores e para os visitantes um ambiente aconchegante e lindo de ser visto, vale lembrar que todas essas conquistas aconteceram graças ao apoio incansável da comunidade que sempre apoiou e ajudou nas festas, bingos e campanhas provando que tem um grande amor pela Independente FM.
Estúdio principal da Independente FM
* Em 2011 foi realizado o III Arraiá com grande sempre com o apoio de músicos e da comunidade local e circuvizinha, inclusive com grupos musicais que vieram de longe por  por amor a rádio.

Grupo Nossa Geração veio de longe para animar o III Arraiá da Independente em 2011

Grupo Raio Estrelar e Art Music também animaram o III Arraiá

* Em Dezembro de 2011, mais uma grande conquista: a rádio cria seu próprio site: www.independente.com, podendo ser ouvida em todo o mundo através da rede mundial de computadores com 300 ouvintes simultâneos, ou seja todos ao mesmo tempo.
* Em Abril de 2012 foi realizada uma Festa em comemoração dos 14 anos, aberta à toda comunidade, tendo como atrações: Musical Eventus de Ichu e Diego Carvalho do vizinho município de Serrinha, onde o público pode se divertir bastante a vontade e sem nenhum custo financeiro.
No mesmo ano, seguindo a tradição a Família Independente realizou o IV Arraiá no dia 02 de Junho com Ninho Santana, Raio Estrelar, Bito e Pegada Envolvente, além da Quadrilha Improvisada, atrações que animaram toda a noite.
Hoje, com 15 anos de existência a Independente FM  é uma realidade e desempenha um papel importantíssimo dentro da comunidade com uma programação diversificada, respeitando as diferenças culturais, sociais e religiosas e a a pluralidade, prestação de serviço, utilidade pública, formação e informação, está presente em todos os eventos e tem um espaço voltado para todos os gostos e as programações não tocam músicas sem sentido que tenha palavras pejorativas e ofensivas; a emissora só trabalha com músicas de qualidade conquistando assim cada vez mais o coração dos ouvintes, prova disso é que conquistou o Prêmio Excelência de comunicação em 2008 e o Prêmio TOP Empresarial no ano de 2011, através de pesquisas feitas dentro da comunidade.


Alunos da Escola Tia Zula visitando os estúdios, fazendo pesquisa e valorizando o trabalho da comunicação no Dia da Imprensa em 2011.

A rádio Independente transmite em FM estéreo com um transmissor de 25 watts na frequência modulada de 104,9 MHZ e também pela internet e sua programação vai ao ar diariamente das 06 às 22 horas.
O atual presidente é o Sr. André Nílton que trabalha com mais 10 diretores, entidades e sócios juntos, ou seja, rádio comunitária não tem dono, todos tem voz e vez, esse é o perfil da emissora e o que todos fazem e querem, é sempre levar à população qualidade no trabalho desenvolvido, respeitando a todos e fazendo valer o nome RÁDIO COMUNITÁRIA INDEPENDENTE FM.
Ichu-Bahia, 21 de Abril de 2013.
Por Iradlison Lúcio comunicador comunitário da Independente FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.