TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ichu: Grupo de Italianos visitou o Colégio Santo Antonio no Povoado de Barra


SAM_4269Um grupo formado por dez pessoas da Itália esteve visitando na manhã desta terça-feira, 28, o Colégio Santo Antonio situado no Povoado de Barra.

Eles vieram conhecer o Projeto Educomunicação “Comunicação pelos Direitos” desenvolvido pelo Movimento de Organização MOC com o apoio da PETROBRÁS e Actionaid que apoia soluções locais de superação da pobreza.

Conforme Naiara do MOC esse grupo veio conhecer o Educomunicação com a intenção de quem sabe no segundo semestre deste ano também apoiar este  projeto.

Além da experiência de Ichu os italianos vão conhecer trabalhos desenvolvidos pelo MOC em outros municípios.

Naiara MOCNaiara ressaltou que desde 2004 que o MOC procurou criar mecanismo de inserção de jovens na comunicação e principalmente a comunitária.  Em 2010 por meio de Edital Público a organização conseguiu dimensionar um projeto junto a PETROBRAS e assim proporcionou a capacitação de jovens comunicadores e consequentemente a instalação das Rádios Postes.

Ela destacou também que são dez municípios inseridos neste trabalho, embora, o povoado de Barra tenha sido mais focalizado pelo fato de em vários debates ser considerada uma comunidade que necessitava de atenção e apoio por parte de todos.

SAM_4277O grupo de estrangeiros faz parte da Actonaid da Itália e eles gravaram um vídeo falando sobre a questão da pobreza e da fome no mundo, onde eles deram para as crianças uma colher que não tinha a parte do fundo e assim as mesmas tinham dificuldade para conseguir pegar o alimento que estava no prato.

Bastante descontraído um dos italianos convidou alguns alunos para dançarem no pátio da escola. Todo movimento foi filmado pelo colega e deverá ser inserido em um documentário.

SAM_4291 
A Secretária de Educação, Débora Mascarenhas esteve acompanhando esta visita juntamente com Zaíra Gonçalves e Renato Adelino. Estavam presentes também Luiz Gonzaga da APAEB, Cinthya e Wemerson do Educomunicação e integrantes do MOC além de Professores e Direção do Colégio.
Sec Educação com Italianos 
Continuando com a visita o grupo presenciou a apresentação de um programa na Rádio Poste e aproveitou para fazer diversas perguntas de como o Projeto Educomunicação funciona no município e quais os benefícios que ele já trouxe para a comunidade de Barra.
Italianos no Santo Atnonio 
Os italianos receberam explicações das atividades desenvolvidas pelo MOC

Normândia LimaA professora Normândia Lima falou um pouco do Projeto dizendo que os educadores são incentivados a trabalharem a produção de mídias educativas como programas de rádio e boletins, estimulando a participação ativa de crianças e adolescentes nos processos de construção desses meios.

Ao mesmo tempo, os educadores promovem debates e a reflexão crítica dos conteúdos veiculados na grande mídia.

Os jovens comunicadores Wemerson e Cinthya foram sabatinados sobre como funciona a programação, quais músicas eram executadas e também qual o alcance da Rádio Poste entre outras questões.

Cinthya e Wemerson 
Além do grupo de italianos estiveram em Barra jovens comunicadoras da comunidade de Videl situada no município de Ouricuri em Pernambuco.

SAM_4298 
Jovens Comunicadoras  de  Ouricuri – PE

Eliane: O povoado de Barra está de parabéns.A jovem Eliane demonstrando felicidade disse que era uma experiência muito boa, pois na comunidade onde ela mora este trabalho ainda está no começo e em Ichu deu para perceber que está bem avançado e por isso servirá como incentivo para elas.

Eliane disse que em Ouricuri já existem crianças apoiadas pela Actionaid, embora, em Videl ainda não existe a mesma estrutura do Povoado de Barra.

Fazendo parte das atividades desta terça, no período da tarde haverá um encontro na Rádio Comunitária Independente FM.
Por: André Luiz – AL Notícias
Assista ao vídeo produzido no Colégio Santo Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.