TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Ichu: Familiares comemoram os 93 anos do historiador Argemiro Gregório


Argemiro GregórioNesta quinta-feira, 02 de janeiro, os familiares  se reuniram para comemorarem os 93 anos de vida do historiador ichuense Argemiro Gregório de Oliveira conhecido também por Mirô.

A comemoração aconteceu na residência do historiador situada à Rua Justiniano Soares Militão próxima a Praça da Matriz.

Argemiro nasceu no dia 02 de janeiro de 1921 na fazenda Poço do Lagedo distante três quilômetros da sede do município.

O velho Mirô foi casado com Dona Nair Soares de Oliveira com quem teve 11 filhos, sendo que três deles faleceram e ainda uma filha em um outro relacionamento.

Antes de residirem na Rua Justiniano, esta família morou na fazenda Casa da Roça próximo ao Miragalho e atualmente a fazenda pertence ao senhor Didi de Mirão. Dona Nair faleceu no ano de ano de 1968.

Há alguns anos o senhor Argemiro vive um pouco debilitado, passando parte do tempo em uma cama em virtude de problemas de saúde, mas sempre que pode, em uma cadeira de rodas, gosta de ficar em frente a casa para apreciar o movimento, e claro, fazer o que gosta muito que é conversar com os amigos.

Músico, Padeiro, Comerciante, Vereador, Delegado, Desportista entre outras profissões fizeram parte da vida do historiador.

Para muitos, Argemiro Gregório é na verdade uma enciclopédia principalmente sobre os assuntos relacionados à história do município de Ichu.

Vários estudantes já o entrevistaram em pesquisas escolares, trabalhos de faculdade e para outros fins.
Durante uma das Semanas de Cultura da segunda gestão do ex-prefeito Dorivaldo Ferreira (2001/2004), o historiador lançou o livro “Esboço Histórico de Ichu”.

SAM_7690 
Neste livro ele contou toda história do município de Ichu desde a sua fundação e explorou a política, saúde, esporte, música, cultura, folclore, religião, superstições, motes e muitos outros.

Apesar da idade, o senhor Argemiro demonstra lucidez e consegue relembrar fatos históricos que com certeza enchem de nostalgia muitas pessoas que param para ouvi-lo.
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.