TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 17 de maio de 2014

RIACHÃO: CREAS E Sec. de Ação Social promovem caminhada de conscientização ao combate à exploração sexual infantil

Na manhã desta sexta-feira (16) o CREAS juntamente com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, juntamente com a Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe, promoveram mais uma caminhada de conscientização ao Dia Nacional de Combate a Violência e Exploração Sexual Infantil, que tem o dia 18 de maio como dia nacional de combate ao crime, com a grande participação de estudantes da rede municipal e estadual. 

Não é por acaso que nesta data acontece o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o dia 18 de maio foi escolhido pela Lei Federal 9970/00 em referência ao caso Araceli, símbolo na luta contra esta forma de violência. A menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas 8 anos, saiu de sua casa, no Bairro Fátima, em Serra (ES), no dia 18 de maio de 1973, para ir à escola e não voltou mais. 

Era uma sexta-feira, naquele dia, a filha do eletricista Gabriel Crespo e da boliviana radicada no Brasil, Lola Sanches, foi espancada, torturada, drogada, violentada e morta. Araceli teve partes da barriga, dos seios e da vagina dilaceradas com mordidas em uma orgia regada a cocaína e LSD. 

Seu corpo foi queimado com ácido e permaneceu durante mais de três anos na gaveta do IML (Instituto Médico Legal) de Vitória, até que uma investigação que terminou com pelo menos 14 execuções e nenhum condenado fosse iniciada. Mas está impune até os dias de hoje, pois o crime prescreveu. A partir daí, o 18 de maio passou a lembrar este dia, vários alunos foram as ruas pedir o fim da violência e da impunidade.
A caminhada começou na Praça do Fórum e percorreu varias ruas da cidade, mesmo com muita chuva, os jovens estudantes, pais e professores, acompanharam com muita animação. O final da caminhada aconteceu no Ginásio de Esportes, onde aconteceu apresentações de dança, e a participação da Secretária de Educação, Ana Rita e da Secretária de Assistência Social, Mara Araújo, que mesmo estando de licença maternidade, fez questão de participar. Todas em sua fala enfatizaram a importância do combate a este crime, que agora passa a ser hediondo em nosso país.

VEJA O VÍDEO: 


ASCOM/Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe // Extraído do Blog Hora da Verdade da repórter Alana Adrielle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.