CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Chikungunya já tem 722 casos suspeitos em 10 cidades baianas; Feira e Riachão do Jacuípe são maioria

O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta-feira (1), o boletim que mostra o cenário da febre chikungunya, que vem assustando Feira de Santana, no Centro-Norte da Bahia, e confirmou o número de 33 casos da doença na cidade. O dado foi divulgado anteontem pela prefeitura do município e havia sido considerado “alto” pelo ministério.  Segundo a pasta, chega a 722 o número de suspeitas da doença na Bahia, em dez municípios. Feira de Santana concentra 83,93% das suspeitas com 606 casos, Riachão do Jacuípe 99, Salvador 10, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Rio Real, Planaltino e Tapiramutá tem 1 caso cada.

De acordo com o Ministério de Saúde, os 33 casos foram confirmados até o último sábado, através de exames laboratoriais.  O crescimento do número de notificações de casos suspeitos recebidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), no entanto, chama atenção para a cidade de Riachão do Jacuípe, no Nordeste do estado. Lá já são 99 notificações da doença. Além de Feira e Riachão, outras oito cidades têm suspeitas.  “Desde sexta-feira, uma equipe faz o levantamento da situação em campo para confirmar se há um surto em Riachão, mas até o momento não há confirmação”, disse Alcina Andrade, superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da SESAB.  

Em Salvador, das dez suspeitas, seis foram registradas na última semana e outras duas já foram descartadas com o resultado de exames.  Os casos registrados na Bahia são denominados pelo ministério como autóctones – verificados em pessoas que não viajaram para países com surto.   A Bahia tem 41% dos casos confirmados em todo o país até o momento (79 casos). A febre é transmitida por mosquitos do gênero Aedes, da mesma família do transmissor da dengue, e provoca ainda dores musculares e nas articulações.(Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.