TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Riachão: Falta de chuvas continua castigando toda a região. Em alguns lugares, os animais comem a terra viva

Na região do Maracujá, Coité, animais comem o bagaço do chão
image
Apesar das chuvas recentes que caíram em algumas regiões do município de Riachão do Jacuipe, o quadro ainda é de dificuldades para a maioria dos produtores rurais, que sentem, principalmente, a falta de água e alimento para o sustento dos animais.

A situação não é diferente para os municípios vizinhos. Há cerca de 30 dias, nossa reportagem passou pela região do Maracujá, em Conceição do Coité, e flagrou animais comendo na terra viva, sem encontrar o capim tradicional na região. Além dos bovinos, os caprinos e ovinos também “vegetam” pelos pastos sem encontrar o que comer.

Além desse quadro difícil, a falta de água atinge também os moradores da zona rural, que sentem a falta de uma represa de grande porte para abastecer as suas residências.

Mas na zona urbana os moradores da região também sofrem com a crise de água, principalmente com as constantes manutenções da rede adutora da Barragem de São José e Pedras Altas, que abastecem os municípios da região.

Entre todos os municípios, um dos mais prejudicados é Ichu, onde os moradores convivem com a falta de água constantemente. Além de a água faltar constantemente nas torneiras da cidade, na zona rural a situação é mais difícil ainda. Tanto os moradores quanto os animais tem sido socorridos através de carros pipas, que abastecem em represas de Riachão do Jacuipe e Conceição do Coité.

Fenômeno atípico
Mostrando as mudanças do tempo, as chuvas que caíram nos últimos 30 dias foram abundantes em algumas regiões, mas em outras praticamente elas não aconteceram.

 “Tá tudo diferente de antigamente. Às vezes chove em uma propriedade e não chove na do vizinho. Isso é uma coisa estranha, que não é como antigamente. Quando chovia era trançado, passando em todo lugar”, disse um morador da região de Terra Branca, em Riachão do Jacuipe.

No último sábado (06) parece que a lamentação desse produtor teve razão. Por volta das 17 horas, uma chuva caiu na sede do município de Riachão do Jacuipe, chegando a formar fortes correntezas de água pelas ruas. Mas quem circulou pelo interior do município percebeu que as chuvas aconteceram quase que exclusivamente na sede, deixando as outras regiões na vontade.

“E estranho. Lá em minha casa não deu nada, malmente uns ‘barrufos’, que nem molhou a terra. Mas acho que ela (a chuva) não vai demorar, pois o forte calor está sinalizando isso”, disse um morador da região do Ponto Novo. Informações do Interior Da Bahia/Texto e foto: Evandro Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.