TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 11 de março de 2015

Ichu: Sessão da Câmara foi bastante movimentada

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ichu realizada nesta terça-feira, 10, foi bastante movimentada  no que diz respeito a participação da comunidade, já que diversos servidores municipais compareceram atendendo ao chamado do SINTRAPI.
IMG_1159
Filiados do SINTRAPI foram à Câmara reivindicar a aprovação dos projetos, bem como expuseram faixas de protestos

Inicialmente foi lido um ofício assinado por várias pessoas que estudam em Feira de Santana que afirmava ser infundada uma denúncia feita na semana passada pelo vereador Beto Santiago em relação ao pagamento diário de R$ 20,00 para utilizarem um ônibus pertencente a Prefeitura Municipal.

Conforme o ofício, o referido pagamento não era diário e foi uma sugestão dos próprios estudantes ao Prefeito George, pois as despesas para eles seguirem todos os dias para Feira de Santana estava muito alta.

Os estudantes declararam que na verdade era uma ajuda de custo para combustível e motorista, já que o Prefeito havia informado que naquele momento o poder público não estava em condições de arcar sozinho com esta despesa.

Continuando com a sessão foi apresentada e aprovada por unanimidade a Indicação Nº 01/2015 de autoria da Vereadora Geovana que cria uma Coordenação de Política para as Mulheres.

A referida indicação busca no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social a criação desta Coordenação em virtude da ampla necessidade de Políticas Públicas para as mulheres no município.

Foi aprovado também o Projeto de Lei nº 001/2015 de 20 de fevereiro de 2015 – que autoriza o Executivo Municipal a Celebrar Convênios com órgãos da Administração Estadual e Federal.

IMG_1162Os parlamentares decidiram em comum acordo não votarem os Projetos 003/2015 e 004/2015, ambos concedem reajustes salariais aos servidores municipais, sendo os vencimentos dos cargos de provimento efetivo e comissionados e aos profissionais do magistério.

A não aprovação se deu em virtude de os integrantes do legislativo acharem pertinente só votar quando o Projeto referente aos Agentes de Endemias e de  Saúde estar na casa.

IMG_1164Seguindo com os trabalhos foi convidado Uilson Soares para fazer uso da tribuna.

Seu U disse concordar com a luta do SINTRAPI, mas no entanto, era preciso que o sindicato também fizessem alguns professores que não trabalho e recebem a cumprirem com suas obrigações.

Demonstrando indignação, ele voltou  frisar o assunto que fora dito no ano passado de que Márcia recebia corretamente o salário sem estar em sala de aula.

Uilson em alguns momentos chegou a citar o nome da vereadora Geovana, afirmando que votou nela em 2012 e chegou  a conseguir 08 votos, mas estava triste por ela ter dito que havia controversa em relação ao autor da Consciência Negra em Ichu.

Com um discurso sem roteiro, ele atirou para todos os lados desde a Igreja Católica, Ex-prefeitos, administração atual, Partido dos Trabalhadores (PT) entre outros.

PAUTA LIVRE
EGBERTO – Se referindo aos Projetos de Reajustes Salariais, ele disse que o Prefeito vem empurrando com a barriga, pois já é a terceira vez que são enviados com erros.

GEOVANA – Falou da satisfação com o início dos trabalhos da Caravana da Mulher. Segundo ela, é uma atividade com pouco custo, mas com muito conteúdo.

A parlamentar fez uma explanação da sua indicação, destacando que é preciso criar e colocar  em prática as ações de Políticas Públicas para as mulheres. A edil expôs algumas estatísticas da violência contra a classe feminina.

Continuando, a parlamentar disse que realmente os projetos devem ser votados sem erros, e que por isso deveriam ser devolvidos. Para ela o gestor não está empurrando com a barriga, já que tem dinheiro para pagar, mas o prefeito só quer pagar com aumento.

BETO SANTIAGO – Declarou que jamais será contra projetos que venham em benefício do povo, principalmente desta natureza se referindo aos de Reajustes Salariais. Segundo ele, tem até o dia 24 de março para votação dos referidos projetos e se depender deles se for necessária sessão extra, os pares estarão disponíveis. O vereador disse que era bom ficar claro que a não votação dos projetos não é culpa do legislativo.

Em relação a denúncia do pagamento das passagens, o vereador disse que não era infundada, já que realmente houve pagamento e para ele a Prefeitura poderia ter arcado com as despesas se era por apenas 15 dias.

PROF. LÚCIA – A edil disse ter ficado satisfeita com a organização da Caravana da Mulher e tem certeza que dará bons resultados.

Ela falou sobre a Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente que acontecerá nesta quinta-feira, 12 de março, no espaço do CRAS.

Conforme a vereadora esta atividade é organizada pelo CMDCA e parceiros e terá a participação do Thiago que é advogado. Segundo ela, este advogado vem atuando com o CMDCA e Conselho Tutelar na região.

A vereadora tratou do Ônibus Escolar que estará chegando em Ichu na próxima segunda-feira através de uma cessão de uso por parte do Governo do Estado.  Foi explicado que este veículo tem a capacidade para 55 pessoas e estará a disposição do município por cinco anos e após este prazo o novo gestor deverá renovar o convênio.

Sobre a denúncia feita por Beto Santiago em relação ao pagamento de passagens por parte dos estudantes, a edil disse que era uma promessa de campanha do Prefeito e que foi tudo em comum acordo com os mesmos.

Foi destacado que em anos anteriores existia transporte apenas para servidores da prefeitura, e que apenas na gestão de Zé Dias é que teve carro e ainda por pouco tempo, ou seja, depois das eleições de 2012 o transporte foi retirado. Finalizando a vereadora declarou que era a favor da luta dos servidores e que deveriam votar os três projetos de uma só vez.

WILLIAN GONÇALVES – Disse que concordava com o colega Egberto de que o Prefeito George estaria empurrando com a barriga a questão dos Projetos de Reajuste Salarial.

Foi citado pelo vereador que a senhora Creuza de Morro Redondo que tem um filho com problemas de saúde teria procurado  a Secretaria de Saúde para tratar da questão do transporte, já que o mesmo precisa de atendimento em outros municípios. Conforme o edil, servidores da Secretaria e o próprio Secretário disse que não assinaria a referida reivindicação da mesma.

A vereadora Lúcia, relatou que em uma reunião realizada sábado em Morro Redondo, a senhora Creuza havia conversado com o Prefeito Antonio George. Ela teria alegado que não queria mais viajar no Gol Vermelho e nem com o motorista José de Arleide. Assim, o Prefeito George informou que o município não dispõe de condições para franquear um veículo específico para este fim, ou seja, é de acordo com a disponibilidade.

Continuando com a sua fala, o vereador Willian perguntou onde estava a Secretaria de Obras, já que  na cidade os buracos estão por todas as partes, quadra de esportes com a obra parada entre outras situações.

Wly também criticou a reforma parcial da Avenida Joaquim Lázaro Carneiro e a falta de apoio ao esporte em especial com a garotada.

ARRAIA – Informou ao Presidente da Câmara que de acordo com o Regimento Interno da Casa ele poderia conceder a gravação do seu pronunciamento para quem solicitasse.

O vereador disse que era preciso a criação de projeto para negociação de débito de IPTU para as pessoas que receberam casas no Conjunto José Carneiro, pois muitas delas venderam seus imóveis e esses carnês deveriam ser emitidos para os verdadeiros donos e assim eles seriam penalizados.

Para Arraia, é preciso que a Caixa, Prefeitura e até o Ministério Público tomem providências, pois são muitas residências abandonadas quando existem pessoas que realmente precisam. Ele citou o exemplo da senhora Luciene que sofre de distúrbios mentais e está internada no CAPS em Feira.  É necessário encontrar um local para abrigar esta mulher e uma das alternativas seriam essas residências.

Em relação aos projetos de reajustes de salários não teria impedimento algum realizar o pagamento sem o reajuste, ou seja, até a aprovação dos projetos, mas na verdade só são dois dias de atraso.

Arraia também enfatizou de que o prefeito não vem empurrando com a barriga, mas é preciso que a Comissão de Finanças da Câmara funcione. É preciso que o Presidente desta Comissão (Willian Gonçalves) convoque os outros membros para tratar destes assuntos cumprindo inclusive o que diz o regimento.

O vereador disse que queria saber quem foram os pais que informaram ao colega Beto Santiago de que os filhos (estudantes) estavam pagando R$ 20,00 diariamente para viajarem Feira de Santana.

Carlinhos Moto (presidente da Câmara) citou que os foram Ivan do Ônibus, Jorginho de Amilton e Tozinho (avô de Wendell).

Continuando o edil afirmou que não entendia com os pais falaram isso e os próprios filhos assinaram o ofício dizendo que a denúncia de Beto Santiago era infundada.

O parlamentar declarou que acompanhou uma matéria no site de que o SINTRAPI estaria entrando com uma ação contra a câmara sobre algumas declarações que foram feitas a respeito de Márcia Cedraz e Adailton. “Podem entrar com a ação contra a Câmara ou contra mim. Tenham certeza que estarão cutucando cobra com vara curta” disse.

Geovana  disse que Márcia mesmo estando a disposição do sindicato teria direito ao salário integral, e que na verdade o erro de pagamento de Regência Classe, já que a mesma não se encontra em sala de aula, não era da servidora e sim da administração.

RELEMBRE COMO COMEÇOU ESSA POLÊMICA COM ADAILTON E MÁRCIA
Ichu: Uilson Soares utiliza a Tribuna da Câmara e diz que é preciso saber fiscalizar
Ichu: Muita polêmica na Sessão da Câmara
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.