TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ichu: Conheça um pouco da história da Reza do Alto Alegre “Dona Doraci”


IMG_4672Neste domingo, 28, aconteceu a tradicional reza em louvor a São Pedro realizada há 56 anos na comunidade de Alto Alegre região do Canavial em Ichu.

Essa tradição iniciou em 1959 através senhor Pedro Alves de Oliveira após casar-se com a senhora Doraci Rainha Carneiro de Oliveira. Apesar de ter iniciado em 59, dona Doraci informou que seu esposo já era devoto de São Pedro quando morava no povoado de Bela Vista (Serrinha), no entanto, ele não realizava a reza, ou seja, tinha apenas a fogueira e o leilão.
IMG_4705
Dona DoracyConforme dona Doraci o seu esposo faleceu aos 45 anos de idade, mas ela e os seus filhos fizeram questão de continuar com reza mantendo assim a tradição.

Dona Doraci concedeu entrevista ao AL Notícias e deu mais detalhes sobre essa tradição que é esperada com muita expectativa.
Na noite de ontem, logo após a reza houve o show do Musical Eventu´s que tocou muito forró e fazendo a festa para centenas de pessoas que superlotaram o terreiro em frente a residência da família.
IMG_4681
IMG_4685
Como não poderia ser diferente, foi organizada uma quadrilha improvisada, acontecendo uma verdadeira mistura e troca de pares.
IMG_4711
Quem apareceu na festa foi o cantor candealense Fábio Max que foi convidado para juntamente com Creusa cantar a música que está estourada na região “Abre a porta Fábio Max”.
IMG_4718
O Forró de Dona Doraci durou até as primeiras horas desta segunda-feira e foi considerada pelos participantes com uma das melhores dos últimos anos.
Conheça essa história…
Pela manhã a equipe do AL Notícias foi ao Alto Alegre acompanhar a organização do local para a realização da reza e por acaso tomou conhecimento de uma explosão que houve em 10 de maio de 1971.

Conforme informações existia uma casa pertencente ao casal Gerônimo Leopoldo Carneiro e Izabel Rainha Carneiro e neste local a senhora Lurdinha esposa do senhor Abel fabricava fogos e em um determinado momento aconteceu uma grande explosão que acabou deixando vários feridos e vitimando fatalmente um dos seus filhos que ainda era criança.

Segundo relatos, a explosão foi tão forte que pôde ser ouvida há quilômetros de distância e que fez com que praticamente todo o imóvel viesse abaixo.

Nossa equipe foi até o local desta tragédia e encontrou o que restou da casa, ficando emocionada com este fato.
IMG_4656
Israel Ramos Carneiro (Raminho) disse que era garoto na época, mas lembra perfeitamente deste acontecido.
De acordo com Diana Carneiro filha de dona Doraci esse fato foi muito triste e deixou marcas em muitas pessoas principalmente nos familiares.

Ela declarou que se recorda da casa que era bem ampla e até nos mostrou onde ficavam alguns cômodos, bem como o que restou dos degraus, já que a mesma ficava em cima de um pequeno morro.
IMG_4658
Foi relatado por Diana que existem partes dos equipamentos que eram utilizados na fabricação dos fogos que nunca foram encontrados.
Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.