TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ichu: Crise financeira e falta de médicos foram os principais assuntos na Câmara de Vereadores


IMG_20150922_181805048 
Nesta terça-feira, 22, foi realizada mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ichu.

Inicialmente foi apresentada e aprovada por unanimidade a Moção de Aplausos nº 001/2015 de autoria da Vereadora Geovana Marcia – registrando o seu reconhecimento ao Padre Rodrigo Pinheiro da Silva, pelo trabalho desenvolvido em nossa paróquia desde janeiro de 2014, especialmente pela cuidado com a saúde espiritual e também mental e física da nossa gente, pelo empenho na organização administrativa da paróquia e pelas reformas e construções realizadas na Igreja Matriz e no Centro Comunitário São Paulo.

Tribuna Livre
O assunto principal da Tribuna Livre foi a crise financeira que toma conta do país prejudicando o bom andamento dos trabalhos principalmente nos municípios menores.

Os parlamentares de oposição foram criticaram bastante a falta de médicos no Hospital Sagrado Coração de Jesus, onde segundo os edis está há aproximadamente oito dias consecutivos.

Wly, Egberto, Beto Santiago e Afonso disseram que não entendiam que a crise era geral, mas em Candeal que também é 0.6 (FPM) não falta médico, e vem atendendo aos ichuenses, onde inclusive o Secretário de Saúde da cidade vizinha se colocou à disposição.

Foi cobrado que o Prefeito cortasse gastos desnecessários como a utilização de servidores contratados, bem como a diminuição das diárias recebidas pelo gestor que chega a mais de R$ 6.000,00 por mês. “Quando ele (Prefeito) era vereador, reclamava de tudo, até de uma agulha que faltasse no hospital”, declarou Willian Gonçalves.

Os opositores do atual governo municipal receberam apoio de diversas pessoas da comunidade em especial de moradores do Bairro Cortiço que vieram cobrar além de médicos, melhorias naquela área.

O vereador Wly declarou que já deu entrada em alguns processos no Ministério Público e que agora está contando com o apoio da comunidade vai precisar de testemunhas para provar que o hospital está sem médico.
IMG_20150922_185131414
Portando cartazes e e gritando bastante populares reclamavam da falta de médicos entre outros problemas
Da bancada da situação apenas Arraia e Eugênio falaram da falta de médicos no hospital, onde eles reconheceram que a situação está complicada.

Arraia declarou que o povo de fato tem de ir para a câmara mesmo cobrar, mas não deve deixar para fazer isso quando o problema já se alastrou. Segundo o edil, o vereador Willian Gonçalves nunca convocou o Secretário de Saúde para participar da sessão, ou seja, quando o mesmo esteve na casa foi a convite dele. Arraia disse também que quando Denieire Santiago (Coordenadora da Atenção Básica) participou da sessão o colega não poupou elogios para a mesma, ou seja, não falou dos problemas.

Por sua vez, Wly retrucou dizendo que  Arraia estava muito enganado, que quem convocou o Secretário de Saúde pela primeira vez foi ele, e que se Deniere voltasse lá 10 vezes, 10 vezes ele abraçaria e beijaria, por reconhecer que Deniere era uma excelente profissional e que conhece o trabalho dela, sabe que ela faz o melhor que pode, mas infelizmente tem pessoas superiores e tem de cumprir ordens. Na oportunidade Wly aproveitou o espaço e requereu ao presidente da casa que convocasse o secretário pra melhor esclarecimento.

Arraia disse também que fazer trabalho com a Atenção Básica é mais tranquilo já que é uma verba certa, mas no hospital é diferente, o município tem de se virar. Para ele uma solução tem de ser encontrada para esta área.

Eugênio disse que saúde é um assunto muito delicado, e que jogar culpa é fácil. Segundo ele esteve em Salvador com o Secretário Estadual da Saúde e as informações recebidas não são animadoras. O vereador informou que foram cobradas algumas especialidades para o município e o chefe da pasta no estado disse que não tem como atender, como por exemplo a disponibilização de um Obstetra para a realização de partos, a não ser que em Ichu seja dobrado o número de partos, o que é impossível.

O vereador disse que a crise tá afetando todas as cidades e Ichu não ficaria de fora. “Não estou aqui querendo defender a gestão, mas as dificuldades são muitas com a diminuição dos repasses” finalizou.

Vale destacar que a vereadora Lúcia tratou da Conferência de Política para as Mulheres que vem acontecendo em Conceição do Coité e do Encontro sobre Sementes do Semiárido promovido pelo MOC também em Coité e que Ichu está participando.

Ela parabenizou Gildo de Davina pela bela competição organizada por ele na comunidade de Varjota que chegou a final no último sábado.

Geovana agradeceu aos colegas vereadores (a) pela aprovação da Moção que apresentou à Casa, enfatizando a importância de se lembrar do Padre Rodrigo que desde 2014 vem lutando por melhorias na Paróquia da nossa cidade. A Edil disse que o Padre fez muita coisa em tão pouco tempo, e que aquela casa jamais poderia deixar de se manifestar neste tocante, pois o mesmo estará indo para Milão, sendo a Moção um reconhecimento do povo ichuense pelas ações que desenvolveu em nossa comunidade.

A edil também tratou da iniciativa do seu mandato em reativar o Centro Cultural para atender de fato a área da Cultura já que vem sendo utilizado para outros fins. Parabenizou os Evangélicos.

Sobre as dificuldades dos municípios a parlamentar declarou: “Temos que falar das dificuldades, mas também buscar novos caminhos… até porque o tempo não para, a vida segue… temos que fazer a nossa parte e conquistar o nosso espaço”.

Destacando que todos os edis deixaram suas condolências para os familiares de Nete e Seu Zé que faleceram na semana passada.

Reportagem André Luiz – AL Notícias – Pronunciamento da Vereadora Geovana extraída do Blog – Texto de Emerson Pablo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.