TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 5 de dezembro de 2015

Bahia ganha Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável

Foi lançada, nesta sexta-feira (04), no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na capital baiana, a Rede Baiana de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável. 
O evento integra a programação da VI Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontece até o próximo domingo (06), no Parque de Exposições Agropecuárias da Bahia.

No ato, estiveram presentes o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Sílvio Soglia, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro Silva, o chefe de gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (SECTI), Roberto Pinho, a pró-reitora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Talamira Brito, a coordenação de Extensão do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Vera Lúcia, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Carlos Estevam.

Participaram ainda os representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Estadual da Bahia, Marcius Gomes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Talita de Jesus, professores, pesquisadores do estado, o coordenador Executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), Orlando Pereira e a equipe da SDR.

Para o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a criação dessa rede representa a sensibilidade dos dirigentes das instituições de ensino, pesquisa e extensão, e ao mesmo tempo, é uma inovação a união de forças e a movimentação para pesquisar novas tecnologias para o agricultor familiar. “Desenvolvendo o rural e a vida dos agricultores, nós promovemos, não só a inclusão social e cultural dessas pessoas, mais também interferimos positivamente na economia do estado”.

Durante o evento, Rodrigues anunciou, para a próxima Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), a criação de um espaço de demonstração de tecnologias sociais e inovações para a agricultura familiar, criadas pelas instituições que integram a rede e os agricultores familiares experimentadores.

De acordo com o coordenador do CEPEX, Orlando Pereira, a rede será um espaço permanente de diálogo para a escuta das demandas dos agricultores familiares do estado, de trocas de experiências e, a partir dessas demandas, articular junto com as instituições de ensino, pesquisa e extensão, soluções que atendam os agricultores familiares e promovam o desenvolvimento rural sustentável. “A rede vai ser um grande espaço de articulação da pesquisa, com matriz agroecológica, para promover o avanço da agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável”.

Para o pesquisador da Embrapa, Carlos Estevam, a Rede Baiana de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável é a oportunidade de complementar os esforços feitos pelas diversas instituições. “É ainda um espaço de reconhecimento de tudo que já foi feito e que ainda tem por fazer”.

No evento, foi apresentada a memória dos eventos anteriores e sistematização da estrutura da rede, formação do Comitê Gestor da Rede e visitação à VI FEBAFES.
Karoline Meira Assessoria de Comunicação/CAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.