TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

ICHU – Cidade tomada pelos animais.

Nunca Ichu foi tão tomado por animais como agora, pois é muito comum depararmos com cenas como esta da foto onde os bichos aparecem como se estivesse numa fazenda, habitar comum dos mesmos, principalmente em época de estiagem como agora. São cavalos, bois, jumentos e até ovelhas passeando e pastando tranquilamente pelo centro da cidade e ruas próximas ao centro, trazendo diversos transtornos aos moradores, comerciantes e principalmente perigo aos transeuntes, motociclistas e motoristas que trafegam pelas ruas e avenidas da cidade doçura.

No ultimo sábado dia 19 por exemplo, um internauta filmou e divulgou no aplicativo Whatsapp diversos jumentos comendo a grama recém-implantada pela prefeitura municipal no jardim da nova Praça onde antes era a Esplanada Municipal que está sendo preparada para a inauguração que acontece em breves dias, na gravação o internauta se mostra indignado com a situação e descaso, confira. 
Vale destacar que na sexta-feira dia 18/12 a grama do jardim estava sendo implantada (foto: André Luiz).
Já estes cavalos têm permanecido constantemente nas ruas e Avenidas de Ichu e a informação é que os mesmos pertencem ao senhor conhecido como Edmilson.   

Estas ovelhas acima, temos a informação de que pertence a Neto Oxalá, porém este mantém pastores cuidando do rebanho o tempo todo e procura permanecer em ruas menos movimentadas da cidade.  

Os jegues, no entanto, não se sabem quem realmente é o dono, porém o Ichu Notícias recebeu a informação de um morador da comunidade de Umbuzeiro de que recentemente um caminhão que veio de outra cidade parou próximo ao povoado e desembarcou vários desses animais.  

Para falar sobre a invasão de animais no centro da cidade de Ichu procuramos a presidente do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Lúcia Maria, que nos enviou uma nota esclarecendo toda a situação, confira esta nota na íntegra abaixo.

NOTA:     
    Ichu, como a maioria das cidades andam tomadas por animais, já esteve muito pior em tempos passados quando haviam muitos porcos perambulando pelas ruas, assim como jumentos, cavalos dentre outros. Sabemos que o nosso município ainda é um município com características "rural" devido à questões culturais de muitos moradores. Desde quando criamos o Conselho do Meio Ambiente que nos empenhamos juntamente com a Secretaria de Agricultura na pessoa de Chiba para solucionar ou até mesmo amenizar uma série de problemas ambientais. Não tem sido fácil, temos avançado em várias áreas, porém tem outras que quando pensamos que estamos resolvendo determinados problemas, eles voltam com um pouco de força.     

    No tocante à questão dos animais, várias ações já foram realizadas, inicialmente começamos por um trabalho educativo, pois a orientação que tivemos do GAC (Gestão Ambiental Compartilhada) e SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) é que devemos intensificar um trabalho educativo com os criadores no sentido de conscientizar os mesmos a criarem seus animais presos ou se não tiverem onde criar se desfazer do animal, posso afirmar que conseguimos convencer vários, a exemplo de Andrade, Tontonho,  um senhor de Candeal que reside no bairro Cortiço, Zezé, João Pedro e os filhos de Carlinhos de Zé Teco, pois os mesmos não mais criam soltos. Para servir de exemplo à outros e valorizar a ação deles eu apresentei na Câmara no mês de outubro uma Moção de Aplausos para estas pessoas pela atitude que tiveram. No mês de Junho fizemos uma Audiência Pública inclusive com a parceria do município de Candeal e da Polícia Rodoviária Estadual, que ficou definida uma ação que tinha tudo para dar certo que era o Protocolo de Intenções firmado entre os municípios de Ichu, Candeal e Tanquinho, essa ação conjunta iria sem sombra de dúvidas facilitar o trabalho de guarda dos animais, uma vez que as despesas seriam rateadas entre os três municípios.     

    Tivemos outros encontros para formalização do documento, Candeal aceitou numa boa, porém Tanquinho não aceitou entrar no Protocolo de Intenções, com a desculpa de que cada município cuidasse do seu território. Estamos ainda dialogando com Candeal para vermos a possibilidade dos dois municípios abraçarem a causa, uma vez que Candeal fez concurso recente e que teve vaga para Veterinário, enquanto que Ichu não dispõe do profissional. Fomos alertados pelas esferas superiores de que para apreender os animais temos que dispor de local seguro com ração, água, veterinário e cuidador e é este o principal problema nosso. Em janeiro haverá uma audiência em Candeal para tentarmos fechar com os dois municípios. Na última reunião do Conselho nós discutimos o assunto e surgiu uma outra solução que vamos partir para a ação após uma audiência com o prefeito, secretaria de agricultura e departamento do meio ambiente que esperamos que ocorra a partir de amanhã. Em anexo estou te enviando também cópia do documento de protocolo de intenções que fizemos e que Tanquinho não assinou.     

    Outra ação também que já foi realizada foi através do Executivo que formalizou uma denúncia e encaminhou ao Ministério Público o nome de todos os criadores de animais que costumam criar solto. No tocante aos animais de pequeno porte eles pastoreiam seus animais, sabemos que também constituem um risco à população apesar dos donos pastorarem, estamos conversando e tentando fazê-los compreender de que área urbana não é permitido esta prática.     

    Espero que tenha esclarecido à contento e tão logo tenhamos novidades no tocante à questão dos animais procuraremos o Ichu Notícias para novos esclarecimentos.  

Lúcia Maria Carneiro Santana
Redação Ichu Notícias // Rádio Independente Fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.