TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Ichu – Pais, alunos e professores da Escola Estadual se mobilizam para que turmas não sejam extintas pela Secretaria de Educação

professores de ichu na luta contra fecamento de escola-des
Sérgio Miranda (centro) a sua direita deputado Alex da Piatã
e professora Fernanda Carneiro e a esquerda professoras
Ivonei de Almeida e Rita de Cássia.
Enquanto uma comissão organizava a tradicional lavagem da Igreja e o desfile de máscaras e alegorias, outro grupo formado por pais, alunos e professores do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro,em Ichu se mobilizavam para evitar a extinção das turmas de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 6º Ano. 

A Secretaria de Educação (SEC-BA) vem realizando mudanças nas escolas do estado, sob a justificativa de qualificar o ensino na rede estadual e para isso, vem efetivando o processo municipalização ou extinguindo turmas em algumas unidades, como é o caso desta unidade escolar na cidade de Ichu.

Alex pediu para que medida seja gradativa.
Alex pediu para que medida seja gradativa
Inicialmente uma comissão foi ao Núcleo Regional da Educação 04, com sede em Serrinha, onde se encontrou com o diretor Carlos Carneiro e pediu a manutenção dessas turmas, através de abaixo-assinado e alegam que se elas forem transferidas para o Colégio Aristides Cedraz de Oliveira (CEACO), irá superlotar salas e pode causar demissões de funcionários terceirizados, e deixar professores como excedentes.

A comissão procurou também o deputado Alex da Piatã, que esteve com o assessor institucional da SEC, Sérgio Miranda, e as professoras Fernanda Carneiro, Ivonei de Almeida e Rita de Cássia, e solicitou que a situação seja revista, sugerindo uma mudança mais gradativa, mantendo as turmas, por enquanto, e desse modo não causar um impacto no cotidiano de professores, funcionários e alunos, de imediato. “Compreendo a medida da SEC, pois a intenção é qualificar e reestruturar a rede de ensino. Mas, embora seja necessária, entendo que deve ser feita uma transição mais gradativa e preparar a comunidade escolar para as mudanças”, disse o parlamentar.

Ivonei visivelmente preocupada com as mudanças.
Ivonei visivelmente preocupada com as mudanças.
Ivonei de Almeida, diretora do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, disse que as matriculas foram feitas na secretaria da escola, mas as turmas em questão estão bloqueadas no sistema da SEC.

Fernanda Carneiro, professora e mãe de aluno, representando o colegiado, disse que a comunidade não aprovou a medida. “Pais e mães dos alunos vieram nos procurar, pois os estudantes gostam da escola e estão acostumados com colegas, professores e demais servidores, ou seja, têm uma relação histórica e afetiva”.

Professora Rita de Cássia preocupada com possíveis demissões.
Professora Rita de Cássia preocupada com
possíveis demissões
A professora Rita de Cassia externou sua preocupação com a mudança, que pode causar demissão de demissões de funcionário e deixar professores excedentes, e também sugeriu que os estudos do Ensino Médio concluam a modalidade no Colégio que estão.

Sérgio Miranda explicou a medida da SEC, que é parte do processo de reestruturação, visando qualificar o ensino. Mas, garantiu que vai encaminhar o caso para o secretario e repassar a sugestão do parlamentar e das professoras, para avaliação.

Informações ASCOM deputado Alex e fotos: Teones Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.