TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 5 de março de 2016

Riachão do Jacuípe – Comissão é criada para cobrar projetos em favor das familias prejudicadas pelas enchentes

audiencia publica em riachão - 1
Pensando em dar andamento e não permitir que os projetos de ajuda as pessoas que sofreram com as enchentes no fim do mês de janeiro caiam no esquecimento, a Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe promoveu na manhã desta sexta-feira, 04, uma audiência pública no salão da igreja católica onde contou com a presença do presidente da Casa Legislativa Célio Roberto, vereadores Ninho, Beto de Eny e Juninho, prefeita Tânia Matos, deputados estaduais Alex da Piatã (PSD) e Joseildo Ramos (PT) padre Alesandro tido como uma das pessoas que mais tem ajudado as famílias, além de representantes de órgãos que atuam diretamente no setor de infraestrutura e quando necessário como é o caso de Riachão, na recuperação e apoio as famílias vítimas de desastres naturais.

audiencia publica em riachão - des
O presidente Celinho como é conhecido o chefe do Legislativo esteve pessoalmente nos gabinetes uma semana antes do ato, convidando também os deputados Tom Araújo, Manassés, Bobô, Adolfo Meneses, mas esses não compareceram. No caso de Neusa, foi representada pelo vereador Ninho.

Presidente Célio Roberto ao lado de Beto de Eny
Presidente Célio Roberto ao lado de Beto de Eny
A audiência foi pensada grande segundo Celinho, tanto que encaminhou oficio para o secretário de Planejamento e vice governador João Leão, José Lúcio Machado presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) Amauri Lima superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) Aline Peixoto presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Álvaro Gomes secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia, Rodrigo Hita superintendente da Defesa Civil do Estado, Otto Alencar Junior presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia – DESENBAHIA, mas nenhum titular e poucos enviaram representantes.

Mesmo com o número reduzido a reunião aconteceu e foi suficiente para se discuti a atual realidade das famílias que ficaram desabrigadas ou desalojadas a exatamente 40 dias e ao final foi criada uma comissão com um representante da Câmara Municipal, um da prefeitura, um da igreja, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Moradores Ribeirinhos, um representante do mandato da Alex da Piatã e outro do mandato de Joseildo Ramos.

Convite foi pra muitos, mas poucos compareceram.
Convite foi pra muitos, mas poucos compareceram
A comissão é justamente para está cobrando ações dos órgãos responsáveis, foi dito por exemplo que há uma necessidade grande do alargamento da passagem de água sob a ponte do rio Boqueirão e o representante do DNIT já sinalizou que até o dia 28 deste mês dará inicio a está obra. 

Foi discutido também ações para evitar que num possível sangramento do açude do Cedro venha a cortar a rodovia BA 120, Riachão/Coité. E a preocupação maior é que não foi autorizado ainda nenhuma construção de casa. Portanto é para essas e outras cobranças que a comissão foi criada.

Padre Alessandro lamenta a falta de atenção da SEMA.
Pe Alessandro lamenta falta de atenção da SEMA
O padre Alessandro direcionou sua cobrança a Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia – (SEMA), segundo ele já vem reunindo moradores a meses e até anos e cobrando do secretario estadual ações concretas porque é visível a situação do rio Jacuípe e dos moradores que moram as margens "e a gente ver que as promessas são feitas e não cumpridas. A gente fica triste com essa ação do governo estadual, pois o rio está degradado, perdeu a profundidade, as margens a cada dia são destruídas por olarias e tantas outras realidades, o esgoto de quase toda cidade vai para o rio, então a cidade que leva o nome do rio é a primeira a poluir, claro que devido a falta de politicas públicas.” Lamentou o religioso.

Prefeita Tânia Matos pede ajuda de todos.
Prefeita Tânia Matos pede ajuda de todos
A prefeita Tânia Matos disse que a Prefeitura precisa de apoio de todos os seguimentos, segundo ela desde o momento que ocorreu a enchente nunca deixou de assistir as famílias, mas tem consciência que a situação não é fácil. Ela ouviu de um morador que não entende como a prefeitura libera alvará para construção em áreas de risco, no caso as margens dos rios, e justificou que não são alvarás recentes, disse que a grande maioria das casas não possui documento de terreno, e já alertou ao setor responsável da prefeitura a fiscalizar.

Alex da Piatã disse que está a disposição sempre
Alex da Piatã disse que está a disposição sempre
O deputado Alex da Piatã disse que desde o primeiro momento se prontificou a ajudar as pessoas acima de tudo pelo lado humanitário e de lá para cá está presente em todos os atos quando o assunto principal é ajudar as famílias ribeirinhas.

Ele disse que mantém as portas do seu gabinete abertas e vai colaborar para evitar que, o que foi planejado para beneficiar as famílias não caia no esquecimento.

Joseildo prometeu envolver até o governo federal para ajudar Riachão.
Joseildo prometeu envolver até o governo 
federal para ajudar Riachão.
Joseildo Ramos também se prontificou, segundo ele representa o município de Riachão do Jacuípe onde foi votado. 

Segundo o parlamentar, os cidadãos e cidadãs jacuipenses estão se organizando de forma adequada quando forma uma comissão depois de uma reunião de trabalho que seria uma audiência, bastante representativa, "e nós estaremos no parlamento estadual fazendo essa intermediação com o governo do estado e também com o governo federal, a partir dos deputados federais que têm articulação conosco”. Garante.

Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.