TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Ichu: Voto do Presidente define aprovação de indicação da vereadora Lúcia

Sessão da CâmaraNa Sessão da Câmara de Vereadores de Ichu realizada nesta terça-feira, 12, foi aprovada por 5 votas a 4 a Indicação nº 002/2016 de autoria da vereadora Lucia Maria, que solicita autorização para a demolição de um prédio público na comunidade de Barrinha (situada às margens da BA 233) que se encontra em desuso há anos.

Conforme a indicação, o material retirado  será doado para pessoas carentes do município, bem como utilizado pelo proprietário do terreno assim como tem sido feito em outras localidades.

Essa indicação gerou muita polêmica, já que os vereadores da oposição afirmaram que ultimamente só tem feito demolições, em vez de serem realizadas construções. Além disso, os vereadores Afonso e Egberto argumentaram que ninguém sabe de fato para ode esses materiais estão indo.

Egberto disse que na verdade se trata de indicações com fins eleitoreiros, afirmando que não fazem indicações para recuperar a quadra que foi destruída entre outros locais.

Colocada em votação houve o empate, tendo sido necessária a intervenção do Presidente com o voto de minerva que aprovou a indicação.

Detalhe: Após a aprovação desta indicação, o vereador Egberto comentou “sem o microfone” que era a colega (Lúcia) que estava demolindo os prédios. O Presidente Carlinhos Moto interferiu pedindo para Egberto não fazer mais esse tipo de brincadeira e respeitasse a colega. Por sua vez, Egberto disse que não havia ofendido ninguém.

Tribuna Livre
Geovana – Falou da iniciativa da reabertura do Centro Cultural na última segunda-feira afirmando estar feliz em saber que a partir de agora o espaço será utilizado para fins culturais, objetivo para que fora criado.

Tratou das dificuldades pelos estudantes do CEACO com a falta de professores em algumas disciplinas que vem prejudicando as aulas naquela Unidade de Ensino.

Finalizando falou da paralisação que acontecerá em todo o país nos próximos 13 e 14 de abril, tendo em vista a contrariedade ao Projeto de Lei 257/2016 que tramita no Congresso Nacional. O PLC 257/2016 ataca frontalmente os servidores e serviços públicos: acaba com concursos públicos, escancara a terceirização generalizada e congela salários, altera a LRF e as regras de Previdência Social.  Também dispõe sobre a Reforma da Previdência com a retirada de direitos, a demissão voluntária de servidores e o fim da regra de valorização do salário mínimo.

Lúcia – Afirmou que se sentiu ofendida quando Egberto fez a declaração de que ela estava demolindo os prédios, que na verdade as suas indicações eram baseadas nos pedidos dos próprios moradores que viam os referidos prédios abandonados e servindo como esconderijos entre outra situações. Ela agradeceu aos colegas da situação que foram favoráveis a sua indicação.

A vereadora também lamentou a situação do CEACO e da educação em todo o país, e declarou que era a favor da paralisação que acontece em todo o país. Para ela é lamentável um governo que se dizia a favor do povo, hoje está tirando direitos dos trabalhadores.

Egberto – Afirmou que não era contra a Vereadora Lúcia, mas contra as indicações de demolição de prédios.

Questionou o motivo de não lutarem pela recuperação da quadra, conclusão das casas populares que estão sendo construídas há quase quatro anos.

Afonso – Disse que não gostou da forma que o presidente repreendeu o colega Egberto, pois ele não quis ofender a Vereadora Lúcia.

O edil falou que existem prédios que retiraram as madeiras e as telhas, mas deixaram as paredes oferecendo riscos da mesma forma.

Destacou também a demora na conclusão das casas populares, da quadra poliesportiva, da praça da esplanada, afirmando que é do mesmo período da praça de Coité que já foi concluída há muito tempo.

Relatou que em um grupo do WhatsApp estavam alegando que Tom não faz nada, no entanto, Tom é Deputado da oposição, e ele gostaria de saber o que fazem Bira Corôa, Alex da Piatã e Gika Lopes (ambos da base dos Governos do Estado e Federal) que também foram votados em Ichu, e não resolvem os problemas do município.

Finalizando falou da sujeira na Rua Gerson, que infelizmente não vem recebendo os cuidados necessários.

Beto Santiago  – Destacou que este era o terceiro prédio a ser demolido por indicação da vereadora Lúcia, mas na verdade ficou acertado que seria feito um levantamento dos prédios abandonados e fazer um projeto só.

Falou da falta de professores no CEACO e da possível vacância que ficará a Polícia Militar de Ichu pelo fato de quatro Policiais estarem se aposentando. Para ele é preciso uma intervenção logo agora para evitar problemas futuros.

Arraia – Enfatizou que o Brasil não tem mais jeito, para ele é dessa situação para pior. Lamentou que são tantas as burocracias, até mesmo para retirar um título eleitoral, ressaltando que ichuenses estão tendo que sair às 3 da manhã para enfrentar uma longa fila no Cartório em Conceição do Coité.

Em relação as casas populares, ele pediu para o Presidente da Câmara enviar um ofício para que o responsável pela empresa que vem construindo a casa, ou o Presidente da comissão dos beneficiários para comparecerem no legislativo e darem uma explicação do que vem acontecendo.

Wly – Tratou do ônibus da Prefeitura que leva estudantes para faculdade que está quebrado forçando os mesmos a contribuírem com uma taxa.

A vereadora Lúcia interferiu afirmando que antigamente nem carro tinha, somente no final do mandato de José Dias (2012) que foi colocado um, sendo que o município só pagava 50% da passagem.

Detalhe: Afonso relatou que Gilney (irmão do Prefeito) lhe informou que o ônibus amarelinho como é conhecido está com o motor batido.

Geovana falou que concorda com a preocupação do colega Wly, mas é preciso todos juntos buscarem uma solução.

O vereador Wly disse que iria conversar com Carlos Tadeu (Secretário de Educação) para buscar mais detalhes.

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.