TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Ichu: Conselho Municipal de Saúde se reúne para elaboração do Plano de Ações 2019-2021

O Conselho Municipal de Saúde de Ichu se reuniu ordinariamente na manhã desta sexta-feira, 20 de setembro, com o objetivo de elaborar o plano de ações dessa nova gestão, eleita no dia 15 de agosto de 2019 e que ficará até 2021.
Além dessa pauta houve mais duas pautas específicas que foram apresentadas ao Conselho pelo secretário e conselheiro Edcarlos Silva que trata sobre as ações da vigilância epidemiológica na comunidade de Barro Preto, além de um ponto de referência para o atendimento de saúde no povoado de Nova Esperança.
Inicialmente o presidente Adailton Conceição apresentou os novos membros do Conselho e passou para o secretario Edcarlos Silva falar sobre algumas demandas a serem apresentadas ao conselho, uma com fito informativo e outras com necessidade de deliberação.

Edcarlos Silva informou ao Conselho sobre a situação epidemiológica da comunidade de Barro Preto que se encontra desassistida pelo serviço epidemiológico. Conforme o secretário, foi enviado um ofício ao coordenador do núcleo regional da FUNASA em Feira de Santana solicitando a inclusão da comunidade para o município de Ichu, uma vez que ainda se encontra atrelado a Riachão do Jacuípe e por isso não está sendo possível alimentar o sistema o que impossibilita a realização do trabalho epidemiológico. Segundo o secretário ele ainda não recebeu um retorno deste oficio por parte da FUNASA.
Sobre o ponto de referência em Nova Esperança para atendimento de saúde o secretário pediu respaldo ao conselho para se encontrar uma alternativa. Ele conta que a comunidade já tem um posto de saúde mas que o imóvel a muitos anos está sendo ocupado por uma família e os moradores pedem uma solução no tocante ao espaço para o atendimento de saúde da população, uma vez que atualmente vem sendo utilizado um espaço do Centro São João de Deus. Edcarlos relatou que recentemente participou de uma reunião na ASCORNE e que houve a sugestão para que o município alugasse um imóvel para este tipo de atendimento.

Foi discutido e o Conselho sugeriu duas opções a partir da ideia da conselheira Joelma, 1) utilizar um espaço do antigo Colégio Gilmar que inclusive vem sendo utilizado para serviços de Assistência Social, ficando para o secretário e a coordenadora inspecionar o espaço e ver a possibilidade. Não sendo possível, o conselho sugere a segunda opção que seria o aluguel de um imóvel como já foi sugerido por alguns moradores.

Sobre a pauta principal que foi a elaboração do Plano de Ações para 2019-2021 foi definido um plano possível de ser executado contando com 5 eixos importante de trabalho; eixo 01) Monitoria do Plano Plurianual da saúde e do plano anual, todos os meses de março envolvendo todas as coordenações, sendo que em agosto será apresentado ao conselho o andamento do cumprimento das metas; eixo 02) Capacitação para os conselheiros; eixo 03) Acompanhamento das contas públicas da saúde; eixo 04) Discutir a política da saúde, contexto e política do SUS; eixo 05) Divulgação no blog da saúde e nas redes sociais todas as ações do conselho.

A próxima reunião do conselho está marcada para o dia 17 de outubro. Às demais reuniões acontecerão toda as terceiras quinta-feira de cada mês.
Ao final o secretário de Saúde Edcarlos Silva e a coordenadora da atenção básica Deniere Santiago concederam entrevista a rádio comunitária Independente Fm para o programa Jornal da Independente que foi ao ar logo depois.
Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.