TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Ichu: Em reunião na Câmara de Vereadores, IBGE apresenta dados preliminares do CENSO Demográfico 2022

Contando com a participação de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, bem como da sociedade civil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realizou nesta quinta-feira, 06, na Câmara de Vereadores de Ichu, uma importante reunião para tratar do Censo Demográfico 2022 que teve início em 1º de Agosto.

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE, e a última foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

Além saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Ronald Bernard do IBGE – R. Jacuípe
De acordo com Ronald Bernard (Coordenador de Área do IBGE em Riachão do Jacuípe), o município de Ichu tem ido bem na coleta dos dados. São 24 setores, vários já estão em andamento e outros devem começar até a próxima semana, com previsão de finalizar a coleta até o final deste mês de outubro.

São 14 setores em andamento, tendo 10 concluídos. Dos 10 concluídos, são 05 urbanos e 05 povoados, sendo que o único povoado ainda em andamento é Licuri.

Foi informando que domicíli
os fechados (podem ser os que os moradores não quiseram responder) ou residências em que não foram localizados moradores depois de 04 tentativas. Em Ichu, até o momento só tem 04, mas até o final do CENSO o IBGE acredita concluir. Existem 3.533 unidades visitadas até o momento entre domicílios e estabelecimentos (igreja, hospital, escola, lojas), etc.

São 1.929 domicílios com moradores, sendo que até agora a população de Ichu está em 5.384 habitantes superando o CENSO de 2010 em que o município tinha 5.255 moradores.

Elba Helena supervisora do Posto de Coleta de Ichu
A Supervisora do Posto de Coleta de Ichu, Elba Helena, explicou que o trabalho de supervisão consiste em verificar nos setores, se realmente os recenseadores fizeram o trabalho correto, seguindo a ordem das residências e demais requisitos propostos pelo Censo, verificando lista de moradores e demais informações.

Elba conta com uma equipe de recenseadores formada por Aline Oliveira Carneiro, Valdira Oliveira de Melo, Claudiane Carneiro Cruz, Girlândia dos Santos Lima, Juliana Cordeiro de Oliveira e Marília de Jesus Santos Martins. 

A média de moradores ficou em 2,79 por domicílio, o que de acordo com Ronald é menor do que de 2010, porém, tem de se levar em conta alguns fatores, entre eles o número de residências que aumentou bastante a exemplo do Bairro Cortiço, e assim fazendo a divisão entre habitantes e residências a média tende a diminuir.

No final da reunião, Ronald Bernard concedeu entrevista ao AL NOTÍCIAS, tendo o mesmo enaltecido o trabalho da equipe do Censo em Ichu.

Redação do AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.