TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

ICHU - Realizada atividade alusiva ao Novembro azul na UBS em Licuri

Aconteceu nesta quarta feira, 23 de novembro de 2022, mais uma ação voltada ao Novembro Azul na Unidade Básica de Saúde Aureliano Evariston no Povoado de Licuri no município de Ichu na região do Sisal.

O dia de atividades contou com os seguintes profissionais da Secretaria Municipal de Saúde: Adriana - assistente social, Valdene - nutricionista, Deidymar - Enfermeiro, Tiago - médico e Rita - técnica de enfermagem.
Foi trabalhado a prevenção e tratamento necessário para câncer de próstata, o que é o CA próstata, alimentos que inibe o aparecimento de agravos e realizado o PSA - coleta exames.
"O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: • dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Sobres os Fatores de risco estão: Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;  raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade. .A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma".(https://bvsms.saude.gov.br/)
Ao final foi realizada uma atividade lúdica sobre o auto cuidado.

Por Cida Carneiro com informações e Fotos de Adriana-Assistente Social

CONFIRA OUTRAS IMAGENS:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.