TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

ICHU - ACEs participam de capacitação em arboviroses promovida pela SMS e FNS

A Prefeitura Municipal de Ichu, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), junto a  Fundação Nacional de Saúde, realizou uma capacitação sobre arboviroses para os Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município de Ichu.

A capacitação aconteceu entre os dias 21 a 25 de novembro, porém só hoje que foi possível ser divulgado.
"Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Zika e Chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos por Aedes aegypti. Já a Febre Amarela ocorre em áreas de mata e o vírus causador é transmitido para primatas não humanos (bugios), por mosquitos silvestres (CEVS).O crescente aumento no número de casos dessas arboviroses está diretamente associado à ampla disseminação das populações do Aedes aegypti. Atualmente o estado do RS vem registrando um aumento nos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, como também houve registro de circulação de Febre Amarela em primatas não humanos em municípios do estado".(atencaobasica.saude.rs.gov.br).
A capacitação contou como orientador o Senhor Anacleto da Silva Santos (Coordenador das arboviroses centro-leste) e Edvaldo de Jesus Nascimento (Técnico de UVB) e apoio de Gleide Lima (gestora de sistemas da funasa do  município).
Segundo o secretário de saúde Heitor Santana, a capacitação contribuirá com o crescimento profissional dos agentes.
O Secretário Heitor Santana e A coordenadora da Vigilancia Epidemiológica Nayla Jayane, agradece aos profissionais de endemias, que desempenham um papel fundamental no dia a dia do nosso município. Essa capacitação é uma demonstração do quanto esses agentes são importantes dentro de uma sociedade, realizando ações de promoção à saúde, prevenção e ampliando o acesso da população aos serviços de informação e controle.

Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.