TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

ICHU - ACS, médico e farmacêutico participam de capacitação voltada a Hanseníase promovida pela SMS

O curso é dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e; acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica. O conteúdo conta também com casos clínicos transversais, que abrangem e integram os aspectos de controle da doença
Com o objetivo de preparar profissionais de saúde para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença, foi realizada na última quarta-feira, 25 de janeiro de 2023, uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde, o médico do hospital municipal Dr José Claudio Teixeira e o farmacêutico Victor Cruz de Ichu-Bahia.
Nesse contexto, o treinamento ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. O curso é dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e; acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica. O conteúdo conta também com casos clínicos transversais, que abrangem e integram os aspectos de controle da doença.
A doença é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, atinge, de forma majoritária, a pele e nervos periféricos, fazendo com que o paciente perca, por exemplo, a sensibilidade térmica, dolorosa e tátil.
A capacitação foi ministrada pela Enfermeira Arlete Santiago e tem o planejamento em três etapas, sendo parte prática e teórica. A última será a seleção de pacientes com manchas considerados suspeitos que serão avaliados pela Equipe e direcionados, se for o caso, para tratamento precoce e com resolutividade.

Toda a equipe agradece ao Secretário Municipal de Saúde Heitor Sant’Ana pelo apoio.

Por Cida Carneiro


FOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.