TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 25 de fevereiro de 2023

ICHU - SMS e VIEP emitem nota de alerta e orientações quanto as ações de vigilância em saúde relacionadas a cólera

A bactéria foi detectada pelo Cievs-BA em amostras de água da Lagoa Geladinho no município de Feira de Santana
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ichu por meio da Vigilância Epidemiológica (VIEP) emitiu uma nota na tarde desta sexta-feira, 24/02, com  alerta e orientações sobre a cólera, doença infectocontagiosa aguda do intestino delgado, causada por uma enterotoxina produzida pela bactéria Vibrio cholerae, que entra no organismo de um indivíduo por meio do consumo de água e de alimentos que foram previamente contaminados pelo bacilo. 

Confira nota na íntegra

ICHU-BA, 23 de fevereiro 2023 
Nota informativa N 1 
Assunto: Cólera 

O estado da Bahia encontra-se em alerta depois da Identificação do Vibrio cholerae na Lagoa Geladinho no município de Feira de Santana. 

Considerando a detecção do Vibrio cholerae nas amostras de água analisadas, pelo Cievs -BA, em Feira de Santana, a Vigilância Epidemiológica de Ichu, vem orientar quanto as ações de vigilância em saúde relacionadas a doença. 

DOENÇA 
A cólera é uma doença infectocontagiosa aguda do intestino delgado, causada por uma enterotoxina produzida pela bactéria Vibrio cholerae, que entra no organismo de um indivíduo por meio do consumo de água e de alimentos que foram previamente contaminados pelo bacilo. A transmissão da cólera pode ocorrer através da via fecal, oral e pode ser direta, quando ocorre pela contaminação pessoa a pessoa, ou através da transmissão indireta, quando ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados. 

SINAIS E SINTOMAS 
A cólera nem sempre apresenta sintomas claros, em geral, as pessoas infectadas permanecem assintomática (cerca de 75%) e, quando ocorre a manifestação da doença a maioria apresenta sintomas leves (podendo apresentar uma forma de diarreia leve) ou moderados. Apenas cerca de 10% a 20% desenvolvem a forma severa, que pode levar a graves complicações e ao óbito. O período de incubação é de 1 a 3 dias, sendo que o início dos sintomas é geralmente abrupto, indolor, com diarreia aquosa e vômitos, daí a necessidade da busca rápida de atendimento em uma unidade de saúde mais próxima ao domicílio. 

Orientações para a prevenção e controle da cólera na comunidade: 

• Lavagem frequente das mãos com sabão e água limpa, principalmente antes de preparar ou ingerir alimentos, após ir ao banheiro, após utilizar conduções públicas ou tocar superfícies que possam estar sujas, após tocar em animais, sempre que voltar da rua, antes e depois de amamentar e trocar fraldas.

• Lavagem e desinfecção de superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos. 

• Proteção dos alimentos e das áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guarde os alimentos em recipientes fechados). 

• Tratamento da água para consumo (filtrar, ferver ou colocar duas gotas de solução de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água, aguardar por 30 minutos antes de usar). 

• Armazenamento da água tratada em vasilhas limpas e com tampa, sendo a “boca” estreita para evitar a recontaminação. 

• Não utilização de água de lagoas, riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados para banhar ou beber. 

• Ingestão de alimentos bem cozidos. Evitar o consumo de alimentos crus ou malcozidos (principalmente os frutos do mar) e alimentos cujas condições higiênicas, de preparo e acondicionamento, sejam precárias. 

• Descarte de lixo ensacado e manutenção da tampa do lixo fechada; quando não houver coleta de lixo, este deve ser enterrado em local apropriado. 

• Utilização do vaso sanitário, mas, se não for possível, as fezes devem ser enterradas, sempre longe dos cursos de água. 

A Vigilância Epidemiológica tem como objetivos prevenir a ocorrência de casos e óbitos por cólera; impedir ou dificultar a propagação da doença; e detectar, caracterizar e controlar surtos. Por isso, é imprescindível analisar o padrão de ocorrência das Doenças Diarreicas Agudas (DDA) (VE-DDA) e solicitar a realização de busca ativa de casos nas comunidades (junto aos agentes comunitários de saúde) nas Unidades básicas de saúde, na unidade hospitalar do município de Ichu. 

Todo caso suspeito ou confirmado de cólera deverá ser notificado de forma imediata (em até 24 horas) pelo profissional de saúde. 

Atenciosamente, 
Heitor Santana 
Secretário Municipal de Saúde 


Redação Ichu Notícias / Informação VIEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.