TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 11 de abril de 2023

ICHU - ACS participam de capacitação sobre avulsão dentária com cirurgiã dentista.

A capacitação foi organizada e conduzida pela cirurgiã-dentista Izabele Tavares que faz parte da equipe de estratégia de saúde da família da Unidade de Saúde da Família Helena Santiago
No dia 10 de abril de 2023 na Secretaria Municipal de Saúde do município de Ichu, no estado da Bahia, foi realizada uma capacitação com os ACS da Unidade de Saúde da Família Helena Santiago (USHS) sobre avulsão dentária.
A capacitação foi organizada e conduzida pela cirurgiã-dentista Izabele Tavares que faz parte da equipe de estratégia de saúde da família daquela unidade.
O agente comunitário de saúde (ACS) tem um vínculo com a comunidade que o permite ser elo entre profissionais da Unidade Básica de Saúde e a população.

Quando esse profissional é bem capacitado é observado que em sua área de atuação as famílias desenvolvem mudanças significativas nos conhecimentos de saúde bucal. 
Para Izabele, ter um sorriso bonito e saudável é o sonho de grande parte das pessoas, mas, às vezes, acidentes podem dificultar a realização desse ideal, comprometendo a função e a estética da boca.

É o caso da avulsão dentária, um grave problema que afeta muitos pacientes ao modificar, de uma hora para outra, após um acidente, a fisiologia bucal.

"A palavra avulsão vem do latim avulsio e significa a ação de extrair ou arrancar. Na odontologia, o termo é empregado para classificar um tipo de traumatismo dentoalveolar que pode atingir um ou mais dentes. Nesse sentido, a principal característica da avulsão dentária é o fato do dente ser desalojado do alvéolo, que corresponde à cavidade no osso da mandíbula e do maxilar onde ficam as raízes dos dentes. Embora esteja associada há vários dentes, as avulsões, geralmente, são verificadas em apenas um elemento dentário, sendo mais comum no incisivo central superior, bastante exposto a quedas e forças externas. (blog.odontocompany.com)

A Avulsão dentária não é um tema comum no cotidiano da população e a conduta apropriada é decisiva no prognóstico do dente, diante desse tipo de acidente. 

Essa capacitação teve como principais objetivos apresentar aos ACS como agir diante de uma situação de avulsão; enfatizar a importância do conhecimento difundido pelo público-alvo, agentes comunitários de saúde, em sua rotina de trabalho; contribuir para difusão desse assunto entre a comunidade.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Izabele Tavares

OUTRAS FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.