TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Cresce número de internações por infarto nos últimos 14 anos no país

É importante que a população ligue o sinal de alerta, pois o infarto é o tipo de doença cardiovascular que mais tem matado nos últimos 14 anos.
Dentre os tipos de doenças existentes, as que mais têm levado a óbito homens e mulheres no país são as doenças cardiovasculares. Seja por falta de tempo ou de recursos financeiros, a verdade é que nem todo mundo consegue manter uma vida saudável.  Contudo, é importante que a população ligue o sinal de alerta, pois o infarto, por exemplo, é o tipo de doença cardiovascular que mais tem matado nos últimos 14 anos.

De acordo com um levantamento de dados realizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC), de 2008 a 2022 o número de internações por infarto no Brasil tem aumentado consideravelmente. Nos homens,  a média mensal saltou de 5.282 para 13.645, representando uma alta de 158%. Já entre o público feminino, a média mensal foi de 1.930 para 4.973, um aumento de 157%. Segundo o cardiômetro, que indica o quantitativo de óbitos por doenças cardiovasculares no Brasil, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), este ano mais de 218 mil mortes já ocorreram.

No estado, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o mês de maio deste ano, foram 4.712 internações de baianos por infarto. Desse total, 3.070 pessoas têm 60 anos ou mais. Já referente aos óbitos, o quantitativo ultrapassa dos 2.400 devido a doenças isquêmicas do coração.

Dentre as doenças cardiovasculares mais frequentes na população estão a doença arterial coronariana, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, doença arterial periférica e doença valvular. Maria Angélica da Silva tem 59 anos. Ela conta há quanto tempo tem problemas cardíacos e como vem se cuidando. "Eu tenho problema no coração há 22 anos. O médico me pediu para fazer caminhadas e ter uma alimentação mais saudável. Mas só consigo comer bem e fazer a caminhada quando vou para o interior, pois no dia a dia eu não tenho muito tempo. Ele também passou alguns remédios para tratar da minha arritmia e da minha pressão alta", contou.

Uma rotina que inclui cuidar dos filhos, sair para trabalhar e cuidar da casa, sem contar os estudos, torna-se cansativa para muitas mulheres. Frente a isso, muitas delas não conseguem dar prioridade à saúde física, e consequentemente acabam adquirindo inúmeras doenças. No entanto, tanto nos homens quanto no público feminino, outra situação que pode alavancar as doenças cardiovasculares são a falta de informação, como afirma o Dr. Luiz Agnaldo Souza, cardiologista e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Bahia (SBC).

"A situação socioeconômica pode ser um agravante da doença. Mulheres que sofrem violência doméstica, por exemplo, correm muito mais riscos, em estudos comprovados, abuso e intimidação do parceiro é um fator marcante de influência da piora das doenças cardiovasculares. Outro dado é a falta de conhecimento das doenças. Há um desconhecimento dos fatores de risco na população em um contexto socioeconômico mais baixo. Então é importante que essa prevenção seja diferenciada na população de menor acesso à informação", ressaltou.

Causas e Sintomas - Hipertensão, diabetes, a idade e alterações no nível de colesterol, obesidade, histórico familiar e o sedentarismo são os principais fatores para que tanto os homens quanto as mulheres possam ter um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Para que os pacientes possam fazer o tratamento o quanto antes, é preciso estar atento aos sintomas, que são: dor no peito, falta de ar, fadiga incomum, palpitações, tonturas e náuseas.

O Dr. Luiz Agnaldo ainda reforça que nas mulheres ainda podem existir outros fatores de risco. "Para as mulheres existe ainda um agravante da síndrome metabólica, o estresse e depressão, o tabagismo e história de doenças inflamatórias, como artrite reumatóide e lupus, que acaba causando uma maior inflamação arterial. Outros fatores também são os baixos níveis de hormônio estrogênio, pós-menopausa e mulheres que estão em radioterapia ou quimioterapia para câncer de mama", explicou.

Tratamento e prevenção - A prática regular de exercícios, manter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e o consumo de álcool além de fazer consultas e exames para saber se a saúde está em dia contribui para o tratamento e a prevenção das doenças cardiovasculares. O cardiologista Luiz Agnaldo fala sobre a importância de saber qual é o perfil de risco que a pessoa tem para realizar o tratamento.

"Se houver uma tendência à hipertensão, diabetes ou colesterol é preciso fazer os check-ups mais cedo. Se você é sedentário, tem que praticar atividade física; se fuma, tem que abandonar o cigarro. O maior fator de risco da história das doenças cardiovasculares é o tabagismo. Uma vez tendo a doença é preciso entrar em contato com uma unidade de pronto atendimento ou contactar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em casos extremos", falou.

Do Portal Cleriston Silva PCS

Clique AQUI e siga o Ichu Notícias nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.