TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 19 de junho de 2025

ICHU - Fiéis católicos mantêm tradição dos tapetes de Corpus Christi

Nesta data, a Igreja Católica celebra a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.
Fiéis católicos de Ichu mantêm a tradição de confecções de tapetes para as celebrações de Corpus Christi, nesta quinta-feira (19). Na data, a Igreja Católica celebra a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.


O Dia de Corpus Christi, celebrado pela Igreja Católica, é uma solenidade que exalta a presença real de Jesus Cristo na Eucaristiao Corpo e o Sangue de Cristo. A data é comemorada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, rememorando a Quinta-feira Santa, dia da instituição da Eucaristia durante a Última Ceia.
A confecção dos tapetes em Ichu começou bem cedo com a participação de padre Rodrigo Pinheiro que é responsável pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e diversos fiéis entre crianças, jovens e adultos que mostraram muita criatividade com as artes espalhadas pelo centro da cidade.
“Corpus Christi” significa “Corpo de Cristo” em latim, e a celebração surgiu no século XIII por meio da devoção da freira Juliana de Mont Cornillon, na Bélgica, e foi instituída oficialmente pelo Papa Urbano IV, em 1264, com a bula Transiturus de hoc mundo.
No Brasil, a data é marcada por missas solenes e procissões pelas ruas, onde os fiéis confeccionam tapetes coloridos feitos de serragem, flores, areia e outros materiais, representando símbolos e passagens bíblicas. Essa tradição é uma forma de homenagear Jesus presente na hóstia consagrada, que é levada em procissão pelo sacerdote.

Mais do que uma celebração litúrgica, o Corpus Christi convida todos os cristãos à adoração, à reflexão e ao fortalecimento da fé na presença viva de Cristo na Eucaristia. É um momento de unir a comunidade em oração, arte e devoção, reconhecendo a centralidade da Eucaristia na vida cristã.  
Durante esse momento, o Site AL NOTÍCIAS entrevistou Padre Rodrigo que falou sobre esse momento importante do Corpus Christi e também tratou da nova cobertura da Igreja Matriz.
Ainda na programação houve uma Missa na Igreja Matriz e em seguida Procissão passando pelos tapeetes.
Redação do AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.