O momento foi marcado pelo compromisso com a democracia, o diálogo e a defesa de uma assistência social pública, gratuita e de qualidade.
Nesta quarta-feira, 09 de julho, o município de Ichu realizou a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, um importante espaço democrático de debate e construção coletiva. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidadania.
Estiveram presentes na mesa o Prefeito José Gonzaga Carneiro, a Secretária Municipal de Promoção Social e Cidadania, Gabriela Barbosa, Douglas Oliveira (Secretário de Administração e Governo), Anderson Luiz (Secretário Municipal de Finanças), Antonio George (Secretário de Obras), Cristiana Brito (Secretária de Agropecuária e Meio Ambiente), Ana Célia (Diretora de Cultura), Edcarlos Araújo (Coordenador da Vigilância Socioassistencial), Sintia Naiala (Diretora de Cidadania), Nairan Ramos (Coordenadora do CRAS), Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Josileide Santos de Jesus Silva, vereador Carlos Lima (Carleone), representando a Câmara Municipal, estando ainda os vereadores Lennon Borges, Edvaldo Apolônio “Arraia” e Manoel Robson, além da vereadora Celidalva, Maria Liene (APAE), demais integrantes do Poder Público e Sociedade Civil.
Antes das falas dos presentes na mesa, houve apresentação de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE que participam de Oficinas do CRAS. Na oportunidade, eles levaram muita emoção ao cantarem três músicas acompanhados por Wagner Ziurgen, Oliveira e Aldeon Michael.
Josileide Santos, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, afirmou que: O SUAS, para nós, não é só benefício. Não é só cestas, passe livre, programas.
O SUAS é quando a assistente social olha no nosso olho e diz: “você não está só”. É quando a psicóloga do CREAS ajuda a reconstruir um pedaço da vida que parecia destruído. É quando o grupo de convivência vira nossa segunda família. É quando um técnico administrativo, que ninguém vê, luta nos bastidores para que tudo funcione. Cada conquista do SUAS nos últimos 20 anos foi uma vitória para todos nós. Foi a construção dos CRAS e CREAS nos bairros, levando dignidade onde antes só havia esquecimento. Foi a ampliação dos serviços, dos benefícios, dos vínculos. Foi a proteção social chegando até as famílias mais invisibilizadas. Foi, e ainda é, resistência. Resistência contra o descaso, contra a indiferença, contra os cortes, contra a desvalorização.
A Secretária de Promoção Social e Cidadania, Gabriela Barbosa, convidou toda a sua equipe, afirmando que era com muita gratidão, entusiasmo estava dando início a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. Conforme a Secretária, a sua equipe é que mantém a rede SUAS de Ichu fortalecida e protegida.
Gabriela afirmou que neste ano especial, celebramos duas décadas do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, um verdadeiro divisor de água para a proteção social no Brasil. O SUAS não é uma estrutura abstrata, ele é feito de pessoas, histórias e resistências. Ele existe para garantir direitos, proteger vidas, promover cidadania e equidade.
Aqui em Ichu, estamos fortalecendo essa rede com muito esforço e amor, ampliando nossos serviços, qualificando nossas equipes e buscando sempre o cuidado humanizado e o acolhimento digno, declarou a Secretária.
Em primeira mão, a Secretária oficializou e anunciou a ampliação das oficinas de violão e Jiu-Jitsu não apenas na sede, mas também na zona rural.
O Prefeito José Gonzaga por sua vez, fez uma explanação breve, começando elogiando a união da equipe da Secretaria de Promoção Social e Cidadania.
Ele relembrou algumas das ações da sua gestão na pasta da Assistência Social, como o apoio ao Conselho Tutelar, PAA Leite, melhorias na estrutura dos espaços e ampliação dos serviços do CRAS, Bolsa Família e tantos outros atendimentos que foram reforçados.
Gonzaga disse que nesses quatros anos e meio que está à frente do município procurou não descuidar dessa tão importante área, e que continuará apoiando incansavelmente as ações.
Terminadas as falas da mesa, houve a leitura e aprovação do Regimento e em seguida a Palestra Magna com Maria Aparecida Fontes vinda de Salvador, ela que é Servidora Público Estadual, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Diretora de Monitoramento Estratégico da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia e Conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social.
A palestrante trabalhou o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, na conferência reuniu profissionais da área, representantes do poder público, usuários dos serviços e membros da sociedade civil para refletir sobre os avanços conquistados, os desafios enfrentados e as perspectivas futuras da política de assistência social no município.
No período da tarde, foram divididos os grupos em Eixos e discutidas propostas e diretrizes que visam fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Ichu, ampliando o acesso da população aos direitos sociais, promovendo a cidadania e consolidando ações de proteção social.
Eixo 2: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional.
Eixo 3: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
Eixo 4: Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
Encerrado o momento dos Eixos, os participantes voltaram para o Auditório quando as propostas de cunhos Municipal, Estadual e Federal foram apresentados e votados pelos delegados com direito a voto.
A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, também teve como objetivo eleger delegados que representarão o município na etapa estadual em sua 15ª Edição contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas a partir da escuta e da participação popular.
Pela Sociedade Civil, Josileide Santos ficou como Titular e Sival Conceição Suplente. Já pelo Poder Público, Diana Santiago foi eleita Titular, enquanto Girlene Araujo ficou na suplência.
Josileide Santos e Diana Santiago representarão Ichu na etapa Estadual, sendo substituídas pelos suplentes em caso de necessidade.
O momento foi marcado pelo compromisso com a democracia, o diálogo e a defesa de uma assistência social pública, gratuita e de qualidade.
Redação do AL NOTÍCIAS





























Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.