Professor e líder comunitário Samuel Pedro comemora o momento de etnoturismo e promoção a difusão do étnico, tendo turismo como uma forma de sustentabilidade e ganho para a comunidade
Este ano de 2025 está sendo marcado por visitas de várias escolas no Quilombo de Flor Roxa localizado na comunidade de Praianos em Ichu, divisa com o município de Serrinha, na região do sisal. Momento importante para o local que está sendo bastante comemorado pelo professor e líder da comunidade Samuel Pedro.
Desde que o ano começou várias escolas já visitaram à comunidade, onde os alunos, juntamente com os professores, coordenação e diretores escolares buscam conhecimento sobre a história e cultura deste lugar que possui muito valor histórico, uma das principais comunidades quilombolas da nossa região de quase 200 anos de existência.
Na última quinta-feira, 10 de julho de 2025, quem esteve visitando o local foi uma escola particular do município de Serrinha e durante a visita de campo foram fortalecidos os projetos culturais da unidade de ensino, assim como tem acontecido com as demais escolas.
Segundo o líder Quilombola e professor Samuel Pedro, várias escolas estão procurando a comunidade para novas visitas ainda este ano. "Outras escolas estão nos procurando e novas visitas irão acontecer ainda este ano. São trabalhos fundamengais para o aprendizado de todos, inclusive no Novembro Negro, experiências as quais a comunidade vai celebrar, abraçar e fazer valer uma segunda etapa do nosso trabalho que é o etnoturismo na promoção a difusão do étnico, tendo o turismo como uma forma de sustentabilidade e de ganho para a comunidade", disse ele.
Samuel ainda ressalta a importância destes momentos para a comunidade. "Como líder desta comunidade remanescente, descendente do clã Firmino em Praiano eu vejo com bons olhos essa nova fase, onde as escolas tem feitos essas visitas, sendo um marco, um fenômeno ímpar, é a primeira vez que isso acontece, pois muitos hoje tem se mostrado interessado em nos visitar e fazer trabalhos de escola em nossa comunidade, vindos de várias regiões. No ano passado por exemplo, a gente teve visitas, mas esse ano tem sido maior a procura, inclusive com previsão de escolas de Barrocas, tanto da rede pública como também da particular. Recentemente recebemos a visita das escolas do Subaé, a Valdir Cerqueira de Tanque Grande que recebe alunos de várias comunidades da região e outra particular de Serrinha que esteve aqui na quinta-feira (10), isso nos deixa muito feliz, grato e ainda mais fortalecido", finalizou o líder comunitário.



.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)











Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.