TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 12 de julho de 2025

Jovem de Conceição Coité tem foto da Lua publicada pela NASA e conquista reconhecimento internacional

Com quase  900 mil inscritos em seu canal no YouTube , voltado à astronomia, Alex chamou a atenção da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e teve uma de suas fotografias publicadas no site oficial do órgão
O jovem Alexsandro Mota, de 25 anos, natural de Conceição do Coité e morador do distrito de Bandiaçu, alcançou um feito extraordinário neste sábado (12). Com quase  900 mil inscritos em seu canal no YouTube, voltado à astronomia, Alex chamou a atenção da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e teve uma de suas fotografias publicadas no site oficial do órgão.

A imagem, que retrata a Lua Cheia em toda sua magnitude, foi selecionada como destaque na tradicional Astronomy Picture of the Day (APOD) — Fotografia Astronômica do Dia — uma das maiores vitrines da astrofotografia no mundo.  


ALEXSANDRO
Em entrevista à jornalista Rafaela Rodrigues, o criador do canal “Mistérios do Espaço” contou que perseguia essa conquista há quase uma década. “Há oito anos tento registrar algo que pudesse se destacar mundialmente. E, finalmente, no dia 12 de julho, consegui fazer um clique que impressionou a equipe da NASA”, celebrou.

Alex destaca que o reconhecimento é ainda mais especial porque ele não é fotógrafo profissional. “Estou muito feliz. É algo extremamente difícil de conquistar. Exige muita técnica, paciência e dedicação. Pelos meus conhecimentos, dez brasileiros conseguiram esse reconhecimento até hoje”, relatou, visivelmente emocionado.  

Apesar de não atuar profissionalmente como fotógrafo, Alex se dedica com afinco à divulgação científica por meio do seu canal, que vem se tornando referência no Brasil entre os apaixonados por astronomia. Todo o material divulgado, incluindo imagens do espaço, é produzido por ele mesmo, como parte de um hobby que começou na adolescência.  

A conquista de Alexsandro reforça o poder da internet em democratizar o conhecimento e mostrar talentos que, mesmo longe dos grandes centros, têm potencial de alcance global. Seu exemplo inspira outros jovens da região Sisaleira a acreditar em seus sonhos, por mais distantes que eles pareçam.  

Confira abaixo o registro que levou o nome de Conceição do Coité ao site da NASA:
Fonte: Portal Raízes / Foto: Alexsandro Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.