Evento foi realizado pelo Instituto de Arte e Capoeiragem de Ichu – IACI realizou entre os dias 29 a 31 de agosto
O Instituto de Arte e Capoeiragem de Ichu – IACI realizou entre os dias 29 a 31 de agosto, a XIV Edição do Festival de Arte e Capoeiragem em Ichu e Queimada do Cedro em Conceição do Coité.
O evento reuniu mestres, professores, capoeiristas e admiradores da arte de todo o estado, fortalecendo a tradição da capoeira como manifestação cultural, esportiva e de resistência. Durante os três dias, foram realizadas rodas, oficinas, apresentações culturais e momentos de integração entre diferentes grupos.
A programação na sede contou com Vivência e Produção Autoral de Músicas Capoeiranas; Oficina de Capoeira para crianças e adolescentes; Oficina de Capoeira para adultos; Roda de Capoeira; Rodas de Capoeira; Cerimônia de Formatura; Batizado e Troca de Cordas; Festival de Repente; Cantoria de Músicas Capoeiranas (autorais ou interpretações) e Samba de Roda.
Já em Queimada do Cedro, o evento teve prosseguimento com Caminhada com toque de berimbau na sede do Centro de Cultura e Artes do Cedro. CCAC; Roda de Capoeira para crianças; Apresentação do grupo de dança “As Tops do CCAC” e Capoterapia com Mestre Ponteiro; Roda Aberta de Integração; Batizado e Troca de Cordas e Almoço.
O festival se consolidou como um dos mais importantes do gênero na região, Movimentando não apenas os amantes da capoeira, mas também o público em geral, que pôde prestigiar de perto toda a energia, a musicalidade e a beleza dessa expressão cultural genuinamente brasileira.
O professor Negão fez um balanço do evento para o AL NOTÍCIAS
Olá, André, comunidade ichuense, internautas. É com muito prazer e satisfação que venho, através deste meio de comunicação, o site AL Notícia, falar da realização do 14º Festival de Artes e Capoeiragem de Ichu e Queimada do Cedro – Conceição do Coité. O evento foi realizado com grandes emoções e saberes populares.
Contamos com a presença de diversos capoeiristas de várias cidades e território do Sisal e outros municípios. Contamos também com a presença dos pais de alunos, sociedade civil, poder público, instituições organizadas. Além da formatura, batizado e troca de cordas, tivemos a nossa noite cultural, revelando muitos talentos com vivências importantíssimas para a formação sociocultural e educacional dos nossos alunos.
André, eu quero, nesse momento, agradecer imensamente ao nosso gestor, ao prefeito José Gonzaga, ao Secretário de Finanças, o senhor Anderson, o Secretário de Educação, o senhor Leonam, a Diretora de Cultura, a senhora Célia Hilário, o presidente do projeto Mus e Brasil, o senhor Jailson Santos. Essas pessoas foram de fundamental importância para a garantia do sucesso do nosso evento. Essas pessoas atenderam as minhas perspectivas, patrocinando, atendendo os meus pedidos para a realização do nosso festival.
Eu também, André, quero agradecer imensamente a todos aqueles demais apoiadores que não foram citados, que também foram de fundamental importância a cada particularidade que contribuiu para a realização do nosso festival. André, eu também quero frisar a importância do que foi o festival para mim, não só por poder proporcionar para a nossa comunidade mais um festival, mas por contribuir com a formação sociocultural e educacional das nossas crianças, da nossa sociedade, dos nossos alunos. Esse evento realizou muitos talentos assim como jamais em outros eventos foram realizados.
Jovens e adolescentes com muitos saberes culturais, com muita capacidade técnica, com talentos, assim que irradiou o nosso festival e que nos despertou o gatilho para continuar com o trabalho cultural dentro dos nossos municípios. Eu também quero frisar a importância do comprometimento do nosso gestor, do nosso prefeito José Gonzaga, em focar no desenvolvimento do nosso município em todos os aspectos e no âmbito cultural não tem sido diferente. Ele tem reconhecido, tem apoiado, tem permitido que os seus secretários abracem essa causa.
E nós, André, do Instituto de Artes e Capoeiras de Ichu, não somos diferentes. Somos pessoas que estamos liderando com muito comprometimento, com foco e eficácia, procurando cada vez mais nos qualificar para, assim, oferecer o nosso melhor para a formação da nossa comunidade. Eu ainda quero frisar que sempre atuamos com o princípio da equidade, procurando oferecer sempre o nosso melhor para a nossa comunidade e formar pessoas altamente qualificadas para atuar no mercado do trabalho. Acredito também que nós que estamos na base, na liderança, temos sim que saber nos posicionar sempre para saber dialogar, saber passar mensagem, saber ocupar os nossos espaços onde nós vivemos.
Então, André, foi um final de semana com muitas realizações, com muito sucesso e eu agradeço imensamente a todas essas pessoas que contribuíram para a realização do nosso festival.
Redação do AL NOTÍCIAS





















Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.