Segundo o especialista, o cavalo provavelmente sofre de habronemose, uma infecção causada por larvas de moscas que se instalam em feridas abertas, provocando lesões de difícil cicatrização
Após a circulação de um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (04), em que um homem afirma que um cavalo teria “levado um tiro de calibre 12”, o Portal Raízes buscou um profissional especializado para esclarecer o caso e avaliar a veracidade da informação.
![]() |
| Jamson Rocha |
Segundo o especialista, o cavalo provavelmente sofre de habronemose, uma infecção causada por larvas de moscas que se instalam em feridas abertas, provocando lesões de difícil cicatrização.
“Essa ferida pode ter surgido devido à falta de cuidados e ao tempo em que o animal permaneceu solto, o que agravou o quadro clínico com a miíase (nome dado à infestação de larvas de moscas em tecidos vivos de pessoas ou animais”, explicou o veterinário a jornalista Rafaela Rodrigues.
Jamson destacou ainda que as chances de o cavalo ter sido vítima de um disparo são praticamente nulas, já que um tiro de calibre 12 causaria perfurações extensas e atingiria órgãos vitais, como o intestino, levando o animal a óbito em pouco tempo.
O profissional reforçou a importância do acompanhamento veterinário e do tratamento adequado, que inclui limpeza local, uso de vermífugos e controle de moscas.
“Com os cuidados corretos, o cavalo tem boas chances de recuperação em aproximadamente 60 dias”, finaliza.
Redação do Portal Raízes | Fotos: Redes sociais















Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.