Programação reúne artistas e professores de música do Brasil e do exterior no Cineteatro Santo Antônio
Conceição do Coité voltará a ser o centro da música no interior da Bahia entre os dias 02 e 07 de fevereiro de 2026 com a realização da segunda edição do Festival de Música do Sisal (FEMUSISAL), evento dedicado à formação e difusão musical, com oficinas e espetáculos gratuitos.
![]() |
| Foto: Robson di Almeida |
Pela primeira vez no Brasil, Tim Bernhardt chega ao FEMUSISAL para conduzir uma oficina imersiva de construção de instrumentos musicais com madeira de agave (sisal). O luthier atua há mais de trinta anos no deserto da Espanha explorando o potencial acústico, artesanal e cultural da planta que é tão familiar aos sisaleiros da Bahia.
“Vejo este festival não apenas como um espaço artístico, mas também como uma plataforma social e cultural onde a música, o artesanato e o sisal se tornam ferramentas de transformação e de futuro para o território”, declara.
![]() |
| Foto: Robson di Almeida |
“Estarei lá em Conceição do Coité, onde constatei a força da transformação social pela música. Uma educação musical inovadora voltada para a comunidade local, onde o sisal transmutou em instrumento musical”, escreveu Magali. “É uma fonte que me renova”, revelou.
APRESENTAÇÕES MUSICAIS
A abertura do festival, no dia 2 de fevereiro, será com o Reisado de Cabaceiras, grupo tradicional de Conceição do Coité, seguido do show do cantor Mayu Calumbi, da França.
No dia 5, a programação é dedicada às vozes da música popular e afro-brasileira da Bahia, com a noite “Canto do povo de um lugar”. Já no dia 3, o palco é reservado aos artistas coitenses, e o dia 4 reúne orquestras e um quarteto de cordas.
Outro destaque é a noite “Arcos Brasileiros”, no dia 6, com apresentação de Ricardo Herz e Vanille Goovaerts, de São Paulo, e participação da Orquestra Santo Antônio, anfitriã do evento. “Pra mim é um grande prazer poder participar do festival, tanto como professor quanto como solista e compositor. Vai ser muito lindo conhecer a Orquestra e tocar com eles”, disse Ricardo.
O encerramento, no dia 7, será marcado pela final do Concurso de Música Instrumental Autoral do Sisal, que vai premiar os vencedores com R$ 30 mil em dinheiro.
Para assistir às apresentações presenciais, o público deve retirar ingressos gratuitos pela plataforma online. Os espetáculos também serão transmitidos ao vivo pelo canal no YouTube.
TRANSFORMAÇÃO PELA MÚSICA
O FEMUSISAL é fruto de um sonho que começou muito tempo atrás, em 2008, quando foi criado o Projeto Santo Antônio de Música na periferia de Conceição do Coité, dando origem à Orquestra Santo Antônio e a outras diversas iniciativas como o projeto de fabricação de instrumentos Som do sisal.
Com reconhecimento nacional e apoio de políticas públicas, o projeto construiu o ponto de cultura Cineteatro Santo Antônio, um dos equipamentos culturais mais relevantes da região, com capacidade para 300 pessoas, estrutura profissional de sonorização, iluminação e climatização, além de um salão de exposições, um ateliê de luteria, um estúdio e salas de aula.
O músico André Alves, brasileiro, radicado em Portugal há nove anos, é um das centenas de jovens que tiveram suas vidas transformadas pela música e pela educação em Conceição do Coité. Ele retornará à cidade especialmente para se apresentar no FEMUSISAL.
“Voltar ao Brasil como músico convidado é uma honra imensa, especialmente para compartilhar o conhecimento que adquiri no exterior. Minha pedagogia e meu estilo de tocar foram moldados por essa trajetória, e o talento que hoje reconhecem em mim nasceu justamente graças ao apoio e às oportunidades do Projeto Santo Antônio de Música [hoje Instituto Cultural Alto da Colina]".
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
SERVIÇO
- O QUE: Festival de Música do Sisal (FEMUSISAL)
- QUANDO: 02 a 07 de fevereiro
- ONDE: Cineteatro Santo Antônio, Conceição do Coité-BA
- QUANTO: Gratuito. Retire seu ingresso aqui.
Confira a programação dos espetáculos:
Segunda-feira (02/02)
- 19h - Reisado de Cabaceiras
- 20h - Cerimônia de abertura com Josevaldo Nim (diretor geral do FEMUSISAL), Sara Prado (diretora geral da FUNCEB), Magali Kleber (educadora musical e CEO do Festival de Música de Londrina)
- 20h30 - Show com Mayu (França)
Terça-feira (03/02)
- 20h - Noite da Música Coiteense com Ivan Costa, Fernanda Santos, Ju Maestro, Eugênio Brasil, Ju Ferraz, Miudinho, Mariana Matos, Acsa Bruna e YuteVibes
Quarta-feira (04/02)
- 20h - Noite das Orquestras com Quarteto de Cordas (Alexandre Casado, Uiler Moreira, Iberê Carvalho e Thomaz Rodrigues), Orquestra Sisaleira e Orquestra das Meninas de Coité com participação de CLARICE.
Quinta-feira (05/02)
- 20h - Noite “Canto do povo de um lugar” com Coral Juventude Arte do Recôncavo (CJAR), Coro Infantojuvenil do Núcleo Territorial do NEOJIBA Feira de Santana, Coral da Região Sisaleira e Coro InfantoJuvenil do CRS
Sexta-feira (06/02)
- 20h - Noite “Arcos Brasileiros” com Ricardo Herz e Vanille Goovaerts e participação da Orquestra Santo Antônio
Sábado (07/02)
- 20h - Final do Concurso de Música Instrumental Autoral do Sisal
Com informações de Iris Brito Lopes
















Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.