TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Território do sisal – Chuva com trovões e relâmpagos chegam a cidades da região e granizo é registrado em Valente

Fenômeno surpreendeu moradores das comunidades de Valilândia e Queimada do Curral; entenda como se forma a chuva de granizo
A chuva que começou a cair no início da noite desta quinta-feira (19) em diversas cidades do território do sisal chamou a atenção da população não apenas pelo volume, mas também pela intensidade dos fenômenos associados.

Moradores relataram a ocorrência de fortes trovões e relâmpagos em vários municípios da região, cenário típico de tempestades mais intensas, que costumam causar apreensão, principalmente em áreas rurais.

Granizo surpreende moradores em Valente
No município de Valente, a chuva veio acompanhada de um fenômeno ainda mais raro para a região: a queda de granizo. Moradores das comunidades de Valilândia e Queimada do Curral registraram pequenas pedras de gelo durante o temporal, o que gerou surpresa e curiosidade.
Como e por que ocorre o granizo?
O granizo se forma dentro de nuvens de tempestade muito altas, chamadas cumulonimbus. Nessas nuvens, existem correntes de ar muito fortes que empurram gotículas de água para regiões extremamente frias da atmosfera.

Ao subir, essas gotículas congelam e viram pequenas pedras de gelo. Com o movimento intenso dentro da nuvem, elas podem subir e descer várias vezes, ganhando novas camadas de gelo, como uma “bola de neve”.

Quando essas pedras ficam pesadas demais e as correntes de ar já não conseguem sustentá-las, elas caem em forma de granizo.

Apesar de ser mais comum em regiões do Sul e Sudeste do Brasil, o granizo também pode ocorrer no Nordeste em situações específicas, principalmente quando há grande instabilidade atmosférica, calor intenso durante o dia e formação de nuvens muito carregadas no período da noite.

Até o momento, não há informações sobre danos causados pelo fenômeno nas localidades citadas, mas o episódio chamou a atenção dos moradores e reforça a força das mudanças climáticas e das variações do tempo na região.

A recomendação é que, durante tempestades com raios, a população evite áreas abertas, não se abrigue debaixo de árvores e procure locais seguros até que o tempo se estabilize.

Fonte: Calila Notícias / CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.