TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 1 de abril de 2026

Deputado Marcinho Oliveira e ex-prefeito de Serrinha são alvos de operação da Polícia Federal que investiga desvio de verbas públicas

A movimentação de agentes federais chamou a atenção em diversos pontos onde ocorreram as diligências, principalmente em Serrinha e Salvador
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (1º), uma operação de busca e apreensão que teve como principais alvos o deputado estadual Marcinho Oliveira (PRD) e o ex-prefeito de Serrinha Adriano Lima, pré-candidato a deputado e que se filiou recentemente ao PSD. A ação ocorre no âmbito de uma investigação que apura um esquema de desvio de verbas públicas no interior da Bahia.

Marcinho Oliveira ex-vice-prefeito de Santaluz e atualmente cumpre o
primeiro mandato de deputado estadual
Operação em várias cidades
Segundo o site Bahia Notícias, as diligências foram realizadas em Salvador, Serrinha, Santaluz, Araci e Feira de Santana. Na capital baiana, equipes da PF estiveram na Assembleia Legislativa da Bahia e no condomínio Le Parc, localizado na Avenida Paralela, onde fica a residência do parlamentar.

Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Durante a operação, foram recolhidos aparelhos eletrônicos, documentos e valores em espécie, que passarão por perícia.

Como funcionava o esquema
De acordo com as investigações, o esquema envolvia fraudes em licitações para contratação de empresas de locação de veículos no município de Serrinha, entre os anos de 2017 e 2024, período em que Adriano Lima esteve à frente da gestão municipal.
Após dois mandatos seguidos de prefeito de Serrinha, Adriano Lima está
correndo trecho como pré-candidato a deputado
A PF aponta que o então gestor, junto a servidores públicos, teria atuado em conluio com a empresa vencedora e outras empresas cooptadas para direcionar os processos licitatórios.

Após a suposta fraude, o proprietário da empresa — identificado como ex-vice-prefeito de um município da região e atualmente ocupante de cargo eletivo na Assembleia Legislativa — realizava transferências bancárias e pagamentos em espécie a servidores e gestores públicos.

Segundo a apuração, os valores pagos teriam origem em superfaturamento de contratos e na não execução dos serviços contratados.

Crimes investigados

A operação investiga a prática de diversos crimes, entre eles:
  • fraude à licitação;
  • desvio de verbas públicas;
  • lavagem de capitais;
  • organização criminosa.
Repercussão
A movimentação de agentes federais chamou a atenção em diversos pontos onde ocorreram as diligências, principalmente em Serrinha e Salvador. Até o momento, a Polícia Federal não divulgou detalhes adicionais sobre todos os envolvidos nem sobre o andamento das investigações.

A operação reforça o cerco a irregularidades na aplicação de recursos públicos no interior da Bahia, com foco em contratos administrativos e possíveis esquemas estruturados dentro da administração municipal.

Marcinho se pronuncia
O deputado estadual Marcinho Oliveira se pronunciou sobre o caso, confira.
O ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Adriano Lima também se manifestou publicamente através das redes sociais, confira.
Leia também
Fonte: Calila Notícias / CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.