TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Trabalhador de companhia elétrica morre e outro fica ferido após acidente em subestação de energia na BA; apagão afetou 21 cidades

Vítimas foram socorridas e internadas, mas uma delas não resistiu. Abastecimento de água, internet e outros serviços foram interferidos após queda do fornecimento na região. 
Foto: Pauta Quente Notícias
Um funcionário terceirizado de uma companhia elétrica morreu e outro ficou ferido, após receberem uma descarga elétrica, na última quinta-feira (11/06), em Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano


Segundo a Axia Energia, os homens faziam um serviço pré-programado em uma subestação de energia, quando ocorreu o acidente.  

No mesmo local, ocorreu uma falha que deixou parte de 21 municípios da região sem energia elétrica. Apesar disso, a empresa destaca que as situações não possuem relação.  

As vítimas foram identificadas como Josenir Damaceno Brito, de 32 anos, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos, e Fabiano Conceição Cerqueira, também de 32 anos, que permanece sob cuidados médicos.

Conforme apurou a TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região, a vítima que morreu teria sido arremessada de uma altura de 15 metros.

O homem e o colega foram inicialmente socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital Municipal, porém, em seguida, foram transferidos para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, na cidade vizinha.

Segundo a unidade de saúde, Fabiano Conceição Cerqueira teve queimaduras de primeiro grau e tem quadro considerado estável. Não há detalhes sobre o sepultamento de Josenir.  

Em nota, a Axia Energia manifestou "profundo" pesar pela morte do trabalhador e se solidarizou com os familiares e amigos dele. "A empresa está prestando todo o apoio necessário aos familiares de Josenir e de Fabiano, além de acompanhar de perto a assistência ao colaborador hospitalizado".

A companhia disse ainda que as causas do acidente estão sendo "rigorosamente" apuradas pela empresa, em conjunto com a prestadora de serviços e os órgãos competentes.  

Transtornos do apagão
No início da tarde, o fornecimento foi totalmente retomado, segundo a Neonergia. No entanto, durante a manhã, a falta de energia elétrica causou problemas aos moradores dos municípios afetados. Houve registros de oscilações e interrupções no fornecimento de energia em:  
  • Feira de Santana; 
  • Irará; 
  • Ouriçangas; 
  • Água Fria; 
  • Pedrão; 
  • Coração de Maria; 
  • Anguera; 
  • Antônio Cardoso; 
  • Santo Estevão; 
  • Ipecaetá; 
  • São Gonçalo dos Campos; 
  • Conceição do Jacuípe; 
  • Amélia Rodrigues; 
  • Serra Preta; 
  • Sapeaçu; 
  • Cruz das Almas; 
  • Castro Alves; 
  • Cabaceiras do Paraguaçu; 
  • Maragogipe; 
  • São Felipe; 
  • Conceição do Almeida.
Em Feira de Santana, a falta de energia impactou lojas, estabelecimentos comerciais, serviços de telefonia e sinais de internet.
Foto: Raphael Mascarenhas | TV Subaé
Segundo o Sindicato do Comércio da cidade (Sicomércio), a ocorrência afetou diretamente as atividades do setor, especialmente em um período de aumento nas vendas por causa do Dia dos Namorados.  

Além de Feira, a queda de energia também interrompeu o abastecimento de água em Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis. Com a normalização da energia, a distribuição de água tem sido retomada gradativamente.  

Enquanto o serviço não é totalmente normalizado, a empresa orientou que os moradores façam uso econômico da água armazenada nos reservatórios.

Leia o que informou a Coelba 
"Está normalizado o fornecimento de energia para Feira de Santana e região, após a solução de uma ocorrência, identificada na manhã desta quinta-feira (11/06), no sistema de transmissão que atende a Neoenergia Coelba e que é operado por outra empresa.  

Após a autorização do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico - para recomposição do sistema, as equipes da Neoenergia Coelba atuaram em conjunto com a empresa transmissora para realizar as medidas necessárias e restabelecer o fornecimento de energia, no menor tempo possível".  

Leia o que informou a Axia 
"A AXIA Energia informa que, na manhã desta quinta-feira (11), ocorreu um grave acidente durante a execução de serviços de recomposição das instalações na Subestação Governador Mangabeira, na Bahia.  

Dois colaboradores da empresa prestadora de serviços Essencial foram envolvidos no acidente e receberam atendimento imediato no local, sendo posteriormente encaminhados para o hospital.  

Infelizmente, Josenir Damaceno Brito, de 32 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade. Fabiano Conceição Cerqueira, de 32 anos, permanece sob cuidados médicos e segue em avaliação.  

A AXIA Energia manifesta profundo pesar pelo falecimento de Josenir e solidariza-se com seus familiares, amigos e colegas neste momento de dor. A empresa está prestando todo o apoio necessário aos familiares de Josenir e de Fabiano, além de acompanhar de perto a assistência ao colaborador hospitalizado.   

As causas do acidente estão sendo rigorosamente apuradas pela empresa, em conjunto com a prestadora de serviços e os órgãos competentes. A AXIA Energia reitera que a segurança das pessoas é um valor fundamental em suas operações e permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações".

Por g1 Feira de Santana e região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.