TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 9 de outubro de 2010

Conheça todo o procedimento na produção da farinha de mandioca

Raspagem ou limpeza das raízes de mandioca: A farinha de mandioca que faz parte do cardápio na mesa de muitas famílias brasileira passa por um enorme processo de preparação antes de chegar na mesa dos brasileiros, em especial dos nordestinos que não abre mão dela de jeito nenhum.

Nas fotos a seguir, mostramos todo o procedimento de limpeza ou raspagem das raízes da mandioca, que daqui segue para os demais processo que são ralagem, prensagem, peneiração e por fim a torragem ou secagem que é o processo final da farinha de mandioca.

Vale salientar que até as raízes chegarem aqui na casa de farinha, já passou por outros processos no campo que durou cerca de 10 a 12 meses no plantio, cultivo e arranca.

Muitas das vezes ao consumirmos a farinha da mandioca não imaginamos o processo que se deu até a farinha chegar em nossas mesas, tão pouco imaginamos o trabalho árduo dos agricultores para fazer chegar até todos nós este alimento rico em nutrientes para o sustento de nossa família.

Ralagem das raízes de mandioca: Este é um processo que requer muito cuidado para não sofrer acidente visto que muitas pessoas hoje estão com dedos mutilados ou aleijados devido ter sofrido acidentes neste rolo que tem lâminas muito afiadas.


Após as raízes serem limpas no processo de raspagem são levadas para este equipamento conhecido como roudete onde uma pessoa, na maioria das vezes mulheres, fazem o serviço de ralagem e em seguida é enviado para o processo de prensagem, seguida por peneiração e por fim torragem.

Prensagem da massa para retirada da umidade (líquido): Este processo é logo após a ralagem das raízes e serve para escoar todo o líquido "água" existente na massa, onde daqui segue para o processo de peneiração.  

São colocados diversas camadas de massa enrolada num saco nylon  dentro desta prensa e a cada 20 minutos são pressionado através de um macaco hidráulico fazendo com que escoem toda a água para as gamelas que ficam abaixo da prensa.

Peneiração da massa para secagem ou torragem da farinha: Este processo é essencial para separação dos indesejáveis, ou seja, os produtos mais pesados que ficam na massa. Tudo que fica retido nesta peneira é chamado de crueira que é reaproveitado como ração para animais como galinhas e porcos.  

Vale salientar que até aqui, este produto já passou por processo de raspagem, ralagem e prensagem, sendo que daqui segue para o processo final de secagem.

Processo final - Torragem da farinha: Este é o processo final da fabricação da farinha que após todo procedimento de preparação com raspagem, ralagem, prensagem e peneiração, aqui a massa é torrada através deste forno térmico onde é aquecido a lenhas da mata com a finalidade de secar a massa por completo e dar o gosto ideal na farinha. 

Este procedimento segundo Liontino Neto mais conhecido como BEL que era o "forneiro" no dia da reportagem, leva cerca de 5hs por cada prensa ou batelada de aproximadamente uma saca e meio (90lts). Ele afirmou ainda que o segredo é ficar todo tempo movimentando a massa até dar a sua tonalidade e em especial o sabor desejado.

A partir da secagem a farinha segue para armazenamento em reservatórios apropriados e posteriormente segue para a mesa da população.
Por Valdir Carneiro // Ichu Notícias
CONFIRA AS FOTOS:
 Raspagem ou limpeza das raízes de mandioca

 Ralagem das raízes de mandioca

 Prensagem da massa para retirada da umidade

 Peneiração da massa para secagem ou torragem da farinha

Processo final - Torragem da farinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.