TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mistério em Barrocas. Piso de Lanhouse está com temperatura muito acima do normal:

Fatia de queijo foi colocado e derreteu como numa chapa, conforme mostra o proprietário.


O proprietário do imóvel Rubenilson Queiróz Nogueira mostra a parte mais quente do piso que pode chegar a 50º C.
Seria exagero dizer que ninguém consegue pisar descalço no chão de uma Lanhouse por até um minuto, devido a forte temperatura que está vindo do solo? Você conhece a temperatura da areia da praia ou o asfalto em dia de sol forte?  Pois bem, o piso da Lanhouse, Dany Lazer Center filial, situada a Rua Antônio Pinheiro da Mota, centro da cidade de Barrocas, vem aquecendo desde domingo (12).
O local funciona também a redação do Jornal A Nossa Voz que possui página na internet. A descoberta do aquecimento do piso partiu do adolescente Oslan de Queiroz Ferreira, 15 anos. Segundo ele, eram 20h30 de domingo, quando passava para uma das salas, onde estão os computadores e ao atravessar a porta percebeu um aquecimento estranho vindo do solo. “Eu tirei a sandália e pisei no chão e sentir que o piso estava quente, dai chamei o proprietário Rubenilson e mostrei a ele que também ficou perplexo com aquilo”, relatou o estudante.
De acordo com Rubenilson no momento da descoberta a parte aquecida correspondia a meio metro quadrado e foi aumentando, e no momento que nossa equipe CN esteve no local por volta das 17h desta terça, segundo o dono da lanhouse já atingia a um raio de 2 metros quadrados. Uma equipe da TV Itapoan/Record, tambem esteve fazendo a matéria que pode ser gerada em rede nacional.
Relatou tambem que na noite de sábado as tomadas que alimentam os computadores pareciam fechar curto circuito. Ele desconfia que possa ser algo relacionado a agua e de forma concentrada, já que no quarto onde esta tendo o aquecimento no piso as paredes são úmidas de forma que já colocou azulejos para minimizar a situação. Fora deste quarto não ha umidade, mas existem várias rachaduras em volta.
A população de Barrocas, principalmente da sede tem ido conhecer de perto o fenômeno que ninguém por enquanto se ariscou dizer o que pode ser.  As opiniões são diversas, tem gente que acha que é petróleo, outros dizem que pode ser um lençol freático de águas termo sulfurosas, há que diga ser resultado de fios elétricos por baixo do piso, aterro químico em decomposição e até mesmo algo radiativo. A opinião que pode ter mais fundamento por a cidade está próxima de um lençol freático de águas termo sulfurosas, como é o caso de Caldas do  Jorro, que fica a 60 km.

Garoto aponta para mostrar a situação que ficou a fatia de queijo
O professor de física e química Nyldo Dawson, esteve na tarde de segunda-feira (13) no local e entrou em contato por telefone com um geólogo da Mineração Fazenda Brasileiro (MFB), que fica a 12 km do centro de Barrocas, segundo o professor o profissional disse que há possibilidade de ser realmente provenientes de águas termais, só que não se pode afirmar sem antes cavar o local para analisar o solo logo abaixo do piso.
Quem esteve por lá também foi o geógrafo Marcos Oliveira (Maros Trippa), preferiu apostar na possibilidade de haver fios elétricos abaixo do piso. O professor Ademilson, conhecido por “Cabeça”, acha que utilizando uma furadeira com uma grande “broca”, deveriam ser recolhidas amostras do solo para análise de profissionais da MFB.
Dawson retomou nesta terça e confirmou que retornará a loja para estudar a possibilidade de cortar parte do piso para verificar o que tem abaixo do mesmo, mas tem gente com medo de que aconteça uma explosão.
Em quanto isso o mistério continua, e já são 48 horas, durante esse tempo a área aquecida aumentou assim como a temperatura.

Praça São João - centro de Barrocas
Barrocas está situada na região sisaleira, e juntamente com o município de Luiz Eduardo Magalhães no Oeste do estado são os últimos na Bahia que ganharam autonomia politico-administrativo. Ambos foram Emancipados em 30 de março de 2000. A cidade de acordo com o censo mais recente possui uma população de 14.177 habitantes, está a 190 km de Salvador e faz limite com Serrinha de onde foi emancipada, Teofilandia, onde se encontra a MFB, Araci  e Conceição do Coité.
Fonte: http://www.calilanoticias.com.br/
Por: Raimundo Mascarenhas * texto e fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.