TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Valente realiza limpeza de aguadas públicas:


A Prefeitura disponibilizou duas maquinas para executar o serviço de restauração
do Açude Novo, Povoado de Santa Rita de Cássia, e manutenção da barragem
Com a longa estiagem que assola o município de Valente e todas as regiões diversas aguadas públicas no município, que antes eram fontes de recursos hídricos para enfrentar periodos de longa escassez de água, estão ficando completamente secas. A maioria delas é de grande porte e encontram-se secas pela primeira vez desde quando foram construídas. 

O Governo Municipal de Valente vem realizando serviços de limpeza e restauração desses patrimônios públicos que foram construidos para atender a necessidade e servir a carência da população.   

Mais de 80% das aguadas públicas de Valente já receberam os serviços e estão preparadas para a tão esperada chuva. No sábado (18) duas máquinas realizaram a manutenção de um grande reservatório – conhecido como açude novo, nas proximidades do distrito de Santa Rita de Cássia – que foi construido em 1987 e encheu completamente em 1989. O açude novo foi utilizado por muito tempo como fonte para abastecer o distrito. Em mais de 20 anos esta é a primeira vez que o açude secou e mostrou que  estava com mais de 30% de sua capacidade prejudicada com o acumulo da terra levada pelas correntezas nos periodos de chuva.   

Ainda na região de Santa Rita de Cássia, outro açude que foi construido na década de 70 também secou pela primeira vez. Com o poder de represar água por mais de 1 quilômetro de extensão e sua profundidade de aproximadamente 30 metros (do fundo ao topo da barragem), a aguada estava com muito acumulo de terra. Assim como foi feito com o açude novo, o Prefeito Ubaldino Amaral atendeu ao pedido do Vereador Gilberto Martins e realizou a limpeza do reservatório. Segundo estimativa de Gilberto, foi retirada mais de 1.500 m³ de material dessa represa, o equivalente a mais de 250 caçambadas de terra e lama.
O açude foi construido na decada de 70 e após 30 anos suprindo 
as necessidades dos agricultores, secou pela primeira vez
Atuando como vereador por diversos mandatos, Gilberto Martins diz que só estará tranquilo quando chover para encher todos os tanques e grandes aguadas. Segundo ele, com a ação do Prefeito Ubaldino de autorizar a realização dos serviços de recuperação das aguadas municipais, Valente conseguirá, após as chuvas, enfrentar com tranquilidade as estiagens que virão nos proximos anos. “Depois que Deus nos abençoar com a tão esperada “trovoada”, a garantia de água nós teremos por muito tempo. Podemos enfrentar dificuldades com a falta de alimentos para rebanhos e nas lavouras, mas água teremos por muito tempo!” Afirmou o Vereador.   

O Prefeito Ubaldino está empenhado em realizar os serviços de limpeza dos reservatórios, ele pretende restaurar 100% de todas as aguadas públicas. Em paralelo, Ubaldino busca a aprovação de projetos para a construção de novas barragens para ampliar o volume aqüífero no município. Enquanto  os projetos não são aprovados e as chuvas não vem, o Prefeito mantém uma parceria com o Exercito para atender as necessidades da população rural com o abastecimento de água adequada para o consumo humano. São mais de 300 cargas d’água que a Prefeitura e o Exercito distribuem em diversos povoados e pequenas comunidades rurais.
“Estamos nos esforçando ao máximo para realizar os serviços de restauração dos reservatórios municipais, foi preciso contratar mais maquinas para atender a demanda e deixar o município completamente preparado para enfrentar com menos sofrimento esses tempos que vivemos nos ultimos anos. Estou deixando Valente preparado para ter água por mais vinte anos contínuos. Infelizmente desta vez a estiagem foi mais prolongada do que em anos anteriores o que causou um generalizado esvaziamento de todas as aguadas”. Falou o Prefeito Ubaldino que concluiu citando: “Para se ter uma noção da situação, tudo em Valente secou de uma só vez, Em conjunto com o Exercito, estamos com 05 caminhões fornecendo água para todo o município e indo buscar a água em açudes do município de Santaluz”.
ASCOM/PMV // Extraído do Sisal News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.