TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 20 de março de 2014

177 anos de EMANCIPAÇÃO POLITICA DE TUCANO

Tucano (Bahia)
Fundação
21 de março de 1837

Prefeito(a)
Igor Moreira Nunes
Estado Bahia
Nordeste Baiano
Microrregião Euclides da Cunha

Municípios limítrofes:
Araci, Nova Soure, Cipó, Ribeira do Pombal, Quinjinque
Distância até a capital 245 km
Características geográficas
Área 2.801,292 km²
População 52.734 hab. est. 2012
Densidade 19,3 hab./km²

Clima Quente e Seco
Tucano, cujo nome tem origem bastante discutível; para uns o nome originou-se de uma aldeia de índios "tucanos", porém contestada, uma vez que os índios tucanos, ocupavam o noroeste da Amazônia; para outros, o nome é oriundo das aves da família dos Ranfastídeos caracterizados pelo bico curvalíneo e acentuado e que abundavam nas suas matas (hoje extintas).

O município foi criado pela Lei nº. 51 de 23 de março de 1837, está situado na região nordeste do Estado da Bahia, com área territorial de 2.436 Km², conta com uma população de mais de 54.000 habitantes.

Economia
Economicamente o município sobrevive da agricultura (feijão e milho), pecuária (bovinos, ouvinos e caprinos), turismo, sendo seu ponto principal a Estância Hidromineral de Caldas do Jorro, cujo potencial turístico é um dos fortes atrativos o desenvolvimento da região. Outras atrações para muitos turistas que visitam Tucano é passar no Buraco do Vento, belíssimas formações rochosas, esculpida pela própria natureza. Tem ainda a Cachoeira do Inferno, formações rochosas, tipo quênio, com queda d'água, esculpida também pela própria natureza, de muita beleza. A feira de Tucano não deve ficar de fora do roteiro; ela acontece nos sábados, e como as feiras nas cidades do sertão são bem interessantes, o visitante encontra uma serie de novidades e em um rápido passeio pode perceber-se a autentica geografia humana da região.

Tucano tem ainda vocação econômica voltada para a manufatura artesanal, sendo o Povoado de Tracupá um pólo de artesões de artefatos de couro, nas confecções de carteiras, bolsas, ponchetes, cintos, roupas, bonés etc; cuja produção exporta-se para os estados de São Paulo, Paraná, Brasília, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Ceará. Pratica-se também o artesanato de palha, fibras, cipó, madeira, cerâmica etc.
Festividades
Como outras cidades, Tucano também tem comemorações; como por exemplo: Semana Santa, com Procissão do Senhor Morto; O Natal, culminando com a Missa do Galo; o São João com fogueiras e fogos de artifício, animado por sanfoneiros e bandas de forró em Caldas do Jorro; festa da Padroeira Nossa Senhora Santana, encerrada com a Procissão, Festival de Chopp e a Micareta; festa da Independência da Bahia, realizada na Rua 2 de Julho; festa da Independência do Brasil, realizada na Rua 7 de setembro; no interior do município realiza-se ainda as festas de Santo Antonio (13 de junho) no povoado de Creguenhem; São Pedro (29 de junho) nos povoados de Poço Redondo e Olhos D'água; aniversário de Tucano (21 de março) e Jorro (4 de dezembro) realizada em ambas as localidades citadas; Vaquejadas: Parque José Valdir de Santana (agosto), Parque Sol Posto (setembro) e povoado de Tracupá (outubro). Sua população estimada em 2004 era de 53.170 habitantes.
 
Caldas do Jorro um conhecido destino turístico estância hidromineral, cujo potencial turístico é um dos fortes atrativos para o desenvolvimento da região. Localizada no Município de Tucano no estado da Bahia suas águas são conhecidas pelo valor medicinal que gera significativo fluxo turístico.

Despontando limpa, abundante, com grande pressão e desprendimento de gases espontâneos, dissolvidos no volume de água termal e com temperatura que chega a 48º centígrados suas águas emergem de uma profundidade de 1.861,42 metros.

Propriedades Terapêuticas
Os análises físico-químicos foram iniciados no local do poço com transporte de amostra para a sede do L.P.M., em cuja seção de Hidrografia do Ministério das Minas e Energia, foi completado a análise química pelo Químico Tecnologista H. A. SPINELLI, sob o nº. 22.582, de 15/12/65, nada revelando além dos elementos já dosados e pesquisados.Com propriedades terapêuticas já bastante conhecida e comprovadas, as águas de Caldas do Jorro, tem grande poder curativo e são indicadas no caso de doenças alérgicas, dermatoses reumáticas, gastro intestinais, dispepsias, gastrites, colites, prisão de ventre, doenças do fígado e dos rins, manifestações úricas, acne - furunculose e parasitosas da pele. Afirma-se que é a melhor fonte de água do Brasil e comparável às melhores do mundo, tal como Vichy, na França, cuja temperatura é de apenas 36º centígrados.

Lazer em Caldas do Jorro
Caldas do Jorro conta com lindas praças, Parque das Águas com instalações de banho termal a uma temperatura de 48ºc, duas piscinas com tuboàgua, quadras, churrasqueira, camping, Jvasta área verde com frutíferas, quadra poli esportiva, campo de futebol etc.

Dica
Alem de água curativa, Jorro oferece atrativos exóticos para o visitante que pretender fazer turismo sertanejo na região. Uma alternativa é conhecer a medicina da Floresta Macedo, com 23 tipos de raízes, cascas e folhas. Vale a pena entrar no pequeno Box do seu Valdivino José de Macedo, que explica com muito bom humor qual a utilidade de cada erva e infusão que vende.
 
Existem também vários bares e restaurantes ao redor da Praça Ana Oliveira, onde estão as bicas de água termal. Lá, você pode deliciar-se com a culinária da região, baseada principalmente no bode e carneiro assados, ensopados, carne assada na brasa e buchada.

Dicas de Hospedagem
A localidade dispõe de uma infra-estrutura hoteleira que vai desde pensões até hotéis segundo classificação da Embratur. No geral são hospedagens confortáveis que servem uma boa comida. Nada de luxo, mas tudo com muito conforto. Muitos hotéis e pousadas estão em volta da praça principal e arredores da Estância.

Destacam-se:
  • A Pousada do Jorro, categoria três estrelas, com 38 apartamentos, piscina, auditório, salão de jogos, estacionamento, charretes..., construído numa área verde de 6.000m², possui também águas termais com 48ºc, onde você encontra saúde e lazer.
  • Caldas Palace Hotel, categoria três estrelas, com 39 apartamentos, 7 suítes, 28 quartos, estacionamento, dotado de muita área verde, piscinas, bar, salão de jogos, auditório, charretes, parque infantil etc.
Outras opções de hospedagem são:
  • O Jorro Plaza Hotel, categoria duas estrelas, com 25 apartamentos com ar, tv, piscina etc. Grande hotel Santo Antônio, com 28 apartamentos, piscina etc.
  • Hotel Morada do Sol
  • Hotel São José
  • Jorro Hotel
  • Hotel Bela Vista
    A farra pode continuar no distrito de Jorrinho, outro point dos habitantes de varias cidades circunvizinhas, que também atrai pelos bares, restaurantes e banho nas bicas de águas termais.

    A grande atração é o seu bico
    O Tucano é famoso por ter um bico enorme e por ser uma ave maravilhosa que encanta adultos e crianças. Ele é inquieto e seu enorme bico intimida outros animais e atrai o seu parceiro sexual.

    Não pense que o bico é pesado! Não é, não! Ele é formado de tecido ósseo esponjoso tornando o bico leve e não criando problemas para o seu equilíbrio.

    Mas o que ele gosta mesmo é de se banhar na chuva. Também adora pular de árvore em árvore para conseguir alimento e abrigo para descansar ou se reproduzir.

    Sabe como ele dorme? A posição é muito curiosa: os tucanos elevam a cauda até que cubra a sua cabeça, a qual é mantida virada para as costas. Assim, ele pode descansar o seu bico!

    Os Tucanos pertencem ao gênero Ramphastos e compreendem 41 espécies diferentes que vivem nas florestas da América do Sul, em especial no Brasil. Além da Amazônia habitam também as áreas tropicais da América, incluindo o México.

    Estas aves alimentam-se basicamente de frutos e sementes, porém o tucano chega a se alimentar de insetos e filhotes de outras aves, caso lhe falte alimento.

    É com o bico, também, que o Tucano captura pequenos lagartos e lagartixas para complementar a sua alimentação.

    É através do bico que se diferencia o macho da fêmea: o do macho é menos curvo com a parte superior terminando de modo menos brusco. É também mais estreito e mais comprido.

    Os Tucanos devem tomar bastante sol, pois são sensíveis ao frio úmido. Estas aves em cativeiro são muito difíceis de alimentar.

    Uma curiosidade: os tucanos têm dois dedos para frente e dois para trás, facilitando assim a aderência nos galhos. Para a reprodução usam o oco das árvores e até ninhos abandonados de pica-pau.

    A postura é de dois a quatro ovos que são incubados pelo casal durante 16 dias. As crias permanecem no ninho durante sete semanas e são principalmente alimentadas por sumo de frutas e insetos que lhes são dados pelos pais. Costuma criar os filhotes nos buracos das árvores altas. Eles nascem cegos e abandonam o ninho com quase um mês de idade.

    Tucanuçu ou Tucano toco
    É o maior representante da família Ramphastidae. Vive nas florestas ciliares e nos cerrados existentes entre o norte da América do Sul e a Amazônia e também no Pantanal Mato-grossense.

    Sua plumagem é essencialmente negra no corpo, branca no papo e amarela no bico, com tons puxando para o vermelho. É o maior dos tucanos e o único que não vive unicamente na mata. Pesa cerca de 540 g e mede por volta de 56 cm.

    É uma espécie onívora, se alimentando de animais e de vegetais. Come principalmente frutas, insetos, ovos de outras aves e os filhotes destas.

    Os tucanos são facilmente domesticáveis quando filhotes. Na floresta eles defendem seu território ferozmente.

    LENDA
    Os indígenas acreditam que quando um bando barulhento de tucanos se junta é porque vai chover. Eles apreciam a plumagem brilhante desta ave e o gosto de sua carne.

    Esta ave tem origem nas florestas tropicais da América do Sul, sobretudo na Amazônia. No entanto, é possível encontrá-lo num vasto território, que vai até ao Norte da Argentina.
    Belíssima ave, com um bico único no mundo, grande e colorido, ganhou.
    Por: TucanoBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.