TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dia do Trabalho em Riachão do Jacuípe é marcado por muita festa e protestos

O foco todo ano, tem sido a cobrança das reivindicações feitas pelo sindicato, mas, este o que se viu foi a polarização de vaias e aplausos entre correligionários do ex-prefeito Laurinho e da atual prefeita Tânia. 
1º de maio em riachão do jacuípe - foto- Raimundo Mascarenhas
A festa em homenagem ao trabalhador em Riachão do Jacuípe, está próximo de completar 30 anos, e com essa tradição, já se consolidou como  a maior de todo território do Jacuípe e Sisal e uma das maiores do estado da Bahia, a realização é por conta do Sindicato do Trabalhadores Rurais do Município. O evento reuniu na manhã e início da tarde desta quinta-feira, 1º cerca de cinco mil pessoas, a grande maioria de trabalhadores rurais, segundo estimativa da coordenação.

1º de maio em riachão do jacuípe - foto3- Raimundo Mascarenhas
Os trabalhadores chegaram em caravana a partir das 08h e se concentraram  na frente do Sindicato onde havia um trio elétrico que por volta das 09h30 saiu em direção a Praça Nossa Senhora da Conceição, no trajeto os trabalhadores cantavam e dançavam até a frente da Igreja matriz onde estacionou e serviu de palanque para as reivindicações que tradicionalmente são feitas a cada ano e discursos de políticos ligados ao Partido Comunista do Brasil – PCdoB.
1º de maio em riachão do jacuípe - foto2- Raimundo Mascarenhas
Mas a festa do trabalhador em Riachão do Jacuípe sempre foi marcada pela rivalidade politica municipal, nesta de hoje, a prefeita Tânia Matos promoveu um café da manhã em um restaurante próximo ao local de desembarque das caravanas, e, como não podia ser diferente o clima chamou a atenção, pois centenas de correligionários da prefeita aproveitaram um carro de som, e já na saída do trio iniciaram uma festa paralela, fato percebido pelo diretor do Sindicato Teodomiro Paulo que pediu que fosse retirado o carro de som do meio do povo, sob ameaça de não prosseguir a festa do sindicato. O pedido foi aceito sem nenhuma resistência, mas a mobilização de apoio à prefeita continuou ao som do trio elétrico, isto porque no meio da multidão estava o ex-prefeito Lauro Falcão, vereadores  e outras lideranças que contaram com uma militância que empunhando cartazes demonstravam a insatisfação com a administração da prefeita, fato que “roubou” a cena, o duelo grupo de Laurinho e grupo de Tânia ficou acirrado, principalmente quando o trio parou em frente a igreja. Bastava um orador mencionar o nome de um ou outro politico para a vaia ser entoada.
Laurinho e seu grupo ficou ao lado esquerdo do trio, enquanto a prefeita Tânia tocando pandeiro caiu na dança com os correligionários.
Laurinho e seu grupo ficou ao lado esquerdo do trio, enquanto a prefeita Tânia tocando pandeiro caiu na dança com os correligionários.

O Sindicato costuma convidar os políticos para “dar seu recado” e parabenizar os trabalhadores, mas este ano os políticos da cidade, mesmo a prefeitura tendo apoiado a realização a prefeita Tânia Matos ficou no meio do povo, e  foi obrigada a ouvir dos correligionários do ex-prefeito Laurinho “ fora Tânia”, mas a prefeita estava cercada de seguidores que também não ficavam por baixo, vaiava o grupo do ex-prefeito.
A equipe da prefeita Tânia organizou várias faixas e colocou em pontos estratégicos da cidade, enquanto o grupo de oposição levou cartazes para o meio da multidão.
A equipe da prefeita Tânia organizou várias faixas e colocou em pontos estratégicos da cidade, enquanto o grupo de oposição levou cartazes para o meio da multidão.

A situação chegou a preocupar, pois alguns militantes com nervos a flor da pele por pouco não saíram em vias de fato, quando o presidente do Sindicato Renivaldo Miranda deu por encerrada as atividades com uso do trio elétrico, já que a festa do trabalhador seguia em um palco montado no jardim em frente a igreja, os militantes continuaram o “bate boca” e foi preciso a intervenção do policia militar para se colocar como divisória de um grupo do outro.
laurinho-e-valfredo
Valfredo (camisa branca) preferiu não alimentar as provocações.

Se as provocações já estavam em clima de tensão, piorou quando alguns militantes se aproximaram de Lauro Falcão pegaram o ex-prefeito colocaram nos ombros para o delírio de centenas de seguidores. O mesmo o grupo de Tânia tentou fazer, alguns militantes se dirigiram para levantar nos ombros o filho da prefeita Tânia Matos, o Valfredo Junior, que exerce a função de secretario de administração, mas o mesmo pediu aos militantes que não revidasse.

“Em vez de vim comemorar a festa do trabalhador e ouvir suas reivindicações, a gente viu foi uma disputa besta pelo poder dos políticos, as eleições que vêm são para deputado e não para prefeito, mas esse povo entra ano e sai ano desse jeito”, a festa é bonita mas ficou feia por conta dessa rivalidade politica”, protestou José Luiz Carneiro,  morador da região de Barreiros.

Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas

Um comentário:

  1. Enquanto o sindicato de ichu só faz jogo de bola margarida com seu cargo ciana com seus compromisos o trabalhador rural de ichu vai pasar muito bem

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.